Jean Piaget en el siglo XXI: escritos de epistemología y psicología genéticas

Autores/as

Adrián Oscar Dongo Montoya (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação
Alessandra de Morais-Shimizu (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação.
Vicente Eduardo Ribeiro Marçal (ed)
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia.
http://orcid.org/0000-0003-0471-4425
Josana Ferreira Bassi Moura (ed)

Palabras clave:

Piaget, Jean, 1896-1980, Epistemologia genética, Psicologia genética, Educação - Filosofia

Sinopsis

O I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget, organizado pelo Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE –, em setembro de 2009, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na cidade de Marília –SP, teve o objetivo de promover o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de grupos de estudo e de pesquisa brasileiros, que se dedicam ao estudo da obra de Jean Piaget. Os textos que agora apresentamos neste livro se referem às conferências e às palestras expostas nas mesas-redondas, durante o evento.O I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget, organizado pelo Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE –, em setembro de 2009, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na cidade de Marília –SP, teve o objetivo de promover o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de grupos de estudo e de pesquisa brasileiros, que se dedicam ao estudo da obra de Jean Piaget. Os textos que agora apresentamos neste livro se referem às conferências e às palestras expostas nas mesas-redondas, durante o evento. Com esta obra acreditamos que o I Colóquio confirme o seu propósito básico de divulgar a obra de Jean Piaget e de evidenciar a potência da sua teoria por meio do debate de novas pesquisas científicas e filosóficas.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adrián Oscar Dongo Montoya, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação

Professor Titular da Faculdade de Filosofi a e Ciências da UNESP -Campus de Marília. Mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP. Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade LUMIERE LYON II - França e nos Archives Jean Piaget da Faculdade de Educação da Universidade de Genebra. Principais publicações: Piaget e a criança Favelada, pela Vozes, 1986; Piaget: imagem mental e construção do conhecimento, pela Editora UNESP, 2005; Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget, pela Editora da UNESP, 2009.

Alessandra de Morais-Shimizu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação.

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru (1993), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Master en Programas de Intervención Psicológica en Contextos Educativos, pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2015). Expert em Aprendizagem Cooperativa, pela Universidad de Alcalá, Espanha (2018). Atua como professora assistente doutora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, desde 2008. Vice-líder do GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (2018-2019). Tem formação e experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento Moral; Educação em Valores; Aprendizagem Cooperativa; Educação Integral, práticas cooperativas e integrativas, e instrumentos de medida de juízo moral e para a avaliação do clima escolar. Focalizadora e amante das Danças Circulares.

Vicente Eduardo Ribeiro Marçal, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia.

Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pelo IP-USP - (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). Mestre em Filosofia pela FFC-UNESP (Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista/Campus Marília). Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea: Aspectos Éticos e Jurídicos pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Licenciado em Filosofia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Hoje atua como professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, onde também é Coordenador do GEPEGRA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica - CNPq). Além disso, possui experiência em Teoria do Conhecimento e Lógica, Epistemologia Genética e Filosofia com ênfase em Epistemologia.

Josana Ferreira Bassi Moura

Mestre em Educação, pela Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (2009). Graduada em Letras Anglo Germânicas - Licenciatura - pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis (1978). Especialista em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Unesp, campus de Assis (1979) e em Psicopedagogia pela Unesp, campus de Ourinhos (2002). É pesquisadora do GEPEGE (Grupo de estudo e pesquisa em Epistemologia Genética e Educação) da UNESP de Marília. É revisora da revista Schème, de Estudos Piagetianos, desse mesmo grupo. Atuou como orientadora de disciplina no curso de Pedagogia UNESP/UNIVESP de 2010 a 2013. Cursou Especialização em Ensino à Distância pela UNESP/UNIVESP de 2010 a 2013. Cursou "Produção Editorial" - Formação a Distância - pela Universidade do Livro/UNESP, em 2013. Professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura, na rede pública, de 1977 até 1994. Foi também coordenadora pedagógica de 1995 a 2002 na rede particular de ensino, e professora de Literatura e Atualidades, na rede particular de ensino, de 1989 até 2002. Tem profundo interesse na questão da leitura e da escrita. 

