Políticas públicas educativas: cuestiones y desafíos contemporáneos

Autores/as

Carlos da Fonseca Brandão (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Educação.
https://orcid.org/0000-0003-2254-0692
Luciana Siqueira Rosseto Salotti (ed)
FATEC Assis e Marília
https://orcid.org/0000-0002-5432-2553
Rosimeire dos Santos (ed)
UNESP - Araraquara
Stelamary Aparecida Despincieri Laham (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-2856-8832

Palabras clave:

Políticas públicas, Educação, Professores – Formação, Ensino fundamental, Ensino universitário, Inclusão em educação, Ensino à distância, Ensino – Currículos, Ensino profissional

Sinopsis

Se podemos afirmar que as Políticas Públicas Educacionais espelham um conjunto de intenções e arenas sobre diversos aspectos da Educação, e considero que não só podemos como devemos, a presente coletânea reúne um conjunto de analistas se encarregaram de indagar e contrastar, com um suporte documental e legal consistente, explicitando com clareza um vínculo quase sempre negado porém imprescindível entre o processo da política e o processo legislativo. Assim, encontramos nessa coletânea um muito bem desenhado vínculo do analista de política, quando se entende de modo implícito e de modo explícito, a noção de que a política pública e também a política educacional é o Estado em ação. Esta ideia emerge a todo o momento de modo recorrente explicitando os vínculos que há entre Estado e Sociedade fundamentalmente quando o conceito de governo atravessa estas inter-relações. Se não houvesse outras, essas razões já seriam demasiado suficientes para nos debruçarmos com atenção a todos os capítulos que compõem a presente obra coletiva.

Auxílio Nº 0798/2018, Processo Nº 23038.000985/2018-89, Programa PROEX/CAPES

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes1.jpg     

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos da Fonseca Brandão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Educação.

Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP (1994), Doutor em Educação pela UNESP - Marília (2000), Livre-docente em Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio pela UNESP - Assis (2006) e Pós-doutor pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB (Barcelona - Espanha - 2011), pela Universitat Rovira i Virgili (Tarragona - Espanha - 2015) e pela Uppsala Universitet (Uppsala - Suécia - 2017). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação (DELLE) da UNESP - Assis) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNESP - Marília. Foi Professor Visitante na Universidade do Porto (Portugal - 2009), na Universidad de Granada (Espanha - 2009), na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina - 2010), na Universidad de Santiago de Compostela (Espanha - 2011), na Universidad de Santiago de Chile (Chile - 2012), na Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina - 2013) e na Universidad Nacional del Sur (Bahía Blanca, Argentina, 2018). Atua na docência e pesquisa nas áreas de política educacional, educação comparada e educação internacional, com artigos e livros publicados nas editoras Avercamp, Autores Associados, Edusc, Poiesis, UNESP, Vozes, entre outras.

Luciana Siqueira Rosseto Salotti, FATEC Assis e Marília

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP (2015). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2002). Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998). Experiência como docente de Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Atuou em cursos de formação profissional em EaD na FATEC, como mediadora e professora autora. Atualmente é professora de Espanhol na FATEC Assis e Marília. Docente voluntária na Área Comunicação, Expressão e Humanidades do Centro para Desenvolvi-mento de Potencial e Talento - CEDET Assis. Membro do Conselho Consultivo da Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento ASPAT e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Capacidade Elevada de Assis. Membro do Corpo Editorial da Revista RGE- Revista de Gestão e Estratégia da Fatec Assis. Participa dos grupos de pesquisa: Coletivo de Pesquisadores em Políticas Públicas Educacionais - COPPE - UNESP Marília e da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação - RENEIVA. Principais temas de estudos: Formação Profissional, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Atendimento aos estudantes com capacidade elevada, Formação de Família para Apoio ao Talento.

