EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI: POLÍTICAS, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS VOL. 3: políticas, críticas e perspectivas, vol. 3

Autores/as

Henrique Tahan Novaes (ed)
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília
https://orcid.org/0000-0001-5247-3684
Domingos Leite Lima Filho (ed)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
https://orcid.org/0000-0003-3802-6794
José Deribaldo Gomes dos Santos (ed)
Universidade Estadual do Ceará (UECE-Quixadá)
https://orcid.org/0000-0001-7915-0885

Palabras clave:

Educação Profissional

Sinopsis

Os Professores Henrique Tahan Novaes, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília), Domingos Leite Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR-Curitiba) e Deribaldo Santos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE-Quixadá), são organizadores da coletânea Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas, vol 3.

O livro teve o volume 1 lançado em 2022 e o seguinte publicado um ano depois. As publicações foram abrigadas pela síntese posta em prática pelas Editoras Cultura Acadêmica-Oficina Universitária (UNESP) e Lutas Anticapital.

Os três volumes são resultado de um projeto de pesquisa nacional intitulado “Educação profissional: políticas, críticas e perspectivas”, coordenado pelos três organizadores da coletânea, com reuniões trimestrais presenciais ou virtuais para debater a pesquisa, para apresentar os resultados do projeto e para planejar as próximas etapas da pesquisa.

Procurando socializar o que ocorre na educação profissional em diversas regiões brasileiras, o presente volume dá continuidade à parceria estabelecida entre os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (GPOD) vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESP/Marília; ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET), situado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR) e ao Grupo Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, (FECLESC/UECE-Quixadá), vinculado, por sua vez, ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da universidade cearense.

O livro também é resultado da colaboração entre os estudos que os três professores desenvolvem em seus grupos de pesquisas específicos e de convites para especialistas na temática da educação profissional. As investigações desenvolvidas no projeto de pesquisa liderado por esses três professores têm como objetivo observar as reformas educacionais e a reconfiguração institucional que influenciam a chamada Educação Profissional e Tecnológica, que passou a ser conhecida nos documentos oficiais pela sigla (EPT). Estes três volumes socializaram um vasto material compilado sobre a EPT no Brasil e as políticas educacionais nas últimas décadas.

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Tahan Novaes, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Unesp - Araraquara (2001) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Autor dos livros - O fetiche da tecnologia - a experiência das fábricas recuperadas - (Expressão Popular/Fapesp, 2007. E 2010, 2a Edição / Lutas anticapital, 3a edição), Reatando um fio interrompido - a relação universidade movimentos sociais na América Latina (Expressão Popular-Fapesp, 1a edição, Lutas anticapital, 2a edição; Producción destructiva, cooperación agrícola y escuelas de agroecología en Brasil. (Itaca, 2023), Producción asociada y educación socialista: experiencias sociales y urbanas del Brasil (Callao, 2022) e Mundo do Trabalho Associado e embriões de educação para além do capital (em Português pela Editora Lutas Anticapital e inglês pela Palgrave). É Professor Livre Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília (2022), docente desde fev. de 2011, foi Vice-Coordenador da Pós Graduação em Educação e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em educação desde abril de 2022.

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor titular (aposentado) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE-Quixadá)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/2001), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE/2005), em 2006 fez estágio doutoral na Universidade do Porto (UP), e em 2009 concluiu o doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu, em 2015, estágio pósdoutoral em Estética na Universidad Complutense de Madrid (UCM) com bolsa da CAPES. É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). É coordenador do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (LappsUECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Educação e Estética Marxista. Atua, principalmente, no exame da Educação Profissional, na Formação de Professores e na relação entre Arte e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Membro da Câmara de Pesquisa da UECE.

Andreia do Nascimento Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará do Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB)

Técnica em Alimentos e Laticínios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará do Campus Rural de Marabá (IFPA CRMB). Mestre em Educação pela FFC/UNESP/Marília, especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo Centro Universitário SENAC, graduada em Administração Pública pela Universidade Federal do Pará e graduada em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará.