Cinele Ribeiro de Sá Leite Chakur

Pedagoga, obteve o título de Doutora em Psicologia Escolar na Universidade de São Paulo (USP) e o de Livre Docente na área de Psicologia da Educação, na UNESP de Araraquara. Atuou como docente da disciplina Psicologia da Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas publicados em artigos e livros voltados, particularmente, para a compreensão da mente infantil e para a área de formação de professores. Para tanto, trabalhou na Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP e, posteriormente, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, onde participou da implantação e integrou o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar até 2007, quando se aposentou.

Clélia Maria Ignatius Nogueira

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofi a Ciências e Letras de Tupã/SP; mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou como docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá durante 30 anos. Atualmente é professora pesquisadora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM/UEM, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e orientações, particularmente em Epistemologia Genética, educação matemática e educação de surdos e suas interfaces. É integrante, desde 1998, do GEPEGE e líder, desde 2002 do GIEPEM – Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UEM.

Fernando Becker

Professor Titular de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Professor do PPGEdu/UFRGS. Doutor em Psicologia Escolar pela USP. Autor, entre outros, dos seguintes livros: A epistemologia do professor; o cotidiano da escola (14. ed., Vozes, 2011); Educação e construção do conhecimento (2001, Artmed). Tradutor do Abstração Re! exionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais, de J. Piaget. (Artes Médicas, 1995); e, com Tania B. I. Marques, do livro Piaget ou a inteligência em evolução, de J. Montangero e D. Maurice-Naville (Artes Médicas, 1999). Autor da pesquisa Epistemologia do Professor de Matemática (UFRGS, 2010 – no prelo, Ed. Vozes). Professor Visitante junto ao Dpto de Psicologia da PUC/Peru (2011, Lima) e junto à Universidad de la Frontera (2009 e 2010, em Temuco, Chile).

Jean-Marie Dolle

Nascido na França em 03 /02/1933, estudou Filosofi a na Universidade de Nancy. Foi professor de Filosofia nas Ecoles normales d’instituteurs et d’institutrices. Assistente na Universidade de Besançon ensinou a Psicologia Genética. Depois, na Universidade de Paris XIII, e enfim, Professor na Universidade Lumière (Lyon2). Nesta última Universidade estabeleceu um Laboratório de Epistemologia e Psicologia Genéticas de campo, no qual dirigiu teses, fez pesquisas sobre a intervenção remediadora para as crianças com dificuldades de aprendizagem, e escreveu livros e artigos, alguns traduzidos no Brasil. Participou de muitos Congressos no Brasil e ensinou numa Universidade do Estado de Rio de Janeiro. Professor emérito da Universidade Lumière (Lyon2), é laureado pela Academia Francesa.

José Antonio Castorina

Profesor de Filosofía, por la Universidad Nacional de La Plata, Magíster en Filosofía, por la Sociedad Argentina de Análisis Filosófico y Doctor en Educación, por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Brasil. Es actualmente Profesor Consulto de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires y Director del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación de la Universidad de Buenos Aires. Se desempeña como Investigador Principal del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas (CONICET). Ha pronunciado conferencias y dictado seminarios de doctorado en universidades nacionales y de otros países de Latinoamérica y Europa. Ha publicado artículos y libros sobre epistemología de la psicología del desarrollo y de la educación; psicología del desarrollo de nociones sociales; relaciones entre psicología del desarrollo y teoría de las representaciones sociales.

Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP. Leciona Psicologia do Desenvolvimento para cursos de Graduação em Psicologia e outras Unidades da USP e para alunos do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Pesquisa as relações entre afetividade e inteligência em interpretações de contos de fadas e em diferentes contextos de desenvolvimento a partir da perspectiva de Jean Piaget. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem (LEDA-LaPp). Possui artigos e capítulos de livros sobre suas pesquisas e sobre a teoria de Piaget.

Nelson Pedro-Silva

Possui Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1988), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (1994) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Publicou entre outros livros e capítulos, Ética, indisciplia & violência nas escolas (Vozes, 5ª ed.), Entre o público e o privado (Unesp) e, em co-autoria, Disciplina/indisciplina (Mediação, 3ª ed.). Atualmente é professor assistente-doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Psicologia da Moralidade Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, indisciplina, bullying, desenvolvimento moral, virtudes, psicologia ética. 