Rosimeire dos Santos, UNESP - Araraquara

Doutora em Educação Escolar pela UNESP campus de Araraquara na linha - Formação do Professor, trabalho docente e prática pedagógica. Mestre em Linguística, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (1996) e graduação em letras pela Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência na docência e gestão da Educação Básica e do Ensino Superior. Foi responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Assis no período de 2008 a 2015. Atuou como Orientadora de Disciplina do Curso de Pedagogia UNESP/UNIVESP. Membro da Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento ASPAT. Diretora Técnica do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento CEDET/Assis. Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com alta Capacidade de Assis. Pesquisadora da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação (REINEVA) e do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Públicas Educacionais (COPPE) UNESP/Marília. Principais estudos nos temas: Dotação e Talento - Estudantes com Altas Capacidades - Educação Especial - Formação de Professores - Formação do Leitor - Educação a distância - Educação Inclusiva. Formação de famílias para o Apoio ao Talento

Stelamary Aparecida Despincieri Laham, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Doutoranda em Educação pela UNESP campus de Marília, na linha Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Mestre em Educação Escolar (2016) pela UNESP campus de Araraquara pela linha de Política e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2005) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual PaulistaUNESP (1997). Pós-graduada em Planejamento, Gestão e Implementação de Educação a Distância pela UFF-Universidade Federal Fluminense (2010). Atuou como Orientadora de Disciplina do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIVESP/UNESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo, campus UNESP Assis. Participou da execução e implantação do Polo de Apoio Presencial de Tarumã EaD, do Sistema Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação e Cultura. Atuou como coordenadora do Polo EaD do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB do Município de Tarumã-SP. Participou como Supervisora Administrativa e de Tutoria do Curso de Aperfeiçoamento Mediadores de Leitura, UNESP/UAB. Atualmente é Coordenadora do NEaD - Núcleo de Educação a Distância da FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis.

Alonso Bezerra de Carvalho

Graduado em Filosofia (1986), em Ciências Sociais (1992) e Mestrado em Educação (1997) pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Doutor em Filosofia da Educação (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015), na Universidade de Cergy-Pontoise (França-2015) e na Universidade de Buenos Aires (2017). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq.

Chelsea Maria de Campos Martins

Doutoranda em Educação (2019) pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). É mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara (2001). Membro do Grupo de Estudos: Coletivo de Pesquisadores Polícias Educacionais-COPPE/UNESP. Docente do Ensino Superior e Coordenadora do NAAc (Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas) do Centro Universitário Moura Lacerda - Unidade 3/Jaboticabal/SP. Supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de Taquaritinga - SEDUC/SP. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Membro do Conselho Deliberativo APASE.

Daniel Capella Pereira

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pela Unidade de Pós-Graduação do Centro Paula Souza com pesquisa voltada a área de Políticas Públicas para a Educação. Especialista em Estratégia Empresarial (2013) e Docência para o Ensino Superior (2017). Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2015) pela Universidade Cruzeiro do Sul; e Licenciado em Administração pela Fatec São Paulo (2014). Atuou como coordenador de projetos no Grupo de Formulação e Análises Curriculares na Coordenadoria da Unidade de Ensino Médio e Técnico do CEETEPS. É professor pesquisador do Grupo de Pesquisas Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica do CEETEPS.

Fernanda Gonçalves Gomes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista em 2018, com duas especializações Lato Sensu em andamento na área de Gestão Escolar e Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Especial, e a pós stricto Sensu, o mestrado, em andamento pela universidade estadual de São Paulo -UNESP. Professora do ensino fundamental no municípior de Assis desde 2019. Áreas de pesquisas: Educação: Políticas Públicas para Educação, Feminismo na Educação, Gestão Escolar Democrática e Avaliação na Educação Especial.

Flavia Oliveira de Assis Lourenço

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Assis (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Possui Pós-Graduação “Lato Sensu em “Psicopedagogia Institucional e Clínica". Atualmente cursa mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília e é professora titular da Secretaria Municipal de Educação de Assis e membro do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais - COPPE-UNESP.

Gabriel Pereira do Amaral

Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUNESP/FCL-Assis/Sp. Especialista em Gênero e Diversidade Escolar, Psicopedagogo Clínico e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Formador de Tradução e Intérprete de Libras pela mesma IES e em Gestão Educacional e Políticas Públicas (FGV). Professor pela secretaria de educação do Estado de São Paulo, membro do grupo de pesquisa COPPE (Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais) UNESP de MaríliaSP.

