PIBID/UNESP Forma(A)Ação de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Exatas e da Natureza

Autores

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (ed)
https://orcid.org/0000-0003-4585-4088
Maria José da Silva Fernandes (ed)
https://orcid.org/0000-0002-3959-6177
Maria Raquel Miotto Morelatti (ed)
https://orcid.org/0000-0001-5712-3237

Palavras-chave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil), Professores – Formação, Ciências exatas, Biologia

Sinopse

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) encontrou na UNESP um porto seguro. Comprometida com a licenciatura, a universidade desenvolve ações próprias na área da educação, como o Programa Núcleo de Ensino, que lhe credenciavam a fortalecer seus laços com a educação básica por meio do PIBID. Assim aconteceu. Desde sua participação no primeiro Edital Capes de 2009, a UNESP veio consolidando sua inserção no PIBID, atingindo seu ápice, com o Edital Capes de 2013, com a participação de todas as licenciaturas da universidade.
Os resultados do PIBID/UNESP foram significativos na parceria com as escolas públicas da educação básica e na formação inicial de professores, tão grande que ainda teremos muito a socializar, além das três obras que compõem a coletânea “PIBID/UNESP – FORMA(A)AÇÃO DE PROFESSORES”.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes1.jpg    Prograd_1.png

Base de Dados:

    

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Guadelupe de Lima Mendonça

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Didática, UNESP/Marília. Coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UNESP/Marília. É líder do Grupo de Pesquisa Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural. Coordenadora Institucional do PIBID/UNESP.

Maria José da Silva Fernandes

Licenciada em Geografia, com especialização em Ensino de Geografia. Doutora e mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista da UNESP/Araraquara. Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente, suas relações com o universo escolar e a sociedade. Foi Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBI/UNESP.

Julio Cesar Torres

Graduado em Administração Pública e licenciado em Pedagogia, com especialização em Educação Inclusiva. Doutor e mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista da UNESP/Araraquara. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, UNESP/São José do Rio Preto, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília. líder do Grupo de Pesquisa História e Política Educacional Brasileira. Foi Coordenador de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNESP

Maria Raquel Miotto Morelatti

É doutora em Educação/PUC/SP e mestre em Matemática/UFSCar. É professora do Departamento de Matemática e Computação e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), UNESP, Campus de Presidente Prudente. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2014/2016) e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNESP (2016/2018). É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores” e vice-líder do Grupo de Pesquisa “Práticas Colaborativas em Educação Matemática”. Atualmente é Coordenadora do Projeto LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REDE: UNESP/UFAM e UNIVERSIDADE DO MINHO, do Programa Licenciaturas Internacionais/PLI Portugal/CAPES.

Agda Eunice Souza

Licenciada em Física e em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente, mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP, Câmpus de Presidente Prudente. Atualmente é Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Física da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente.

Alexandre de Oliveira Legendre

Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade de São Paulo, Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutor em Química Inorgânica pela UNESP, Câmpus de Araraquara e pós-doutor em Química Inorgância pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química e docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP, Câmpus de Bauru.

Aline Veríssimo Ferreira

Possui graduação em Ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e atualmente é mestranda em Educação Ambiental junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da UNESP, Câmpus de Bauru.

Amadeu Moura Bego

Licenciado em Química e mestre em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Araraquara, doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, com pós-doutorado em
Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica no Instituto de Química da UNESP, Câmpus Araraquara. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara), professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UNESP e Supervisor Pedagógico do projeto de extensão Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA). Em 2016 recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores.

Amanda Lopes Santiago

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Amanda Volpatto Forte

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Ana Paula Cordella Martins

Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Botucatu.

Andressa Fazioni de Oliveira

Licencianda em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente.

Bárbara de Freitas Silva Loures

Licencianda em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Araraquara.

Bernadete Benetti

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Guarulhos . É mestre em Educação e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professora do Departamento de Educação da UNESP, Câmpus de Rio Claro e integra o Grupo de Pesquisa GP FORME - Formação do Educador.

Brenda Carolina Estevam

Licencianda em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus São José do Rio Preto.

Brunna de Oliveira Longhi

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Celso Xavier Cardoso

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestre e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Física da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente e orientador no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física em rede SBF/CAPES

Dyegho Mota Bianche

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto. Professor da rede privada de ensino de São José do Rio Preto.

Eliane Maria Vani Ortega

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente, mestre em Educação pela UNESP, Câmpus de Marília e doutora em Educação pela USP/SP. É Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Educação da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente. Atuou como professora de Matemática nos níveis fundamental e médio, particular e público, durante 14 anos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente.