Ricardo Pereira Tassinari

Professor assistente doutor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pesquisador junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLECH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na área de Lógica, Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento. Possui doutorado em Filosofi a pela UNICAMP (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) (1998), graduação em Física (Bacharelado) pela UNICAMP (1992), com iniciação científi ca em Lógica-Matemática, e graduação em Matemática (60%, Bacharelado, não concluído) pela UNICAMP (1994). Realizou em 2010, pós-doutorado nos Arquivos Jean Piaget da Universidade de Genebra.

Rosely Palermo Brenelli

Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de Graduação e Pós Graduação do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia – GEPESP / Unicamp. Membro do grupo de trabalho Jogos: Psicologia e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia.

Silvia Parrat-Dayan

Pesquisadora e colaboradora científi ca nos Arquivos Jean Piaget da Universidade de Genebra, Suíça. Foi colaboradora do Centro Internacional de Epistemologia Genética. Foi professora na Universidade de Lausanne na Suíça e na Universidade de Nancy na França. Foi professora visitante em diferentes Universidades de Brasil. Recentemente ela obteve por concurso a beca de professora visitante da Cátedra Franklin Pease García Yrigoyen. na Pontifi cia Universidad Católica de Lima, Peru. Também é conferencista internacional. Realizou pesquisas no domínio do desenvolvimento cognitivo, da história da infância, do pensamento pedagógico de Piaget e no domínio da teoria piagetiana. Publicou diferentes livros: De la pédagogie (Odile Jacob); Materner : Du premier cri aux premiers pas (O.Jacob); Como enfrentar a indisciplina na sala de aula (Contexto).

Susana Frisancho

Profesora asociada del Departamento de Psicología de la Pontifi cia Universidad Católica del Perú. Es doctora en psicología del desarrollo por la universidad de Fordham, en Nueva York, magíster en psicología y licenciada en psicología educacional por la Pontifi cia Universidad Católica del Perú. Desde 1996 es miembro activo de la Association for Moral Education, AME. Sus temas de interés interés son: construcción del conocimiento, psicología y educación moral, desarrollo social y de la democracia, desarrollo cognitivo, psicología de la educación, constructivismo y educación, desarrollo del pensamiento político, atmósfera moral institucional, moral y cultura. Entre sus últimas publicaciones están: Frisancho, S.; Moreno, M.; Ruiz Bravo, P. y Zavala, V. (2011) (editoras). Aprendizaje, cultura y desarrollo. Una aproximación interdisciplinaria. Lima: Fondo editorial de la PUCP. 

Zelia Ramozzi-Chiarottino

Formada em Filosofia, FLCH da USP. Pós-Grad. em Filosofi a das Ciências [1965/67 - D.E.S. na Université d’Aix-Marseille], sob a orientação do epistemólogo Gilles G. Granger. Doutorado em Ciência, 1970, no IP-USP. Estágio na Univ. de Genebra, 1972, (aluna ouvinte de Jean Piaget, curso: “Biologie et connaissance”). Pós-Doc. em Linguística, 1974/75. Un. Degli Studi di Roma, (La Sapienza). Livre Docência em 1982. Titular em 1987. Diretora do IP-USP 1988/92. Professora no Instituto de Física da USP (1970-1972). Professeur Invité-Un. Lyons II, 1990. Bolsista Senior da Un. de Genève-1995. Em 2004-Professora convidada pela Un. Lyon I e II ; e Hôpital Saint-Jean de Dieu, em Lyon, Fr. Profª. Fundadora do IP_USP. Criou Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Psicossocial, em 1968. Publicou 8 livros, um deles na França,(Paidos/Centurion), vários artigos, (no Brasil, França e Suíça), vários capítulos de livros. Orientou mais de 60 Teses e Dissertações.

Descargas

Publicado

November 3, 2011

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-165-2

Fecha de primera publicación (11)

2011

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 9mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

Dimensiones físicas