Encuentro con las Ciencias Cognitivas - volumen 3

Autores/as

Maria Eunice Quilici Gonzalez (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
Maria Candida Soares Del-Masso (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.
http://orcid.org/0000-0003-2573-437X
José Roberto Castilho Piqueira (ed)
Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle, Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle.
https://orcid.org/0000-0003-0153-6686

Palabras clave:

Cognição - conhecimento, Epistemologia

Sinopsis

O presente volume 3 ele Encontro com as Ciências Cognitivas reúne trabalhos apresentados no TTJ EBICC (Encontro Brasileiro­Internacional ele Ciências Cognitivas) realizado em Abril ele 1998, na UNICAMP, e também textos apresentados no Colóquio Michel Debnm, sobre Auto-organização, promovido pelo CLF/lJNJCAMP (Centro de Lógica e Epistemologia) e UNESP/Marília no período de 1999 a 2001.
A coletânea tem corno eixo central investigações sobre os processos cognitivos e informacionais desenvolvidos pelos organismos e máquinas. Um aspecto inovador da obra consiste em que tais investigações são realizadas a partir de uma perspectiva Interdisciplinar que envolve a filosofia, a neurociência, a computação, a engenharia, a biologia, a música e a psicologia, entre outras. Os textos estão classificados em seis seções.

Selo Editorial:

 Unesp_Marília_Publcações2.jpg       Logo_e-book_-_Cultura_academica5.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eunice Quilici Gonzalez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex (1989) Inglaterra. Atualmente é professora adjunta (livre docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação e da Tecnologia, Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização, autonomia e informação, sistemas complexos, big data e a dinâmica de desenvolvimento da opinião.

Maria Candida Soares Del-Masso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.

Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social, da Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP (1980). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Aconselhamento em Reabilitação pela Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru/SP (1981). Curso-técnico-profissionalizante em Supervisor de Segurança do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO (1981). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Avaliação Profissional pela Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru/SP (1982). Master of Science - Rehabilitation Administration Services Program - Rehabilitation Institute - Southern Illinois University at Carbondale - USA (1984). Mestrado em Educação Especial - Educação do Indivíduo Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP (1993). Especialização em Logoterapia Aplicada à Educação pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (1998). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/SP (2000). Diretora da FFC ? Unesp campus de Marília/SP (2003-2004). Vice-Diretora da FFC ? Unesp campus de Marília/SP (2004-2008). Assessora da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (2009-2012). Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade UNATI Núcleo Local de Marília/SP (1995-2011). Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade UNATI Núcleo Central PROEX  Unesp (2005-2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/CNPq desde 1995). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (CEPIS/UNESP). Coordenadora do Projeto Livraria Unesp Móvel - Fundação Editora da UNESP (2013 - 2016). Diretora de Difusão Editora da Associação Brasileira de Editoras Universitária (ABEU) - gestão 2013-2015. Diretora Financeira da Associação Brasileira de Editoras Universitária (ABEU) - gestão 2015-2017. Docente Aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)  campus de Marília, Departamento de Educação Especial.Coordenadora Editorial do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) Unesp (Fevereiro/2017 a Dezembro/2018). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede - PROEF da FCT - Unesp campus de Presidente Prudente (início em março 2018). Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF (início em março 2018). Coordenadora Editorial do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP³ (Início dezembro/2018 até a presente data) Temas de estudo/atuação: Educação e Educação Especial, Reabilitação Profissional, Profissionalização de Pessoas com Deficiência, Empregado Apoiado. Formação de Professores para Educação Especial e Inclusiva. Envelhecimento Humano. Metodologia da Pesquisa Científica. Educação a Distância

José Roberto Castilho Piqueira, Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle, Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular (Concurso Público em 1999) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual foi Vice-Diretor (03/2010 a 02/2014) e Diretor (03/2014 a 03/2018), tem 151 artigos indexados no site Scopus (1102 citações, h=17), orientou 25 mestrados, 27 doutorados e supervisionou 12 pós-doutorados. Participa dos corpos editoriais dos periódicos: Journal of Electrical and Computer Engineering (Hindawi - Editor Associado) e Journal of Taibah University for Science(Elsevier - Editor de Matemática Aplicada). É membro do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) desde Março de 2012 (três gestões), tendo sido seu presidente entre 2016 e 2019 e reconduzido à presidência para o período de 2020 a 2024. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Automática entre 2012 e 2014. É membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) desde 2017 (duas gestões); membro efetivo e coordenador do comitê de inovação da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos

Carmen Beatriz Milidoni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Filosofia.

Possui graduação em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata(1968) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas(1993). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:modelos, metáforas, neurônio, quantidade, aparelho psíquico e descoberta.

