Derechos humanos, diversidad, género y sexualidad: reflexiones, diagnósticos e intervenciones en la investigación en educación

Autores/as

Matheus Estevão Ferreira da Silva (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-2059-6361
Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-9833-0635

Palabras clave:

Democracia e educação, Direitos humanos, Diversidade de gênero, Sexualidade, Educação

Sinopsis

Esta coletânea nasce do intento de divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília, que abordam a intersecção dos direitos humanos e temas relativos à diversidade humana – com ênfase nos temas de gênero e sexualidade – com a Educação. O livro se encontra estruturado em duas partes: a primeira contém 07 textos que versam sobre Direitos Humanos, Dignidade, Diversidade e Educação, mostrando a relação dos direitos humanos com a Educação e sua intersecção com a questão da diversidade. Na segunda parte, que reúne 08 textos, o tema gerador das análises foi Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Educação, tomando-se como foco os temas de gênero e sexualidade e, respectivamente, os direitos de mulheres, da população LGBTQIA+s (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, etc.) e outros grupos vulneráveis. Ao todo, reúnem-se, neste livro, 15 textos resultantes de pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, em andamento ou concluídas, sendo 13 deles de autoria de discentes do PPGE e outros 02 textos confeccionados por professores convidados, também envolvidos com o PPGE. Suas discussões variam desde reflexões teóricas a diagnósticos ou intervenções em diferentes perspectivas e realidades educacionais.

Matheus e Tânia (organizadores)

Auxílio Nº 0798/2018, Processo Nº 23038.000985/2018-89, Programa PROEX/CAPES

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes1.jpg     

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

É Pedagogo pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (07 meses). Atualmente é bolsista de Mestrado do CNPq. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021.

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

É graduada em Pedagogia e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui um Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal, e dois Pós-Doutorados em Educação pela Universidade de Valência (UV), Espanha. É Professora Associada junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) e ao PPGE da FFC/UNESP de Marília. É Líder do NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Alessandra de Morais

É psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Educação, pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. É Master em Programas de Intervención Psicológica en Contextos Educativos, pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) e Expert em Aprendizagem Cooperativa, pela Universidad de Alcalá (UA), Espanha. É Professora Assistente junto ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano (DEPEDH) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FFC/UNESP de Marília. Também é Assessora científica da FAPESP e Focalizadora
de Danças Circulares.

Ana Laura Bonini

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, na linha de “História e Filosofia da Educação”, sob a orientação da Dra. Rosane Michelli de Castro. É bolsista CAPES e possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Faz parte do corpo editorial da Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMar). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil – História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil, e do NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Camila Fernanda da Silva-Bandeira

É professora da Educação Básica I e atua, principalmente, no Ensino Fundamental I. Atualmente, cursa o Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências
(FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, mesma instituição em que realizou o Mestrado em Educação e se formou em Pedagogia. Integra o GEADEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista. Tem experiência como formadora em cursos de formação de professores.

Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini

É psicóloga pelo Centro Universitário de Maringá, onde foi bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPQ. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com bolsa CAPES. Atualmente é
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, na linha de “Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais”. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas
NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Eliane Giachetto Saravali

É Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui PósDoutorado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é Professora Assistente junto ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano (DEPEDH) e ao Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. É Líder do GEADEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista.

Érica Ribeiro Magi

É Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na King’s College London e financiamento da FAPESP. É graduada e Mestreem Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. É autora do livro Rock and Roll é o nosso trabalho: Legião Urbana do underground ao mainstream (Alameda/FAPESP, 2013). Tem se dedicado às áreas de Sociologia da Educação, da Cultura e da Teoria Sociológica Contemporânea.

Eunice Macedo

É Doutorada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP), Portugal. É Professora Assistente junto ao Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da mesma Universidade, onde tem desenvolvido investigação em género, cidadania e educação. É membro da equipe do projeto internacional Reducing Early School Leaving in the EU (RESL.eu), no qual desenvolve o seu Pós Doutoramento. Preside s Associação Espaços: Projetos Alternativos de Mulheres e Homens e é membro da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Fernando Marhuenda

É Doutor em Filosofia e Ciências da Educação e Professor junto ao Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Valência (UV), Espanha. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa “Transições para o mundo do trabalho em populações em risco”, da Universidade de Valência (UV).

Jessica Sampaio Fiorini

É graduada em Pedagogia e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Atuou como professora e como professora coordenadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, é integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX), dando continuidade aos estudos e pesquisa na área da educação, com ênfase na educação sexual, no âmbito do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Araraquara.

Késia dos Anjos Rocha

É graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis, e Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com bolsa FAPITEC (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). Trabalha e se dedica a reflexões no campo na Educação, com ênfase nos seguintes temas: gênero, sexualidades, estudos decoloniais, feminismos e estudos queer.

