O Laboratório Editorial (LE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília foi instituído em 2009 com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC e, ao mesmo tempo, apoiar a editora "Oficina Universitária" (selo editorial da própria Faculdade).

Administrativamente, constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC (assessorando direta e tecnicamente à Comissão Permanente de Publicações do campus), vinculado à Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (STAEPE) e ao Escritório de Pesquisa e Internacionalização, com o apoio da Gráfica, da Biblioteca, e das Seções Técnicas de Finanças, de Materiais (responsável pelas compras e contratações de serviços) e Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de planejar e assessorar o processo de produção de livros, periódicos e outras publicações elaboradas no âmbito da FFC.
Portanto, nesse contexto, o LE, como parte de um sistema de gestão de apoio à pesquisa na Faculdade, em que já se insere o Escritório de Pesquisa e Internacionalização - concebido, essencialmente, com o intuito de suprir uma necessidade de captação de recursos externos para o desenvolvimento de projetos de pesquisas mediante estratégias menos burocráticas -, proporciona, aos pesquisadores da FFC, por meio de várias atividades técnicas, caminhos facilitadores para a divulgação de seus resultados de pesquisas em publicações conceituadas nas diversas áreas do conhecimento.

__________________________________

"Em nome da Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília, a Comissão Permanente de Publicações (CPPub) parabeniza o Prof. Dr. Sérgio Luiz Cruz Aguilar (DAS/FFC) e a Sr.ª Isabela Zorat Alonso (discente do curso de RI/FFC), organizadores da obra intitulada “OS DESAFIOS DA POLÍTICA EXTERNA E SEGURANÇA NO SÉCULO XXI”, publicada neste catálogo no dia 10/07/2018, pelo expressivo número de downloads do referido livro em tão pouco tempo, reflexo da qualidade acadêmico-científica dos textos nele contidos e relevância temática para a sua respectiva área."