Cognition, emotions and action

Authors

Marcos Antonio Alves (ed)
https://orcid.org/0000-0002-5704-5328

Keywords:

Filosofia da mente, Emoções e cognição, Psicologia e filosofia, Neurociências, Abordagem interdisciplinar do conhecimento

Synopsis

A busca pela compreensão de si mesma é um dos propósitos mais antigos da humanidade. Em boa parte das investigações sobre o assunto, entende-se que os seres são constituídos de cognição, emoções e ações em constante interação. Embora possuam semelhanças, as abordagens propostas apresentam inconsistências, divergindo, por exemplo, na natureza das interconexões ou nos portadores destes elementos. Muitas perspectivas consideram unicamente os humanos como detentores da cognição e emoção, enquanto outras entendem que animais não humanos ou sistemas como robôs poderiam, de um modo ou de outro, possuir cognição, emoções e, assim, de alguma forma, ser considerados agentes morais.
Este livro reúne contribuições de diversas áreas e perspectivas referentes ao estudo da cognição, emoção e ação e das conexões entre elas. Os seus capítulos foram agrupados em três partes, de acordo com a predominância de seu conteúdo: história da filosofia; ciências cognitivas; ciências humanas e sociais. Há, ainda, uma entrevista com o Prof. Lauro F. B. da Silveira, a quem este livro é dedicado.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Apoio:

Logo_e-book_-_Fapesp6.jpg

Base de Dados:

    

Chapters

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandro Vivas Andrade

Graduado (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Engenharia Elétrica, cursados na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua como docente no Curso de Sistemas de Informação onde leciona disciplinas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais. Tem interesse nas áreas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e otimização.

Alfredo Pereira Júnior

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984)e em Administracao de Empresas pela Fundacao de Ciencias Contabeis e Administrativas Machado Sobrinho (1983). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e Doutor em Logica e Filosofia da Ciencia pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou Pos-Doutorado em Ciencias do Cerebro e da Cognicao no Massachusetts Institute of Technology (1996-98). Livre-Docente, Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, onde atua em cursos de graduacao na area das ciencias biologicas e no Programa de Pos-Graduacao em Filosofia. Tem experiencia nas areas de Ontologia, Epistemologia, Psicologia Fisiologica (Neurociencia Cognitiva e Afetiva) e Saude Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Monismo de Triplo Aspecto, Mente e Cerebro, Consciencia Humana, Interacoes Neuro-Astrocitarias, Filosofia das Ciencias da Vida e da Saude.

Annie Steadman

Graduada em filosofia (2005) pela Universidade de Delaware, Doutora em filosofia (2011) pela Universidade de Arizona e Doutora em Direito (2014) no programa de Doutorado profisional da Universidade da Califórnia, Los Angeles. Atualmente atua em consultório particular como advogada. Tem experiência nas áreas de filosofia da mente, metafísica e filosofia jurídica.

Elayne de Moura Braga

Graduada em Psicilogia (2003) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestra em Psychologie Différentielle - Université Lumière Lyon 2 (2004) e em Psychologie Du Développement Socio Cognitif Et Des Pratiques Interculturelles - Université Lumière Lyon 2 (2005). Doutora em Sciences de l’Education pela Université Lumière Lyon 2 (2009). É Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG (2011) e docente no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, Psicologia Escolar, Psicologia Cognitiva.

Frederick R Adams

Graduado em Antropologia (1972), Mestre em Filosofia (1974) pela Universidade do Sul de Illinois - Edwardsville e Doutor em Filosofia (1982) pela Universidade de Wisconsin-Madison. Atualmente é profesor de Liguística e Ciência Cognitiva na Universidade de Delaware e também na Universidade Lawerence, Faculdade Augustana (IL) e na Unviersidade Central de Michigan. Foi Diretor no Programa de Ciência Cognitiva da Universidade de Delaware no período de 2006 a 2012 e Criador do pro-grama Interdisiciplinar em Ética, do qual foi diretor no período de 2000 a 2007. Tem experiência nas áreas de epistemologia, filosofia da mente, linguagem e ciência cognitiva.