Graziela Cristina de Oliveira Holmo

Mestre em Educação na UNESP - Campus de Marília. Possui graduação em Pedagogia - Faculdades São Judas De Pinhais (2002) e graduação em Ciências com habilitação em matemática pela Fundação do Município de Assis (1997). Atualmente é supervisora de ensino - Secretaria Municipal de Educação de Assis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Henrique Adelino Chiquemba

Doutorando em Educação na linha: Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organização, Trabalho e Movimentos Sociais. Na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Marília. Formação iniciada em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Lubango, Huila- Angola. Professor de Profissão no Ministério da Educação em Angola, Professor Destacado no Ministério do Ensino Superior em Angola. Participante do grupo de pesquisa COPPE. Tem experiência como docente na educação básica e superior em Angola, Pesquisa com ênfase em Políticas Públicas educacionais, em avaliação na educação.

Iago De Mello Pereira

Graduado no curso de Letras (Licenciatura), com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas respectivas literaturas, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Assis (FCL UNESP Assis). Realizou o projeto de iniciação científica (com bolsa PIBIC/Reitoria) sob o título de "O conceito de afeto e emoção em Lev Vygotsky e sua contribuição para a educação", abrangendo a área da filosofia da educação e a psicologia na sala de aula. Atuou como professor tutor/bolsista de língua francesa no projeto de extensão da UNESP Assis o CLDP - (Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores). 

Ione da Silva Cunha Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FFC-MAR) na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas -MS, atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação. É coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Educação, Ética e Sociedade na Universidade Estadual Paulista - Assis. É integrante do Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste de MS. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Pedagogia/CPTL entre 2014 e 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e Educação, Formação de Professores e Currículo e Educação.

Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2009), área de concentração Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Mestre em Educação na área de concentração de Formação de Professores e Avaliação. Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982). Professora titular da Faculdade de Tecnologia Indaiatuba- SP, atuou como Diretora da Fatec Victor Civita - Tatuapé - SP por sete anos e atualmente dirige a Faculdade de Tecnologia Sumaré - São Paulo/SP, desde 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e suas Teorias; Gestão Escolar; Planejamento Educacional e Avaliação, atuando principalmente Pesquisadora em modelagem de dados por meio de Análise por Envoltória de Dados (DEA) e tecnologia da informação. É professora pesquisadora do Grupo de Pesquisas Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica do CEETEPS e do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais – COPPE (UNESP).  

Maria Helena Alfenes Ferreira

Graduanda no curso de História (Licenciatura) na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Assis. Realizou o projeto de iniciação científica (com bolsa PIBIC/Reitoria) sob o título de "O conceito de afeto e emoção em Lev Vygotsky e sua contribuição para a educação", abrangendo a área da filosofia da educação e a psicologia na sala de aula.

Mariana Aparecida de Almeida Laurentino

Graduada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente (2017). Atualmente cursa mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Marília, é professora titular da Secretaria Municipal de Educação de Marília e membro do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais - COPPE-UNESP.

Nathália Delgado Bueno da Silva

Doutoranda e mestre em Educação na linha: Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP de Marília. Formação inicial em Pedagogia e especialista em Docência na Educação Superior. Participante do grupo de pesquisa COPPE - Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais. Tem experiência como docente na educação básica e superior. Pesquisa com ênfase em: Políticas Públicas educacionais, Pós- Graduação stricto sensu, Gestão Escolar e Formação de Professores.

Patrícia Ribeiro Mattar Damiance

Doutora em Ciências pelo Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB-USP-Bauru. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu (2012). Especialista em Enfermagem Pediátrica (2010). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2010). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2001). Docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis/SP (FEMA). Membro de Equipe Multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e aprovação do material didático produzido na modalidade EAD para o curso de licenciatura em Química do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA/FEMA). Designer Instrucional do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da FEMA - 2019/2020. Experiências e vivências na área de Políticas Públicas de Saúde, Saúde Coletiva, Educação, Educação Especial e a distância.

Renato de Menezes Quintino

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pela Unidade de Pós-Graduação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) com pesquisa em Políticas Públicas para Educação. Graduado em Tecnologia de Manutenção Aeronáutica pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - Prof Jessen Vidal. Possui experiência na área de educação. É vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do CEETEPS (SINTEPS). É professor pesquisador do Grupo de Pesquisas Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica do CEETEPS.

Sueli Soares dos Santos Batista

Pós-doutorado Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Mestre (1997) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do CEETEPS. Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS-Fatec Jundiaí) e o Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica vinculado à pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação e política educacional. Professora Pesquisadora do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais – COPPE (UNESP) e do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento.

Publicado

December 3, 2020

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-5954-015-0

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

Fecha de primera publicación (11)

2020