Aprendizaje Cooperativo: fundamentos, investigaciones y experiencias educativas brasileñas

Autores/as

Alessandra de Morais (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação
https://orcid.org/0000-0001-5521-9307
Laís Marques Barbosa (ed)
https://orcid.org/0000-0003-4864-5919
Patrícia Unger Raphael Bataglia (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação.
https://orcid.org/0000-0002-2575-3020
Mariana Lopes de Morais (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
https://orcid.org/0000-0002-5625-5331

Palabras clave:

Trabalho de grupo na educação, Aprendizagem em equipe na educação – Brasil, Valores, Inclusão escolar

Sinopsis

Destacamos a relevância desta obra para a Educação brasileira, considerando-se a necessidade de implementação de metodologias de ensino e  aprendizagem como a Aprendizagem Cooperativa, a qual se volta para o trabalho com o conhecimento, de modo ativo e interativo, sistematizado em pequenos grupos heterogêneos e favorecendo o desenvolvimento de competências cooperativas, da motivação para a aprendizagem e da autonomia moral dos estudantes, em uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, esta obra é de grande valia para educadoras e educadores, assim como para pesquisadores e pesquisadoras da temática, por trazer os principais referenciais teóricos nos quais a Aprendizagem Cooperativa se fundamenta, por ter seu desenvolvimento como campo de conhecimento, assim como por apresentar pesquisas empíricas efetivadas na realidade educacional brasileira.

As organizadoras

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra de Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação

Psicóloga, com mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Filosofia em Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília. Master em Programas de Intervención Psicológica en Contextos Educativos, pela Universidad Complutense de Madrid e Expert em Aprendizagem Cooperativa, pela Universidad de Alcalá, Espanha. É docente e pesquisadora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da FFC, UNESP, campus de Marília. Assessora científica da FAPESP e atuou como vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI). Focalizadora de Danças Circulares.

Laís Marques Barbosa

Pedagoga e mestranda em Educação, na linha de Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua nos seguintes temas: Psicologia da Educação; Aprendizagem Cooperativa e Educação em Valores.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Departamento de Psicologia da Educação.

Psicóloga com mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo é docente e pesquisadora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Marília. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI), membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e é assessora científica da FAPESP. É membro do Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genéticas (GEPEGE) e do Grupo de Estudos Valores, Educação e Formação de Professores.

Mariana Lopes de Morais , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília. Mestre e Doutoranda em Educação na linha Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI) pela mesma Universidade. Tem experiência na Educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e atua nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Desenvolvimento Moral, Novas Alternativas em Educação e Aprendizagem Cooperativa.

Adreiton Ferreira Bellarmino de Deus, Planeta Educação Gráfica e Editora LTDA

Mestre em Ciências pela USP, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP, pós-graduado em M.B.A. Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, é licenciado em Matemática pela UNESP. Atua profissionalmente há mais de 13 anos como Consultor Educacional, Consultor de Negócios e Coordenador Geral de Projetos Educacionais e Soluções Inteligentes, é Formador de Educadores na área de Matemática e Qualificação de Gestores Educacionais, ministra palestras, minicursos, colóquios em Universidades, Empresas e Redes Municipais/Estaduais de Educação com foco em pesquisa, formação inicial e continuada de professores, tecnologia e gestão pública. É pesquisador e articulista de assuntos relacionados à docência.

Antonio Sérgio Cobianchi, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena

Possui Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Mestrado em Matemática pela PUC - SP, Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE - USP. Professor da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo, EEL - USP. Professor de Pós-Graduação em Projetos Educacionais em Ciências - PPGPE da EEL-USP. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM desde 1994. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat. Professor Honorífico da Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo.

Camila Barreto Silva

Pós-doutoranda do Programa Jovens Doutores CAPES/FUNCAP 2018; Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista na área de Educação Inclusiva pela Faculdade 7 de Setembro (FA7). Graduada em Pedagogia (UFC). Pesquisadora acerca dos processos cognitivos e metacognitvos envolvidos nas habilidades da leitura e da escrita de pessoas com deficiência Intelectual no projeto de pesquisa LER: Leitura e escrita reinventada da UFC. Professora efetiva da Rede de Ensino da Prefeitura de Fortaleza. Formadora na área da alfabetização, letramento, educação especial e inclusiva.

Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Revisora de periódicos, como: Creative Education, European Journal of Entomology, Revista de Ensino de Bioquímica, Genética na Escola, PLoS Neglected Tropical Diseases, ACTA TROPICA e Parasites & Vectors. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular e nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.

Cássio Gomes Rosse

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2016) - FIOCRUZ-RJ e doutorando no mesmo programa. Professor de Biologia do Estado do Rio de Janeiro e de Ciências na Prefeitura de Miguel Pereira (RJ). Tutor presencial do consórcio CEDERJ, no qual ministra as disciplinas Prática de Ensino I, Prática de Ensino II e Dinâmica da Terra. Desenvolve pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Biociências.

Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral Brunatti, Prefeitura Municipal de Palmital, Secretaria Municipal de Educação de Palmital

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Marília-SP. Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Palmital concursada desde 1996. Atualmente, é docente na Escola Municipal Maria José Leão Rego Gonçalves, no 1º ano do Ensino Fundamental I. Atua na área de alfabetização, com ênfase na aplicação do método de Aprendizagem Cooperativa para o ensino-aprendizagem. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional de Assis IEDA (1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pelas Faculdades Integradas de Palmas (2002). Participa de Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI – UNESP – Campus Marília- SP.

Danielli Cristina Pimenta Magioni

Mestra em Educação, na linha de Psicologia da Educação e Processos Educativos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Marília-SP. Especialista em Arte Educação pelo Instituto Claretiano de Batatais, SP. Graduada em Letras, pela Fadap/Fap (Faculdades da Alta Paulista) de Tupã, SP. Artista visual e atuante na educação básica desde 2013. Atualmente, insere práticas artísticas à Aprendizagem Cooperativa, em sala de aula, para desenvolver habilidades diversas dentro da disciplina de Arte e História da Arte em duas escolas na cidade de Marília, SP.

Flávia Camargo Busatte, Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010), Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012), Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2015) e Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Centro-Oeste (2015). Tem experiência na área de Educação atuando como docente de séries iniciais e com formação de professores, também atuou na Gestão Escolar em Periferias Urbanas. Atualmente trabalha com formação de professores, é orientadora de estudos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e atua na supervisão pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental, Médio e Especial da Secretaria de Educação de Poços de Caldas - MG onde coordena um Projeto de atendimento à adolescentes fora de faixa etária, denominado Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte - ECAH.

Flávia Maria de Campos Vivaldi

Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP; doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da UNICAMP; Especialista em “Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na escola”, pela Unifran; Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid; Psicopedagoga, pela PUC- Minas, e Unincor; e integrante do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - UNICAMP/UNESP. Autora dos posts do blog “aluno em foco” https://gestaoescolar.org.br/blog/499/blog-aluno-em-foco. Realiza pesquisas sobre as práticas morais e o desenvolvimento de personalidades éticas. Atualmente, Secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, MG.

Francisane Maia

Pedagoga. Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa: Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano, pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Campus de Marília (UNESP). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atua nos seguintes temas: Educação infantil; Ensino fundamental; Educação em Valores e Educação Integral. É membro do Grupo de Pesquisa: GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral. Professora colaboradora no Projeto “Linguagens artísticas e lúdicas na Educação Básica: propostas de trabalho junto ao Projeto LUDIBUS”, vinculado ao Núcleo de Ensino de Marília. Atua como Focalizadora de Danças Circulares.

Janaina Fernanda Gasparoto Fusco

Com licenciatura Plena em Pedagogia e Gestão Escolar, formada pela Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC), especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”, membro integrante do Grupo de Estudos na Educação inclusiva (UNESP/Bauru). Professora na Educação Básica há 21 anos, nas redes Privadas e Públicas (Estaduais e Municipais). No presente momento atua na rede Municipal da cidade de Bauru/SP, como Coordenadora Pedagógica, na formação de Professores. Formadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Secretaria Municipal de Educação, com Cursos voltados à Educação Inclusiva (Altas habilidades, Superdotação e Talentos) e à Aprendizagem Cooperativa: superando desafios do contexto escolar em salas heterogêneas.

Jean Robert Poulin , Université du Quebec à Chicoutimi

Doutorado (Ph.D) em Orthopédagogie- Université de Montréal (1990); Mestrado en Éducation (Enseignement) - Universite Laval (1975); Aperfeiçoamento em Déficience Intellectuelle-Université de Genève (onde trabalhou com a equipe de Elsa Kitsikis); Graduação em Licence en Enseignement (enfance inadaptée) - Universite Laval (1971). Atua na área de Educação e Educação Especial. Pesquisador em inclusão escolar, deficiência intelectual, conflito sócio cognitivo e, aprendizagem cooperativa. Tem experiência em formação de professores para o atendimento educacional especializado. Foi professor visitante na UFC com bolsa do CNPq em 2008 e 2011. Presidiu no ano de 2010 a convite do Ministério de Educação da Bélgica, a comissão de avaliação da qualidade de programas de formação de professores da educação infantil da Bélgica francofone.