Eloi Feitosa

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Física Teórica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , doutor em Físico-Química pela USP. Realizou estágio sanduíche na Tulane University, New Orleans, EUA e três pós-doutorados em Físico-Química pelas Universidades de Uppsala e Lund, ambas na Suécia. É Professor Adjunto III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto e coordena o Grupo Física de Colóides, atuando na área de físico-química de sistemas colóidais e de interfaces e coordena o Grupo de Ensino Física Animada, que estuda o ensino de Física com uso de tecnologias digitais.

Emília de Mendonça Rosa Marques

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Matemática e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora junto ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Tecnologia Educacional.

Ermínia de Lourdes Campello Fanti

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado
em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP). Atualmente é Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Eugenio Maria de França Ramos

Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) e Doutor em Educação (Didática) pela USP. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Rio Claro.

Fabiane Mondini

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Erechim, especialista em Educação (URI), mestre e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-Câmpus de Rio Claro. Atualmente é Professora Assistente doutora junto ao Departamento de Matemática da UNESP, Câmpus de Guaratinguetá. É membro dos grupos de pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM) da
UNESP, Câmpus de Rio Claro; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM), da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf ), da UTFPR, Câmpus de Curitiba - PR.

Felipe Pinto Simão

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Assis, mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Marília, na área de concentração sobre Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP), da UNESP/Assis.

Fernanda Cátia Bozelli

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru, Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus de Bauru. Professora Assistente Doutora do Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Câmpus de Bauru. Atualmente é
coordenadora do Curso de Licenciatura em Física da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira, coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI) CAPES - França entre a UNESP e a Université Pierre et Marie Curie, Paris e coordenadora institucional do Programa LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - da CAPES.

Gabriela Barbosa da Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente. É professora de Matemática e de Física da Rede Estadual do Estado de São Paulo, no
município de Presidente Prudente.

Igor Noll Guagnoni

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto e atualmente cursando o bacharelado na mesma instituição.

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Educação Matemática pela UNESP, Câmpus de Rio Claro. Atualmente é professor assistente doutor junto ao Departamento de Matemática d UNESP, Câmpus de Ilha Solteira Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na UNESP (Interunidades): Ilha Solteira,
Jaboticabal e São José do Rio Preto.

Jackson Gois

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia), mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) e Doutor em Educação pela USP. É Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Jandira Liria Biscalquini Talamoni

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru e orienta no programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru.

Jéssica Aparecida da Silva

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus São José do Rio Preto.

João Carvalho Dias

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Assis, mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, na área de concentração sobre Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP), da UNESP/Assis e integrou, no ano de 2017, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE).

João Paulo Bergamim

Licenciado em Física e bacharel em Física Médica pela UNICAMP. Professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, no município de São José do Rio Preto.

José Ricardo de Rezende Zeni

Professor junto ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Guaratinguetá. Livre Docente em Matemática e Doutor em Física ambos pela UNICAMP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Métodos Matemáticos da Física.

Júdia Suelen Alves Pereira

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente. Atua como monitora voluntária do Centro de Ciências, Astronomia da FCT/UNESP e integrante da
Equipe Brincando com a Física.

Juliana Delucia

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus São José do Rio Preto. Mestranda junto ao Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu
Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), na linha de pesquisa de Ensino de Ciências.

Larissa Vendramini da Silva

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Araraquara e mestranda do programa Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus
Bauru. Atualmente pesquisa educação inclusiva, com ênfase no Ensino de Química para Deficientes Visuais.

Leticia França de Almeida

Licencianda em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente.

Ligia de Oliveira Ruggiero

Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e Doutora em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru.

Luciana Capelli de Souza

Licencianda em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru.

Maria de Lourdes Spazziani

Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutoramento em Educação Ambiental pela ESALQ/USP. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Botucatu, e credenciada no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciência, da UNESP, Câmpus de Bauru.

Matheus Martins da Silva

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus São José do Rio Preto e mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação “Ensino e Processos Formativos” da
UNESP, Câmpus São José do Rio Preto.

Michaela Freitas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus Jaboticabal, nas modalidades de licenciatura e bacharelado. Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. Atualmente é professora na Educação Básica do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Moacir Pereira Souza Filho

Possui graduação em Física (Licenciatura) e em Tecnologia dos Sistemas Elétricos - Modalidade Eletrônica, mestre e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru. Professor Assistente Doutor do Departamento Física e docente credenciado junto ao Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, no Programa de Pós-Graduação em Educação para a
Ciência da UNESP, Câmpus de Bauru e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado do Instituto de Física da UFMS, Campo Grande, MS.