Gisele Toassa

Graduada em Psicologia (2000) e em Fonoaudiologia (2002), Mestra em Educação (2004) pela Universidade Estadual Paulista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou pós-doutorado no Program of History and Theory of Psychology da York University, Canadá (2014). É Professora Associada da Universidade Federal de Goiás, vinculando-se ao programa de Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa: Bases Históricas, Teóricas e Políticas da Psicologia. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Sua produção versa principalmente sobre a obra de L.S. Vigotski. Principais campos de trabalho: 1) psicologia: história, teo-ria e método; 2) conceitos de consciência, vivência e emoções na obra de Vigotski; 3) psicologia escolar, da educação e do desenvolvimento humano.

Gustavo Leal Toledo

Graduado em Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2002), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica/Rio. Atualmente é docente na Universidade Federal de São João Del-Rei no Departamento de Filosofia e Métodos e coordenador do mestrado em Filosofia deste mesmo departamento, onde atua na linha “Metafísica e Mente”. Pesquisador em Filosofia da Mente, Filosofia da Biologia, Filosofia da Ciência, Ceticismo Pirrônico e Filosofia da Religião, atuando nos seguintes temas: metafísica da mente, (in)existência da consciência, memética, aproximações biológicas da cultura, naturalismo, neo-ateísmo, cristianismo primitivo.

Ivo Assad Ibri

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Indiana (2005). É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fundador do “Centro de Estudos do Pragmatismo”, coorde-nador dos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo e um dos fundadores do GT da ANPOF Semiótica e Pragmatismo. Integrante do corpo de consultores do Peirce Edition Project, da Universidade de Indiana. Foi presidente da Charles S. Peirce Society (EUA). Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, pragmatismo, semió-tica, estética e metafísica.

João de Fernandes Teixeira

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestre em lógica e filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutor (PhD) em filosofia pela University of Essex (1988). Fez pós-doutorado nos Estados Unidos em 1998, no Center for Cognitiver Studies, na Tufts University, sob a supervisão do Prof. Daniel Dennett. Proferssor Titular na Universidade Federal de São Carlos até 2016. Publicou 14 livros na área de filosofia da mente e ciência cognitiva. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da mente, filosofia da psicologia e filosofia da neurociên-cia e da inteligência artificial.

Jonas Gonçalves Coelho

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade de Campinas (1991) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). Fez Pós-Doutorado em Filosofia da Mente na University of Massachusetts/Amherst e foi Pesquisador Visitante na University of California San Diego, sob a supervisão de Patricia Churchland. É professor Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista, ministrando a disciplina de Filosofia em cursos de graduação e docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Atualmente dedica-se ao estudo de abordagens contemporâneas em Filosofia da Mente nos seguintes temas: relação mente e corpo, iden-tidade pessoal, livre-arbítrio e determinismo, com um interesse particu-lar em Neurofilosofia, desenvolvendo Abordagem Dupla Face da relação mente-cérebro.

Lauro Frederico Barbosa da Silveira

Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1969) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974). Docente aposentado pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Semiótica Jurídica. Pesquisa semiótica em Medicina e em Psicanálise, com ênfase nas relações médico-paciente e analista-analisando; extensão para a semiótica da aprendizagem e as rela-ções professor-alunos; estudo sobre a significação semiótica da produção se sinais entre peixes elétricos na bacia amazônica. Atua principalmente nos seguintes temas: semiótica, interpretante, signo, hábito.

Leonardo Ferreira Almada

Graduado (2002), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós Doutorado junto à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiáse e no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Professor de Filosofia do Instituto de Filosofia e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas áreas de Filosofia da Mente, Filosofia das Neurociências e Ética, com ênfase nos seguintes temas: Relações mente-corpo; Ciências cognititivas corporificadas; Enativismo; Auto-organização e Emergentismo; Neurofenomenologia.