Leonardo Lemos de Souza

É Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio pós-doutoral na Universitat de Barcelona. Atualmente é Professor Associado junto ao Departamento de Psicologia Social e Educacional e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Assis, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília. É Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PsiCUqueer – Coletivos, Psicologias e Culturas Queer, e Membro do LIESS – Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades.

Otília Andressa Dal Evedove Pinto

´É Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Foi bolsista do Núcleo de Ensino da FFC/UNESP de Marília em um projeto sobre Aprendizagem
Cooperativa. Voluntária em uma instituição do terceiro setor (OSC). Bolsistas CAPES no programa de Residência Pedagógica – “Leitura e Escrita nas Diversas Áreas do Conhecimento”.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Pós-Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Campus de Araraquara, onde atualmente é Professor Associado junto ao Departamento de Psicologia da Educação (DPE). É especialista do Conselho Estadual de Educação (SP) e atua nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase na pesquisa em Sexualidade Humana.

Rosane Michelli de Castro

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas (FCC), Mestre e Doutora em pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Professora Assistente junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da FFC/UNESP de Marília. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil.

Talita Santana Maciel

É graduada em Pedagogia e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Atualmente cursa Doutorado em Educação pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Vanilda Gonçalves de Lima

É graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, e Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição. É professora do Ensino Fundamental I na rede Municipal de Marília, onde atua junto à Coordenação Pedagógica de unidade escolar municipal, e do Ensino Superior na Faculdade de Marília/ Universidade Brasil. É membro do NUDHUC – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília, e do Grupo de Estudos e Pesquisas NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Vinícius Bozzano Nunes

É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). É especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. É docente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Jardim. É membro da Associação Movimento Educação Alternativa de Dourados, tendo sido cofundador do Espaço Mitã, espaço coletivo dedicado à Educação Infantil.

Wagner Antonio Junior

É graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências (FC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE), Universidade de São Paulo (USP), e Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. É diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas
Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Bauru (SP) e membro do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação (NUDISE).

Wilson Roberto Batista

É graduado em História pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília. É Diretor de Escola Municipal (Marilia/SP) desde 2015. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação, e do NUDHUC – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília.

Willian Marcel Barberino

É graduado em Biologia e Mestre em Genética pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto. É Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), UNESP, Campus de Marília. Dedica-se atuando na Educação Básica como Professor de Ciências e Biologia e sonhando com uma Educação disruptiva, inovadora e democrática frente à Direção Pedagógica do Personal Educa, uma escola que atua com educação para pessoas do século XXI frente ao desafio da aprovação no vestibular e ao ingresso no mundo do trabalho.

Wiliam Siqueira Peres

É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui PósDoutorado em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidade de Buenos Aires (UBA). É Professor Assistente aposentado do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de PósGraduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP),
Campus de Assis. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PsiCUqueer – Coletivos, Psicologias e Culturas Queer.

Arilda Inês Miranda Ribeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado e Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987 e 1993) Livre-Docente em Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (2000). Fez concurso e foi aprovada para o cargo de Professor Titular em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) Coordenou o Curso de Especialização em ArteEducação e Gestão Educacional da FCT/UNESP. Criou em 2003 o NUDISE-Núcleo de Diversidade Sexual em Educação até 2015 e o GPECUMA-Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (FCT/UNESP) ambos cadastrados no CNPq. Fez parte da Pesquisa sobre Homosuicídio (Unesp Assis)do programa Dst/Aids (Ministério da Saúde) e atuou no GDE (Gênero e Diversidade na Educação-UaB/Unesp-Rio Claro). Participou como Orientadora de Turma dos Cursos de Pedagogia semipresenciais e em EaD Unesp/UaB/Capes (2016-2016) UNESP/UNIVESP (2012-2013), Parfor, Pedagogia Cidadã, Pec For Prof, além dos curso de formação Teia do Saber, e Circuito Gestão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e da Formação de Professores no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores presenciais e EaD, diversidade sexual, gênero, história da educação, história das instituições escolares e em gestão educacional. Possui diversos livros publicados sobre Educação Feminina, Gestão Educacional e História das Instituições Escolares. Aposentou-se do Curso de Graduação (1992-2016) Atua na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no Programa de Educação da FCT-Unesp (2001-atual), Campus de Presidente Prudente, São Paulo, orientando doutorandos.

Vagner Matias do Prado

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), Linha de Pesquisa: Educação e Ciências Sociais, sob supervisão da Profa. Dra. Helena Altmann. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP de Presidente Prudente-SP (FCT/UNESP). Realizou estágio de doutoramento junto ao Departamento de Antropología Social da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Graduado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro-SP (IB/UNESP). Atualmente é docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Uberlândia. Integra o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Gênero - GTT07 do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2018. Associado ao Grupo de Trabalho GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pesquisador do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Escola (NUDISE), da UNESP de Marília-SP (FFC/UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS/FE/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Corpo e Educação (FEF/UNICAMP). É coordenador do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade (CNPq). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, identidade e diferenças na escola e teoria Queer.

Publicado

December 3, 2020

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-5954-014-3

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas