A autobiografia como metodologia para uma história da disciplina arte no Brasil: vida e formação de uma arte/educadora
Palabras clave:
Educação – História, Autobiografia, Professores de arte, Experiência da vidaSinopsis
Tomando como premissa que das experiências de cada educador é possível fazer intersecções com a história de formação de outros profissionais da área; e destas semelhanças é possível vislumbrar aspectos que estão presentes na própria história da disciplina que lecionam é que se desenvolve este trabalho.
Deste modo, questiona-se se a experiência de se tornar uma arte/educadora contribui para compreender o ensino da Arte no Brasil? Nesse sentido, propõe-se a análise dos aspectos da vida e formação da autora como arte/educadora para o estudo da disciplina Arte no Brasil.
Tais aspectos podem ser coletados desde o que atualmente conhecemos como Educação Infantil, em que professores que reconheçam a importância do ato criativo da criança e oferecem possibilidades de vislumbrar o espaço escolar e da disciplina Arte como ação cultural, podem influenciar a formação do arte/educador.
Ao final, por meio dos relatos autobiográficos da pesquisadora ultrapassam os limites individuais e assume um significado que pode ser estendido a uma comunidade de sujeitos que partilham experiências semelhantes e nesse sentido, o trabalho com memória autobiográfica pode significar uma contribuição importante para a história do ensino.
LEONARDO MARQUES TEZZA
Selo Editorial:
Apoio:
Base de Dados:
Capítulos
-
Prefácio
Descargas
Descargas
Publicado
Categorías
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.