Nijima Novello Rumenos

Graduada no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Realizou estudos na Universidade de Évora, Portugal, na
área de Ensino e Educação em Ciências, no Programa de Intercâmbio Empreendedorismo da USP. É mestre em Educação, linha de pesquisa: Educação Ambiental, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP), Câmpus de Rio Claro e doutoranda junto ao Programa Pós-graduação em Educação para a Ciência, da UNESP, Câmpus de Bauru. Participa dos grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA/FAPESP e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização - GEPEAS da UNESP.

Noelle Diniz Ribas

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Jaboticabal. Atualmente cursa Engenharia Agronômica na UNESP, Câmpus de Jaboticabal e realiza estágio na área de Fisiologia do Estresse em plantas cultivadas.

Priscilla Bernardes Aires Pedrosa

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Nove de Julho. Atualmente cursando Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e cursando Pós-
Graduação em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. É membro do NUPE - Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão do IBILCE/UNESP.

Raissa Alonso Dutra

Cursa graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto.

Raquel Lazzari Leite Barbosa

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Educação Pela PUC-SP, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre-docência
em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Assis. Professora adjunta junto a Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Câmpus de Assis e professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Câmpus de Marília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da UNESP, Câmpus de Assis.

Rita de Cássia Pavan Lamas

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), mestrado em Matemática pela USP/São Carlos e doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. Atualmente é Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto. É líder do grupo de pesquisa “Ensino de Matemática”

Rodolfo Kasuyoshi Kohori

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Oeste Paulista (1982) e em Licenciatura Plena em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz. É mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista em Homeopatia e
ensino em Química. Atualmente é professor efetivo das disciplinas Física e Química da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professor no Centro Universitário de Adamantina e professor de Homeopatia, Fitoterapia e Saúde e Meio Ambiente no Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI).

Romário Oliveira

Licenciado em Ciências Biológicas e atualmente cursando o Bacharelado no Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Botucatu.

Rosa Maria Fernandes Scalvi

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru, mestre em Física Aplicada e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É professora assistente doutora junto ao departamento de Física da UNESP, Câmpus de Bauru. Atuou na área de ensino de astronomia, implantando o Observatório de Astronomia da UNESP, no ano de 2009, tendo coordenado o mesmo até o ano de 2015.

Rosa Monteiro Paulo

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Rio Claro. Atualmente é Professora do Departamento de  Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP e credenciada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Câmpus de Rio Claro. É pesquisadora do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, pesquisadora e vice coordenadora do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática, vinculado a UNESP/Rio Claro, com projeto cadastrado e aprovado pelo CNPq.

Rosemara Lopes

Licenciada em Pedagogia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto, mestre e doutora em Educação pela UNESP, Câmpus de Presidente Prudente. Atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, vinculada à Linha de Pesquisa Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Rosemary Rodrigues de Oliveira

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru, mestre e doutora em Educação para a Ciência pela UNESP, Câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da UNESP, Câmpus Jaboticabal e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).
É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Equipe de Educação em Física “Susana Lehrer de Souza Barros” (CNPq).

Sergio Antonio Marques Lima

Possui graduação e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Araraquara. Foi pesquisador associado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Visitor Scholar na University of Southern California - USC- junto ao Departamento de Química e Research Fellow na University of Birmingham, UK. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química e Bioquímica da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente.

Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani

Possui graduação em Química pela Faculdade Auxilium de Lins, graduação em Ciências pela Universidade do Sagrado Coração, graduação em Pedagogia - Hab. em Magistério de Segundo Grau pela Universidade de Franca e graduação em Pedagogia - Hab. em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos de Queiroz. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Educação para a Ciência, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Bauru e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Educação e professora orientadora do Programa do Programa em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus de Bauru.

Silvia Regina Vieira da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP, Câmpus de São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP, Câmpus de Rio Claro. É Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Matemática da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM.

Vania Fernandes Bonfim

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente e professora da rede pública de ensino do Estado do Mato Grosso do Sul – MS.

Vera Aparecida de Oliveira Tiera

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Química (Físico Química) pela USP. Realizou Pós doutorado na Faculdade de Farmácia da Université de Montreal - Canada. Atualmente é Professora Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto e professora orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Química.

Publicado

August 22, 2018

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-961-0

Date of first publication (11)

2018

Dimensões físicas

160mm x 230mm x 12mm

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-85-7983-962-7

Date of first publication (11)

2018

Dimensões físicas

160mm x 230mm x 15mm