Políticas para la formación de profesores de educación básica: modelos en disputa

Autores/as

Luciana Aparecida de Araujo Penitente (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0003-1147-5039
Sueli Guadalupe de Lima Mendonça (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0003-4585-4088

Palabras clave:

Professores - Formação, Educação e Estado, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)

Sinopsis

Refletir sobre as políticas de formação de professores, o papel do professor, o encaminhamento e concretização do processo de ensino e de aprendizagem do aluno, para poder refletir criticamente sobre elas, de modo a compreender os princípios e formas de sua operacionalização são discussões emergenciais e imprescindíveis a todos os profissionais que de uma forma ou de outra atuam no campo educacional, sejam eles professores do ensino básico, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação ou de  pós-graduação. Dessa forma, para pensar em uma educação que tenha condições de promover mudanças significativas no aluno, faz-se necessário investir na formação de professores e compreender as políticas educacionais que interferem e direcionam tanto o campo educacional quanto o trabalho do professor. Assim, temos um mosaico de olhares sobre a formação de professores, onde os autores revelam diferentes preocupações para o campo educacional, evidenciando o compromisso social de cada um frente às questões relacionadas ao ensino, à formação de professores, ao cotidiano escolar e às atuais políticas educacionais que interferem e direcionam os caminhos da educação. Os capítulos apresentados neste livro têm, portanto, a pretensão de despertar no leitor significativas reflexões sobre as políticas de formação de professores. Nesse sentido, certamente contribuirão para a discussão da temática evidenciada, discutindo os aspectos relevantes de tais políticas públicas e como elas podem impactar possíveis ações e intervenções na realidade escolar e soluções para os problemas emergentes na prática pedagógica escolar.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes2.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Aparecida de Araujo Penitente, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Graduação em Pedagogia (1995), Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). É docente da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Filosofia Contemporânea: Habermas. É membro do Grupo de Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduandos em Educação: Psicologia e Educação da PUC/SP.

Sueli Guadalupe de Lima Mendonça, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É docente do Departamento de Didática e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília. É líder do Grupo de Pesquisa Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural e Coordenadora Institucional do Pibid/Unesp.

Alessandra Santos de Assis

Possui graduação em Pedagogia (1997) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba), mestrado em Educação (2002) e doutorado em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Faced/Ufba). É Professora adjunta (Faced/Ufba) da disciplina Didática e Práxis
Pedagógica. É pesquisadora do FORMACCE - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação, com atividades de pesquisa no campo da Didática, Formação de Professores, Educação à Distância, Tecnologias da Educação e Comunicação, Cultura Digital. Realiza atividades de extensão em escolas públicas da Educação Básica. Atua como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFBA).

Celestino Alves da Silva Junior

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1958), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Livre Docente e Professor Titular pela Unesp.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, administração educacional, organização do trabalho na escola, ensino superior e avaliação educacional.

Edna Maura Zuffi

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da matemática, aspectos cognitivos e linguísticos na educação matemática, e ensino de matemática através da resolução de problemas. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática no ICMC-USP, nos períodos de 1998 a 2009 e voltou à coordenação a partir de 2011; foi suplente da presidência da Comissão de Graduação do ICMC-USP, de novembro de 2003 a novembro de 2007 e de maio de 2009 a outubro de 2009. Possui experiência em outras comissões administrativas desta instituição. É membro consultora das Revistas especializadas em Educação Matemática: Bolema e Revista de Educação Matemática (SBEM-SP).

Guilherme do Val Toledo Prado

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Metodologia de Ensino, pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Livre-Docente em Educação Escolar pela Unicamp (2015). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008, sob supervisão da Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Com experiência na
área de Educação, ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria a projetos educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas na graduação e pós-graduação: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.

Maria de Lourdes Spazziani

Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutoramento em Educação Ambiental pela ESALQ/USP (2002). Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Botucatu, e credenciada no PPG Educação em Ciência do Câmpus de Bauru. Atua na formação de professores e educadores ambientais e desenvolve estudos na área de Educação Ambiental, Ensino da Saúde e Ensino de Ciências, com ênfase teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural.

Marília Evangelista Sota Favinha

Possui Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal (2007), mestrado em História Cultural e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (1997) e Licenciatura em Ensino da História pela Universidade de Évora, Portugal (1992). É Professora Auxiliar no
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, em Portugal. 

Vinício de Macedo Santos

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada

Publicado

May 11, 2016

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-770-8

Fecha de primera publicación (11)

2016

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 10mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-85-7983-774-6

Fecha de primera publicación (11)

2016

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 10mm