Leonardo Lana de Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Mestre (2004) em Dimensions Cognitives et Modélisation e Doutor (2008) em Psicologia (Cognitiva), ambos pela Universidade Lumière Lyon II com co-orientação em Computação pela Universidade Claude Bernard Lyon I. Possui pós-doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne / CNRS e pela Universidade Federal de Uberlândia (Instituto de Psicologia). Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, lotado no Departamento de Computação e docente no Mestrado em Ciências Humanas. Atua nos seguintes tópicos: Teoria Computacional da Mente; Ciência Cognitiva Enativa; Sistemas Complexos; Modelagem Computacional baseada em Multiagente; Auto-organização; Linguagem Emergente; Mente, Cognição & Computação.

Luciana Pereira de Assis

Graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004), Mestra (2007) em Ciências da Computação e Doutora (2013) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, onde estuda métodos ba-seados em Aprendizado de Máquina para Detecção Automática de Estilos de Aprendizagem. Tem experiência na área de otimização, atuando prin-cipalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, problemas de coleta e entrega, heurísticas e metaheurísticas, problema de roteamento de veículos e otimização multiobjetivo. Atua na área de análise de redes sociais, em específico a rede de produção de cinema do Brasil.

Mateus Machado Pinto de Almeida

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2011). Atualmente leciona a disciplina de Filosofia na rede estadual de educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia da Biologia e Metaética principalmente no seguinte tema: as implicações do pensa-mento populacional: a metaética e a biologia.

Mônica Fereira Corrêa

Graduada em Química (1987) e em Filosofia (2011), Mestra em Filosofia (2013) e Doutoranda em Filosofia, todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa atualmente o tema das emoções, com foco na relação entre a emoção e a formação da consciência no âmbito das neuro-ciências, mais particularmente, da neurociência afetiva de Jaak Panksepp.

Osvaldo Frota Pessoa Junior

Graduado em Física (1982) e Filosofia (1984) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Física Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Doutor em História e Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA (1990). Atualmente é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia da Ciência, atuando principalmente em filosofia da física, modelos causais na história da ciência e filosofia da mente.

Reinaldo Sampaio Pereira

Graduado (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Filosofia, todos pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2008-9). Professor assistente-dou-tor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista. Membro do CPA (Centro do Pensamento Antigo) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experi-ência na área de Filosofia Grega Antiga, atuando principalmente em Ética, Política, Metafísica e Teoria do Conhecimento em Aristóteles e em Platão.

Ricardo Ribeiro Gudwin

Graduado (1989), Mestre (1992) e Doutor (1996) e livre-docência (2003) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. É membro do comitê editorial da revista “On Line Journal for Semiotics, Evolution, Energy Development”, do Canadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, semiótica computacional, cognição artificial, sistemas inteligentes e vida artificial.

Sandro Caramaschi

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (1986), Mestre (1991) e Doutor (1996) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (Campus Bauru) e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Experimental e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos te-mas de Comunicação Não Verbal e Relacionamentos Interpessoais.

Tessa Moura Lacerda

Graduada (1997), Mestra (2001) e Doutora (2006) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2008). Professora do Departamento de Filosofia da USP, atualmente é editora dos Cadernos Espinosanos e pare-cerista dos Cadernos de Ética e Filosofia Política, ambos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia do Século XVII

Tiago Ravanello

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo parte de seu doutorado sido realizada como bolsista do Centre de Sciences du Langage da Université de Paris – X. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos se-guintes temas: psicanálise, epistemologia, linguagem, semiótica e psicologia.

Published

May 24, 2019

Details about the available publication format: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-85-7249-019-1

Date of first publication (11)

2019

Physical Dimensions

150mm x 220mm

Details about the available publication format: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7249-020-7

Date of first publication (11)

2019

Physical Dimensions

150mm x 220mm