Laia Falcón

Doctora en Comunicación Audiovisual por la Universidad Complutense de Madrid y en Sociología del Arte por la Universidad Sorbona de Paris. Trabaja como Profesora de Comunicación Audiovisual y Coordinadora del “Máster en Comunicación Audiovisual para la Era Digital” en la Facultad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid. Forma parte de la Unidad de Psicología Preventiva de la Universidad Complutense, como responsable del área de comunicación y alfabetización audiovisual. Entre los principales trabajos realizados desde dicha Unidad destacan los documentos audiovisuales galardonados con el Premio Reina Sofía en el ámbito educativo y comunitario: “Prevenir en Madrid. Programa de prevención de drogodependencias con adolescentes”, el “Programa de prevención de conductas de riesgo desde la Educación Primaria” y “Aprendizaje cooperativo”. Entre sus principales líneas de investigación destacan la construcción de personajes y la alfabetización audiovisual como herramienta de educación en valores.

Leandra Chaves Marques Melim, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CTUR

Possui doutorado e mestrado em Ciências, pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é docente no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (UniMSB), no Pré-vestibular Social da Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ e na prefeitura de Angra dos Reis. Tem experiência na área de ensino, com ênfase nos temas: atividades investigativas e estratégias cooperativas de ensino de biologia.

Márcia Miranda Silveira Bello

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP - Campus de Bauru/SP. Especialista em Organização Pedagógica da Escola com ênfase em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Mestre em Docência para a Educação Básica pela UNESP - Campus Bauru/SP. Membro do Grupo de pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento, vinculado a UNESP - Campus de Bauru/SP. Atuou como professora de Educação Básica em redes municipais de Ensino. Atualmente é docente da Faculdade Aldete Maria Alves – FAMA – Iturama/MG e do Colégio FAMA-COC.

Maria da Rosa Capri, Escola de Engenharia de Lorena da USP, Departamento de Engenharia Química

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo, doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor VI da Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Professor VI da Universidade de São Paulo - EEL e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química atuando principalmente nos seguintes temas: Tinta, Metais tóxicos, ICP OES, Forno de microondas.

María José Díaz-Aguado

Catedrática de Psicología de la Educación, Directora del “Máster en Programas de Intervención Psicológica en Contextos Educativos” y de la Unidad de Psicología Preventiva, en la Universidad Complutense de Madrid, desde la cual ha llevado a cabo una extensa serie de investigaciones, con más de 173 publicaciones, sobre cómo adaptar la escuela a los retos de la sociedad actual, el aprendizaje cooperativo y cómo prevenir la exclusión y la violencia, con especial atención al acoso escolar y a la violencia de género. Investigaciones que han recibido numerosos galardones, como: el Premio Extraordinario por la Erradicación del Racismo y la Xenofobia del Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales; el Premio Reina Sofía al Programa “Prevenir en Madrid” y el Premio “Aula al mejor libro sobre educación de 2006” (por el libro “Del acoso escolar a la cooperación en las aulas”). Como Personalidad de reconocido prestigio es miembro de tres importantes organismos estatales españoles: el Observatorio Estatal de la Violencia sobre la Mujer, el Observatorio Estatal de la Convivencia Escolar y el Consejo Estatal de las Drogodependencias y otras Adicciones.

Maurício Roberto Motta Pinto da Luz, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz

Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). É pesquisador adjunto (desde 2006) e chefia do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Foi professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (de 1996 a 2008). Atuou entre 2008 e 2009 como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (Nível 6 - CAPES). Foi coordenador de Extensão em Biologia (2000 a 2002) e de Biologia do Pré-Vestibular Social (2002-2014), ambos da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. É torcedor fervoroso do Clube de Regatas do Flamengo.

Miguel Cláudio Moriel Chacon, Clínica Psicológica

Psicólogo pela UNESP/Assis/SP, especialista em Metodologia da Pesquisa Educacional pela UFMT/MT onde atuou como docente de 1988 a 2003, Mestre em Educação pela UNICAMP e Doutor em Educação pela UNESP/Marília/SP, Pós-Doutor em Educação pela UFSM/RS. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília/SP na linha de pesquisa em Educação Especial. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais e Coordenador do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com comportamentos de Superdotação (PAPCS). Sócio do Conselho Brasileiro de Superdotação – ConBraSD.

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados

Professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia - Universidade Laval, Quebec, Canadá (1995). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar; Orienta teses e dissertações nesse campo de conhecimento. Pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq e consultora Adhoc da CAPES e do CNPq com produções de livros e artigos no âmbito nacional e internacional.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru

Graduada em Pedagogia pela UNIMEP (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela UFSCar. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha. Livre Docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, dos Programas de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e e Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Profa. Pesquisadora Produtividade (CNPQ), é Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e membro do Observatório Nacional de Educação Especial.

Publicado

January 5, 2021

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-92-7

Fecha de primera publicación (11)

2021

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-71-2

Fecha de primera publicación (11)

2021