Alexandre Maia do Bomfim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Pós-doutor em Educação pela PPGE - UFPE. Doutor em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
em Ensino de Ciências - PROPEC (IFRJ). Professor da Pós-graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (IFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1996). PROFESSOR ASSOCIADO IV em SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador na área de Trabalho e Educação, Educação Ambiental. Conselheiro do Conselho Acadêmico de Ensino de Graduação (CAEG) do IFRJ 2020-2022. Conselheiro do Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CAPOG) do IFRJ 2022-2024. Membro do Comitê Científico do GT 09 (Trabalho e Educação) da Anped. Participante de Conselhos Científicos de periódicos. Idealizador e narrador do quadro de podcasts “Ainda dá tempo, mas...” referente às Questões de Meio Ambiente e Humano. Líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho-Educação e Educação Ambiental (GPTEEA).

Ana Carolina Bordini Brabo Caridá, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Contatos via e-mail: carolcarida@gmail.com e ana.carida@ifsc.edu.br. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7147483920181186. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-5845-314X. Endereço para correspondência: Servidão Altino Manoel Claudino, 616 - São João do Rio Vermelho, Florianópolis/SC, CEP: 88060-402.

Caetana Juracy Rezende Silva, Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB - 2016), Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2004) e Graduada em Música pela Universidade de Brasília (UnB - 1996). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB), na área de Educação e Trabalho. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Estratégicos (NESTRA) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB/FE/UnB). Como Técnica em Assuntos Educacionais do quadro do Ministério da Educação (MEC), trabalhou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), na Secretaria de Educação Superior (SESu) e na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em funções de chefia e assessoramento. Trabalhou em função de assessoramento na área de educação corporativa na Vice-Presidência de Gestão de Pessoas dos Correios (VIGEP/ECT) e em função técnica especializada
na Diretoria de Inovação (GNova) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Atualmente, desenvolve estudos nas seguintes temáticas: juventude, educação e trabalho; formação profissional nos espaços escolar e laboral; educação, trabalho, gênero e diversidade.

Caroline Bahniuk, Faculdade de Educação da Universidade e Brasília (UNB)

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008); Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Pós Doutorado em Serviço Social (2019) pela mesma universidade. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade e Brasília (UNB), na área de Educação e Trabalho do Departamento Teoria e Fundamentos. Pesquisa as seguintes temáticas: Trabalho e Educação, Experiências educativas nos Movimentos Sociais, Pedagogia Socialista.

Doriedson S. Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Docente da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA). Membro do GT 09 – Trabalho e Educação – da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Bolsista Produtividade CNPQ.

Dilma Cardoso Pereira, Rede Municipal de Ensino do Município de Cametá

Mestra em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA). Docente da Rede Municipal de Ensino do Município de Cametá. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA).

Erika Porceli Alaniz, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília

Pós-doutora, mestre e graduada em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional e graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisadora nas áreas de políticas educacionais, com ênfase no ensino técnico profissional e médio, gestão escolar, educação e trabalho e movimentos sociais na interface com a educação.

Evaldo Piolli, Faculdade de Educação da Unicamp

É professor Livre-docente do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP e pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade - NETSS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional; política educacional; trabalho docente; trabalho, saúde e subjetividade; educação profissional; trabalho e educação.

Gisiley Paulim Zucco Piolli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora, junto ao programa de pós-graduação em Educação no Grupo de Pesquisa HISTEDBR - “História, Sociedade e Educação do Brasil” da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, desde 2016. Mestrado, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), do Departamento de Ciências Sociais e Educação da UNICAMP, em 2006. Com graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). No segundo semestre de 2000, conclusão de curso de especialização, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sobre “Reforma do Estado e Educação”. Durante o doutorado estagiou através do Programa Estágio Docente (PED) da Unicamp, nos semestres de Ago/2012 a Dez/2012 e Ago/2013 a dez/2013. De 03/09/2007 a 14/12/2007 lecionou como substituta no Curso de Filosofia da Educação do Ensino Superior, junto a H.C. Organização Educacional, em Vinhedo/SP. Atualmente, participa do Grupo de Estudos do Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) , do Grupo de Pesquisa História das Políticas Educacionais e do Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

Jaqueline Ferreira de Almeida, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília

Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES) na linha de pesquisa: Educação, Formação
Humana e Políticas Públicas. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal de Educação do Espírito Santo). Graduada em Pedagogia. Assistente em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotada na Superintendência de Educação a Distância (SEAD) atuando na equipe de Projetos Educacionais da SEAD. Pertencente ao Grupo de Pesquisa: Organizações e Democracia (Org&Demo/UNESP/Marília). Associada à Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Julio Cesar Torres, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília

Bacharel em Administração Pública e Licenciado em Pedagogia, com especialização em Educação Inclusiva e em Psicopedagogia. É pós-graduado em Educação a Distância (Especialização). Cursou o Mestrado e o Doutorado em Sociologia, tendo também realizado pós-graduação lato sensu em Gerência de Cidades (Gestão Pública). Atualmente, é o Coordenador Geral UAB/CAPES na UNESP e Coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas - CDeP3, vinculada à Vice-reitoria da Unesp. É vice-coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da UNESP em parceria com a CAPES/Universidade Aberta do Brasil. Integra a Câmara de EaD/UAB e Tecnologias Educacionais da ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. É docente do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília.

Julio Hideyshi Okumura, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP)

Formado em Licenciatura em Pedagogia pela Unesp de Marília com mestrado e doutorado em educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos (ETEC), Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas (PUCRS,) e Aperfeiçoamento em “Crises Contemporâneas e Movimentos Sociais” (UNESP/IBEC). Tem experiências em gestão de equipe (Senac e FAIP), atua como professor na rede municipal de Marília (SP) e docente do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Atua como coordenador da rede municipal de Marília (EMEF) e é consultor empresa Esperançar.

Lucas Barbosa Pelissari, Faculdade de Educação da Unicamp

Professor da Faculdade de Educação da Unicamp.

Lucília Regina de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG)

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (1980-2001). Nessa Faculdade, atuou na graduação em Pedagogia e Licenciatura, no mestrado e doutorado em Educação, na sua gestão como vice-diretora e diretora. Nessa Universidade, concluiu a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Educação. O doutorado em Educação foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Paris, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, realizou programa de pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho. Trabalhou, antes, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973-80) e na então Delegacia do Ministério da Educação em Minas Gerais (1979-1983). Posteriormente à UFMG, atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004) e como membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - Conac.

Maria da Conceição da Silva Freitas, Universidade de Brasília

Professora Associada I na Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área de Educação e Trabalho, desde 2010. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Políticas Públicas e Formação Humana (2021-2022). Atuou como Vice-Coordenadora da pesquisa da Redecentro: “Formação de professores (as) na região Centro-Oeste”, na Universidade de
Brasília (2013-2018), onde desenvolveu subprojeto de pesquisa “Inserção profissional dos egressos da Pedagogia”. Foi Coordenadora pedagógica do Projeto “Tecendo a cidadania no campo: alfabetização de jovens e adultos no Distrito Federal e Entorno” (2012-2014). De 2012 a 2015 foi orientadora colaboradora no Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. Atuou como Pesquisadora Faperj e docente no Instituto Superior Tecnológico do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica, órgão da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Formação de Professores, Currículo, Juventude e mundo do trabalho, e, Orientação Vocacional/Profissional e Aconselhamento. Escreve e publica sobre trabalho docente.

Mauro Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (FCL-UNESP), mestrado em Educação Escolar (FCL-UNESP) e doutorado em Educação (FEUNICAMP). É professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Hortolândia.

Ramon de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Foto Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Qualificação
Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, política educacional, ensino médio, juventude e qualificação profissional. É autor dos livros: Informática Educativa (Papirus), A desqualificação da educação profissional brasileira (Cortez), Empresariado industrial e educação brasileira (Cortez) e Agências multilaterais e a educação profissional brasileira (Alínea), GLOBALIZAÇÃO E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ANOS DE 1990 (IFPR). Organizador do livro “Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: políticas públicas em debate (Papirus). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Yara Lígia Bambil Darós Garcia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROFEDUC/UEMS)

Mestre em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROFEDUC/UEMS) e graduada em História pela Universidade Católica  Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande/MS. Docente na rede privada de Educação básica. Desenvolve pesquisa sobre a reforma do Ensino Médio e parceria público-privada em Mato Grosso do Sul.

Descargas

Publicado

November 5, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-5954-522-3

Fecha de primera publicación (11)

2024

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Ebook

Ebook

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-5954-526-1

Fecha de primera publicación (11)

2024

Dimensiones físicas