Mujeres, género y violencia

Autores/as

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar.
http://orcid.org/0000-0002-9833-0635

Palabras clave:

Mulheres - Condições sociais, Relações de gênero, Igualdade, Violência contra mulheres, Mulheres na educação

Sinopsis

A partir do debate acadêmico sobre a violência contra as mulheres, em suas diferentes manifestações, nesta coletânea pretendemos refletir sobre as políticas de combate à violência contra as mulheres no Brasil, na Espanha, em Portugal e no México, com especial olhar sobre a educação para a igualdade de gênero sem perder de vista a diversidade de ser mulher (a mulher negra, a mulher deficiente, a lesbiana, a mulher presa estrangeira).   Com o objetivo de profundar o debate sobre os estudos de gênero e o papel dos movimentos feministas apomos sua influência tanto na legislação, quanto nas políticas, dentre elas as educacionais, para a superação de preconceitos e discriminações. 

Discutiremos, também, o grave problema social que ainda hoje constatamos nas sociedades contemporâneas, a violência doméstica, que sobrevive nas sociedades democráticas nas quais os direitos humanos são pressupostos e a violência contra a mulher é considerada crime. Ressaltamos que a violência é um atentado aos direitos humanos das mulheres. 

Concebendo que a educação tem um papel essencial para a desconstrução de preconceitos e do sexismo também responsáveis pela violência de gênero, discutimos e analisamos as pesquisas atuais sobre a igualdade de gênero nas escolas.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal (2007). Investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professora assistente doutora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, direitos humanos, gênero, cidadania e educação. Em 2012, realizou pós-doutorado em educação junto à Universidade de Valência-Espanha. Em 2013, participou do Programa de Mobilidade Docente, da Associação de Universidades Grupo Montevideo, realizando estágio de investigação junto ao Programa de Educação para a Paz, Não Violência e os Direitos Humanos, na Universidade Nacional de Rosário. Em 2015, realizou estágio de investigação junto ao Centro de Estudos sobre a Mulher, na Universidade Nacional do México. Em 2016, realizou estágio de investigação na Universidade de Valência, Espanha. Em 2017 participou do Programa de Mobilidade Docente, da Associação de Universidades Grupo Montevideo, realizando estágio de investigação junto à Universida de la República-UDELAR. Em 2018, realizou pós-doutorado em educação junto à Universidade de Valência, Espanha.Em 2019 realizou concurso de Livre Docência.

Arilda Ines Miranda Ribeiro, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Mestre e doutora em História da Educação (Unicamp) é Professora Titular, Coordenadora do NUDISE (Núcleo de Diversidade Sexual na Educação-CNPq) e Coordenadora do NUDISE (Núcleo de Diversidade Sexual na Educação-CNPq) e GPECUMA (Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Memória e Arte) na
FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, SP. Possui diversos livros e artigos relativos à História da Educação Feminina e Sexualidades no Brasil e em Portugal, bem como sobre História das Instituições Escolares.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Doutor em Educação pela USP e professor titular da Unesp na área de Educação. Autor de dezenas de artigos cientíicos e de vários livros, entre os quais se destacam “Escola Nova” (Editora Ática) e “Uma outra Escola é possível!” (Editora Mercado das Letras). Orientou 26 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação cientíica, especialização e extensão universitária. Ministra, na pós-graduação, disciplina sobre a pedagogia de Paulo Freire.

Danielle Berbel Leme de Almeida, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Mestre em Estudos da Criança - Animação Teatral - Universidade do Minho. Especialista em Corpo Contemporâneo (2005) pela Faculdade de Artes do Paraná, Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná-(2001). Sou professora de Dança em cursos de capacitação para professores da rede estadual e municipal do Paraná. Trabalhou como professora do ensino
superior na Unicentro com disciplinas de grade curricular de dança do curso de Arte Educação e coordenou projetos de extensão na área de educação, dança, teatro e lazer. Ministra aulas em cursos de Pós-Graduação latu sensu (especialização). Foi selecionada para dar um curso de dança em Guimarães Portugal e premiada com o intercambio de difusão cultural do MINC BRASIL. Foi parecerista do Minc
da área de Dança. Foi aprovada no Doutoramento em Educação Dramatica da Universidade do Minho em Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino da Dança na Escola. Atualmente supervisora do projeto PIBID, professora do programa Mais Educação e docente capacitadora de professores.