Marcos Barbosa de Oliveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (1970). Doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Londres (1981). Livre-docente pela USP (1997). Estágios de pesquisa no exterior nas Universidades de Essex (janeiro a março de 1987), de Bristol (outubro a dezembro de 1994) e na New School for Social Research (setembro a dezembro de 1999). Professor Associado da Faculdade de Educação da USP, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação,até a aposentadoria, em agosto de 2014. A partir do mesmo ano, Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da FFLCH-USP. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa "Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia" do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro da Associação Filosófica Scientiae Studia.

Alfredo Pereira Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou Pós-Doutorado em Ciências do Cérebro e da Cognição no Massachusetts Institute of Technology (1996-98). Livre-Docente, Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente credenciado e orientador de mestrado e doutorado nos programas de Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina, UNESP-Botucatu; 1998 até 2018) e Filosofia (Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP-Marília; 1998-atual). Cientista Visitante no KEY Institute for Mind-Brain Research, vinculado à Universidade de Zurique (2012), Pesquisador Visitante no Departamento de Psicologia da Universidade de Copenhagen (2012), Departamento de Ciências dos Fármacos da Universidade de Pavia (2015) e Departamento de Psicologia da Universidade de Londres (2019). Foi coordenador de Tarefa no Projeto Temático/FAPESP "Sistêmica, Auto-Organização e Informação", vinculado ao Centro de Lógica e Epistemologia da Universidade de Campinas (2011-2016). Tem experiência nas áreas de Ontologia, Epistemologia, Psicologia Fisiológica (Neurociência Cognitiva e Afetiva) e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Monismo de Triplo Aspecto, Mente e Cérebro, Consciência Humana, Interações Neuro-Astrocitárias, Filosofia das Ciências da Vida e da Saúde. 

Romeu Cardoso Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Geral.

Romeu Cardoso Guimarães é nascido em Belo Horizonte (1943) e graduado Médico (1965) pela Faculdade de Medicina da Univ. Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). 
Foi docente de Anatomia Patológica na FM-UFMG de 1966 a 1975, com Doutorado em 1970 e Pós-Doutorado em Biologia Molecular (1971-1973) nos EUA, Univ. de Connecticut (Storrs) e do Texas (Austin). Tornou-se docente de Genética no Inst. de Biociências da Univ. Estadual Paulista em Botucatu (IB-UNESP) de 1976 a 1993, com Livre-Docência (1978) e Prof. Titular (1987), e estágios nas Univ. de Kent (Canterbury, Inglaterra, 1981-1982, Trypanosoma cruzi), do Texas (Austin, 1982, Evolução Molecular) e Livre de Berlim (Alemanha, 1987-1988), e no Inst. Weizmann (Israel, 1989). Tornou-se docente de Evolução no Inst. de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG (1993-2008) e Pesquisador do Grupo ´Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular´ (LBEM, ICB-UFMG) desde então. Participa do Grupo de Auto-organização do Centro de Lógica e Epistemologia da UNICAMP (Campinas-SP) desde 1990.
Permanece com dedicação parcial em pesquisa na área médica (Hepatologia, Genética) mas desenvolve a linha principal em Origem da Vida, Formação do Código Genético e Evolução de Redes Biológicas. É Membro Associado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1978), recebeu o título de Filho Ilustre de Belo Horizonte (1997) da Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais e é Membro Titular da Academia Mineira de Medicina (2000). Desenvolveu o Conceito Sistêmico do Gene em 1992, descreveu a Redução dos Polimorfismos Protéicos na Evolução Animal em 2008, e desenvolveu o Modelo Auto-Referente para a Formação do Código Genético em 2008. Iniciou em 2010 o programa de Bolsas Apadrinhamento, administradas pela Fundação Universitária Mendes Pimentel - UFMG, e em 2014 o prêmio com seu nome, administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética do ICB-UFMG.

Carla Laino Cândido, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Pediatria.

Graduada em Psicologia (PUC-/SP),especialista em Transtornos Borderline (UNIFESP) e em Yoga (FAIPE), mestre em Psicologia Clinica (UnB) e doutora em Neurociências e Comportamento (USP). Pós-doutorado na área de Filosofia da Mente (Ufscar). Percurso na área acadêmica (graduação e pós-graduação) e clínica (presencial/online).Atua no curso de especializacao em Psicologia da Infancia (UNIFESP). Pesquisa temas interdisciplinares relacionados às possibilidades de articulação entre a Psicologia, Filosofia, Neurociências. Atualmente desenvolve pesquisa sobre possibilidades de atendimento psicoterápico à distância. 

Roberto Britto Sassi, McMaster University, Department of Psychiatry and Behavioural Neurosciences, Mood Disorders Program.

Dr. Roberto Sassi é Professor Assistente no Departamento de Psiquiatria e Neurociências do Comportamento na McMaster University, Canada, e é psiquiatra no Programa de Transtornos do Humor do St. Josephs Healthcare Hospital, Hamilton, Canadá. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, Dr. Sassi completou a residência em psiquiatria geral pela Universidade de São Paulo, e também pelo Massachusetts General Hospital / McLean Hospital, Harvard University, com especialidade em psiquiatria da infância e adolescência. Dr. Sassi completou seu doutorado pela Universidade de São Paulo, com treinamento em pesquisa também pelo Western Psychiatric Institute and Clinic em Pittsburgh, EUA, onde desenvolveu projetos em neuroimagem em pacientes com transtorno bipolar do humor. Antes de juntar-se ao corpo acadêmico da McMaster University, ele também foi Professor Assistente na University of Miami Miller School of Medicine em Miami, EUA. Interesses de pesquisa clínica incluem (1) entender os mecanismos neurobiológicos nos transtornos do humor em crianças, adolescentes e adultos jovens, e possíveis intervenções nessa população; e (2) a transmissão de risco para psicopatologia em multi-gerações, com foco na interface entre fatores genéticos e ambientais. 

Edison de Jesus Manoel, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte da USP, Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano.

Possui Graduação (1980) e Mestrado (1989) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialização em Técnica Esportiva - Atletismo pela Universidade de São Paulo (1983), Doutorado em Psicologia pela University of Sheffield (1993), Grã Bretanha e Livre Docência em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998). Foi Professor Visitante no Departamento de Psicologia da Universidade de Lancaster, Reino Unido. É Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo onde é um dos líderes do Grupo de Estudo Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora GEDAIM. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Neurociência e Comportamento, além de atuar na avaliação da Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Seus temas de principal interesse são: Estudos sobre o desenvolvimento da ação e do contexto do desenvolvimento humano, Cognição Encarnada e Desenvolvimento da educação física para crianças. Foi Pesquisador Sênior na área de Neurociências e Ciências Cognitivas (2014-2016) para a pesquisa sobre Escolas Ativas no Brasil dentro do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (PNUD), continua como pesquisador do PNUD para desenvolvimento de Escolas Ativas em Maceió (2018-2019).Fez parte da equipe de elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano para o Brasil (2016-2017)com enfoque nas Atividades Físicas e Esportivas e seu papel no desenvolvimento humano sob os auspícios do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (PNUD). 

Andrea Michele Freudenheim, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte da USP, Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano.

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1999) e, livre-docência pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo, tendo sido chefe do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano (2011-2015). Em relação à pesquisa, atua no Laboratório de Comportamento Motor (Lacom), principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, com ênfase em instrução, dicas, foco de atenção e prática, programa de ação e hierarquia; e, desenvolvimento motor, com ênfase em crianças com prejuízo motor (TDC). Orientadora de mestrado e doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Go Tani, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte da USP, Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Educação - Hiroshima University (1978), Doutorado em Educação - Hiroshima University (1982), Livre docência em Educação Física - Universidade de São Paulo (1989), Pós-doutorado em Psicologia - University of Sheffield (1995) e Pós-doutorado em Educação Física - Hiroshima University (1996). Atualmente é Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Foi Diretor da Escola de Educação Física e Esporte - USP, Diretor do Centro de Práticas Esportivas - USP, Representante de área na CAPES e no CNPq. Recebeu o título de Cidadão Honorário do Porto - Portugal, Porto Cidade de Ciência, em julho de 2011. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: Aprendizagem Motora, Educação Física Escolar e Bases Epistemológicas da Educação Física e Esporte.

Luiz Carlos Begosso, Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2005) e Mestre em Filosofia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Graduado em Processamento de Dados pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (1988). Docente no Ensino Superior desde 1989 na FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis. Ministra as disciplinas de Algoritmos e Estruturas de Dados, Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Atuou como docente na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC - Ourinhos/SP, no período de 2004 a 2014. Desenvolve pesquisas na área de informática na educação. Atualmente ocupa o cargo de Diretor da FATEC Assis.

Adrián Oscar Dongo Montoya, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação.

Possui graduação em Psicologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1974), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988). Fez pós-doutorado no Laboratório de Psicologia Genética da Universitè de Lumiére - Lyon 2 (1995-1996) e obteve o título de livre-docente na UNESP (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação - GEPEGE. É coordenador de convênios internacionais e professor convidado da Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Genética, Educação, Psicologia Genética, Psicologia da Educação e pensamento de Jean Piaget.

Carlos Alberto Lungarzo

Possui graduação em Filosofia pela Universidad de Buenos Aires(1964), graduação em Matemática pela Universidad de Buenos Aires(1974), doutorado em Filosofia pela Universidade Nacional de La Plata(1970) e pós-doutorado pela Mcgill University(1972). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Lógica. 

Yara Couto, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana.

