Evaluación, Formación Docente y Perspectivas de la Educación Inclusiva: Ejes de la Atención Educacional Especializada

Autores/as

Manoel Osmar Seabra Junior (ed)
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
https://orcid.org/0000-0002-8429-2180
Rosane Michelli de Castro (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Didática.
https://orcid.org/0000-0002-7383-4810

Palabras clave:

Educação especial, Inclusão em educação, Professores - Formação, Práticas de Ensino

Sinopsis

A Coleção intitulada Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva trata-se de uma obra constituída por seis volumes que tem por finalidade retratar, nacionalmente, os melhores trabalhos de monografias apresentados no Seminário Presencial Atendimento Educacional Especializado na Educação Inclusiva: possibilidades e desafios do Séc XXI, do curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, na perspectiva da educação inclusiva. Esse curso, realizado na modalidade a distância (Lato Sensu) pelo Departamento de Educação Especial, da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Câmpus de Marília/SP, foi financiado com recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, sob interveniência da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Universidade Aberta do Brasil – UAB e Ministério da Educação – MEC. 

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes1.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoel Osmar Seabra Junior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Doutor em Educação - UNESP/Marília, (2008) na Linha de Pesquisa Educação Especial no Brasil. Atua na área de Educação Especial com ênfase em Atividade Motora Adaptada, Inclusão e Tecnologia Assistiva. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente, na função de coordenador do curso. É membro da comissão permanente de Acessibilidade junto à Reitoria da UNESP. É membro da SOBAMA - Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Pesquisador dos grupos de pesquisa em deficiências físicas e sensoriais da UNESP de Marília e do grupo API, Ambientes potencializadores para Inclusão da UNESP de Presidente Prudente. Presta assessorias ao MEC, relacionadas à implementação das salas de recursos multifuncionais. Tem experiência em EaD (Ensino a Distância), e atua como Orientador de Turma, no Curso de Pedagogia semipresencial da UNIVESP/UNESP, no campus de Presidente Prudente. Professor orientador do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/
CAPES/MEC.

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Didática.

Pedagoga (1995), Mestre (2000) e Doutora (2005) em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Marília - SP. Pós-Doutorado (2010) - Fundação Carlos Chagas - SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática - FFC-UNESP/Marília. Atua como docente no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da FFC - Unesp/Marília - SP. É membro integrante, na qualidade de pesquisadora - linhas de pesquisa -História da Formação de Professores no Brasil-, -Didática, Currículo
e Fundamentos da Educação - e - A pesquisa e a formação do educador -, e na qualidade de Líder do Grupo de Pesquisa - GP FORME - Formação do Educador -, cadastrado junto ao CNPq. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Gládis Amélia de Almeida

Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Denise Ivana de Paula Albuquerque

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação, FCT, UNESP de Presidente Prudente, e Docente do Departamento de Educação Física da FCT, UNESP de Presidente Prudente. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Neuza Sueli Corrêa da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília (UNIMAR). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.). Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Rosimar Bortolini Poker

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Carina Escabora

Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/ UNESP. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Fabiana Cristina de Souza Stesse

Doutora em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Simara Pereira da Silva

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Denise Cintra Villas Boas

Doutoranda em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo - PUC-SP. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Cláudia Viviane Leandro Rodrigues

Pedagoga e Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE, UNESP-Marília, Docente de sala de recursos multifuncionais na Rede Municipal de Sorocaba. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Angélica Furtado de Almeida

Pedagoga (2002) pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Psicopedagoga (2004) pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG) em parceria com a Faculdade Taboão da Serra (FTS). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2009) pela Anhanguera Educacional. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Ana Cláudia Figueiredo Frizzo

Doutora em Neurociências - FMRP –USP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia – FFC – UNESP – Marília. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Aline Luiza da Silva Bidóia

Especialista em Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Marília/SP. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Paulo Sérgio Teixeira do Prado

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo/USP – São Paulo. Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP – Marília/SP. Professor orientador do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Kéren Hapuque Cabral de Marins

Especialista na área da Educação, Professora de Inglês no Ensino Fundamental na Rede Particular de Ensino (Ibitinga – SP) e Professora Coordenadora do Ensino Fundamental (5a a 8a séries) na Rede Estadual de Ensino (Ibitinga – SP). Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Antônio dos Reis Lopes Mello

Professor da Universidade de Marília (UNIMAR). Diretor de Escola EE Bento de Abreu Sampaio Vidal – SEE-SP – Marília. Professor orientador do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Rita de Cássia Oliveira da Fonseca

Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ/CE. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela UNESP/MEC. Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Carmen Silvia B. F. Carvalho

Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Ana Paula Almeida Costa

Psicopedagoga e Especialista em Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.). Discente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Simone Ghedini Costa Milanez

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – SP. Professora orientadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva – Convênio UNESP/SECADI/UAB/CAPES/MEC.

Lúcia Pereira Leite

Livre-docente em Psicologia da Educação. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela- UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela UNESP/ Marília. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru. Assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Coordena estudo de cooperação internacional (Unesp, UFSCar, Holguín - Cuba, Barcelona e Sevilha - Espanha e Faro - Portugal, financiado FAPESP) e participa da rede internacional de pesquisa ?Diferença, Inclusão e Educação? (CAPES-PRINT/Unesp). Foi vice-coordenadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior. Líder do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais - ANPEPP. Integra a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP.

Claudia Regina Mosca Giroto

Possui graduação em Fonoaudiologia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/Campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2006) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)/UNESP/Campus de Marília/SP. Docente do Departamento de Educação Especial/Curso de Pedagogia; do curso de especialização em Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva; e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP e em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr)/UNESP/Campus de Araraquara/SP. Possui experiência nas áreas de Educação e Saúde (Fonoaudiologia, Educação Inclusiva e Educação Especial). Atua, principalmente, com os seguintes temas: educação inclusiva; educação especial; interdisciplinaridade saúde e educação; fonoaudiologia educacional; linguagem escrita; surdez; inclusão e desmedicalização da educação. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Inclusão e Desmedicalização da Educação (LIDE), vinculado ao Departamento de Educação Especial da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP. Vice-líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil - GEPADI" (FFC/UNESP/CNPq). Colaboradora do grupo de pesquisa interinstitucional "Linguagem, cognição e audição: implicações para saúde e educação (UFSC - Linguística/CNPq). Pesquisadora colaboradora do Projeto em Rede OBEDUC/CAPES/MEC/FFC/UNESP "Acessibilidade no ensino superior" (2012-2016). Coordenadora dos 3º e 4º Anexos ao Acordo de Cooperação Internacional entre a UNESP e a Universidade de Alcalá/Espanha (2013-2015). Supervisora fundadora do Centro de Formação, Extensão e Pesquisa em Inclusão (CEFEPI) da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP. Possui experiência como Professora Pesquisadora em Formação Continuada para professores na modalidade de educação a Distância (Convênio SEESP/MEC/FFC/UNESP). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf Tesoureira (2013/2014). Membro do Conselho Fiscal da ABAlf (2015/2016).

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Concluiu Pós-doutorado no Programa de Lingüística da Universidade Federal de São Carlos. É integrante do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso -GEGe. Coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - Lalis - Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC - CAPES Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49 2012). Atualmente é responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista ? Campus Marília Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai (Processo No. 418/2014). É membro da Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Directos Humanos ? UNPL Argentina e do Comitê Acadêmico de Discapacidad y Accesibilidad, vinculado à Associação do Grupo de Universidades de Montevideo ? CAAyD AUGM. Atua como assessora científica de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Publicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão).

Descargas

Publicado

December 19, 2012

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-310-6

Fecha de primera publicación (11)

2012

Dimensiones físicas

160mm x 230mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

Dimensiones físicas