Eunice Macedo, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

É doutorada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É investigadora do CIIE, onde tem desenvolvido investigação em género, cidadania e educação. É membro da equipa do projeto internacional “Reducing Early School Leaving in the EU” (RESL.eu), no qual desenvolve o seu Pós Doutoramento. Preside à Associação Espaços: Projetos Alternativos de Mulheres
e Homens e é membro da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. A sua investigação e intervenção com as comunidades tem-se centrado na busca de formas de educação ligadas à felicidade e à realização pessoal, no coletivo, como garante e reconhecimento de cidadania e de género. Escola Viva é o seu projeto atual mais apaixonante. Nascida no Porto, tem fortes raízes no Algarve, onde nasceu o seu avô
e a sua mãe, tem também sangue brasileiro, por parte da avó materna, nascida no Rio de Janeiro.

Maria Amélia Teles, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Feminista, integrante da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares com o objetivo de promover educação popular em direitos sob uma perspectiva de gênero, raça/etnia e classe social. Coordenadora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo ”Rubens Paiva”.

Maria Custódia J. Rocha, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

PhD. Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação Instituto de Educação Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Fez estudos pós-doutorais na Universidade de Valencia, Espanha (2011). É professora titular da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Pesquisa
em Educação, e Diversidade Cultural e Educação, no Curso de Pedagogia; e Seminários de Pesquisa, e Gênero e Educação, na linha de Estudos Culturais da Educação do Programa de Pós Graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão e bolsista de produtividade do CNPq.

Maria de Fátima Salum Moreira, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), aposentada do Departamento de Educação da FCT- Unesp, Presidente Prudente, onde permanece como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Formada em História pela Unesp, Assis, e Doutora em História Social pela FFLCH – USP. Pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Participa do Grupo de Pesquisa Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGes/FEUSP). É autora de vários artigos no tema “educação, diferenças e desigualdades sociais”, com ênfase em gênero, sexualidade, raça/etnia, classe social.

Maria José Chisvet-Tarazona, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Profesora doctora de la Universidad de Valencia (España) perteneciente al departamento de Didáctica y Organización Escolar. Ha sido docente en la Licenciatura de Pedagogía, en el Grado de Magisterio y en el Máster de Educación Secundaria, dónde enseña Organización y dirección de centros e Innovación Educativa. Participa en la actualidad en el equipo de investigación sobre formación y transiciones entre educación y empleo con colectivos vulnerables dirigido por Fernando Marhuenda. Ha sido profesora en Florida Universitaria (Valencia, España) y coordinadora en la Fundación Formación y Empleo PV de un equipo de investigación sobre formación y orientación profesional para el empleo. Líneas de investigación: género y educación, formación y orientación profesional y acreditación de competencias. Ha realizado estancias de investigación en universidades de Brasil, Sevilla (España) y Barcelona (España).

Mary da Silva Profeta, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora da
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social; educação; mulher com deficiência visual; acessibilidade e cidadania; sexualidade; orientação e mobilidade; prática de ensino e estágio supervisionado; recursos e estratégias didáticas em Educação Especial; fundamentos da Educação Especial; habilidades do cotidiano; estimulação precoce; oficinas; dinâmicas e estratégias didáticas para pessoas com deficiência; mercado de trabalho e pessoa com deficiência; Políticas e Práticas Educativas no AEE (legislação).

Nara Francielli Maldonado, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Ensino Superior Incompleto em Nutrição. Assessora da Secretaria de Gênero da Organização Nacional de Cegos do Brasil. Presidenta do Núcleo Helen Keller, do Lions Clube Marília Nova Geração.

Taluana Laiz Martins Torres, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003) , campus de Presidente Prudente, Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em educação, cursados na mesma universidade. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Coordenadora
dos cursos de Pedagogia e Letras da UniBr- São Sebastião e Caraguatatuba.

Tereza Cristina Albieri Baraldi, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Delegada de Polícia e Professora da Academia de Polícia Aposentada. Mestre em Educação e em Direito. Doutora em Direito. Membro do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marilia. Atualmente Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania.

Vagner Matias do Prado, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp de Marília

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro-SP (IB/Unesp). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente-SP (FCT/Unesp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Pesquisador do NUDISE - Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (FCT/Unesp).

Publicado

March 12, 2015

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-636-7

Fecha de primera publicación (11)

2015

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 10mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

Dimensiones físicas