Professora Associada do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui Graduação em Educação Física (1991), Mestrado em Ciências da Motricidade (1999), ambas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro, e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP (2008). No âmbito das atividades acadêmicas articula ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Física e Educação, com ênfase em Arte e Educação, Práticas Educativas e Formação Profissional, Práticas Corporais Integrativas e Holísticas, Dança e Educação, Expressão e Corporeidade, atuando principalmente nos temas: linguagem do movimento corporal, educação somática, formação cultural, experiência estética, corpo e cultura, criatividade e dança. Coordenadora do Laboratório de Linguagens Corporais - LLICOR e Grupo de Pesquisa Corpo, Dança, Complexidade e Criatividade - CDCC. Atua junto aos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física - NEFEF e Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância. Docente Permanente do Programa Mestrado Profissional em Educação Física - Rede Nacional ProEF/UFSCar. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - SPQMH e Rede Internacional Dance Academy for Movement & Awareness. Coordenadora de Cultura Universidade Federal de São Carlos (ProEx 2018-2019). Preceptora do PET Saúde/UFSCar (2011-2014). 

Ricardo Goldemberg, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Música.

É professor do Departamento de Música da Unicamp desde 1985. Possui bacharelado em Artes/Música, mestrado em Educação Musical e doutorado em Psicologia Educacional. Realizou cursos de pós-doutoramento em áreas correlatas. Na última década tem atuado na área de fundamentos teóricos da música, com particular ênfase em estruturação, percepção e acústica musical. Adicionalmente, é orientador no programa de pós-graduação em música do IA/Unicamp com participação na área de metodologia da pesquisa. É membro pesquisador do NICS, líder de grupo de pesquisa no CNPq e possui aproximadamente 40 trabalhos publicados em anais de congresso e revistas especializadas. Foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento acadêmico Zeferino Vaz em 2010.

Renato Schaeffer

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1976), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1989) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1996). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Filosofia da mente, Percepção sensorial, Ontologia, Fenomenologia

Paula Mousinho Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Laboratório de Cognição e Linguagem.

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, filosofia da mente, hermenêutica e linguagem.

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia.

Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Uniredentor (2019),  mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1990), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1995) e estágio pós-doutoral realizado da Universidade Federal de São Carlos (2011) e na Universidade São Francisco (2020). Terapeuta Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de psicologia da memória e da aprendizagem, psicologia das relações interpessoais e metodologia da pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, habilidades e competência social, treinamento em habilidades sociais, expectativas e adaptação acadêmica de estudantes à Universidade, estratégias de enfrentamento, motivação, auto eficácia e resiliência em contextos educativos. Ao longo de sua carreira publicou mais de 120 artigos em periódicos científicos, 6 livros e 30 capítulos de livros dentre muitos outros trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Foi responsável por 4 orientações de doutorado, 45 orientações de mestrado dentre outras orientações de especialização,  de conclusão de curso e de iniciação científica.  É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva de (2001-2013). Nos últimos anos foi organizadora da I Jornada de Metodologia : Qualitativa. Foi Presidente do IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais em 2013 e participou da comissão científica das demais edições do evento.Foi avaliadora externa do programa de Iniciação Científica do CNPq em mais de 10 oportunidades. Participou de 17 bancas de concursos docentes. Foi editora chefe da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia de 2013 a 2018. Já obteve diversos financiamentos para projetos de pesquisa e bolsas da FAPERJ, CAPES e CNPq.

Mariana Cláudia Broens, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Filosofia.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), Diplôme d'Études Approfondies en Logique et Philosophie anglo-saxonne pela Université de Nantes - França (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem externalista da mente, Auto-Organização, Pragmatismo, Cognição Incorporada e Situada, Ética informacional, Filosofia da Ação, Dinâmica da opinião e das crenças, Informação Ecológica.

Gustavo Maia Souza, Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Instituto de Biologia (IB).

Biólogo formado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Rio Claro - (1995), possui mestrado em Ciências Florestais pela USP/ESALQ (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela UNESP de Rio Claro (2001). Realizou Pós-doutorado em Fisiologia do Estresse em Plantas na USP/ESALQ (2001-2003). Atuou como professor-doutor da Universidade do Oeste Paulista (2001-2015), onde foi coordenador do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (2011-2015). Atualmente é Professor Titular-Livre da Universidade Federal de Pelotas, exercendo a função de coordenador do PPG em Fisiologia Vegetal de 2018-2020. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal desde 2015 (Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal). Foi integrante do Grupo Auto-organização do CLE/UNICAMP (1997-2017), onde desenvolveu pesquisa sobre auto-organização e cognição em plantas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrofisiologia vegetal, ecofisiologia e fisiologia do estresse em plantas, cognição em plantas e biologia teórica.

Descargas

Publicado

May 24, 2001

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

85-86738-19-0

Fecha de primera publicación (11)

2001

Dimensiones físicas

160mm x 230mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

Dimensiones físicas