Evaluación del habla y del lenguaje: perspectivas interdisciplinares en Fonoaudiología

Autores/as

Célia Maria Giacheti (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Palabras clave:

Fonoaudiologia, Fala, Linguagem, Transtornos do neurodesenvolvimento, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Distúrbios da aprendizagem

Sinopsis

Este livro é resultado das atividades científicas desenvolvidas durante o III Simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa “Avaliação da Fala e da Linguagem” – Perspectiva Interdisciplinar em Fonoaudiologia; II Encontro de Pesquisadores em Linguagem; e III Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e Genética dos Distúrbios da Comunicação. Este evento foi realizado no período de 16 a 18 de maio de 2019, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, no município de Marília - SP, sob minha coordenação.
O Simpósio teve por objetivo promover um debate sobre temas contemporâneos em Avaliação da Fala e da Linguagem e a intersecção de grandes áreas do conhecimento, que compartilham o mesmo objeto de pesquisa – A Comunicação Humana e seus transtornos.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Apoio:

Logo_e-book_-_CNPq5.jpg

CNPq - Processo nº 403473/2018-7

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Maria Giacheti , Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Graduada em Fonoaudiologia. Professora titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília-SP. Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Livre docente em “Diagnóstico fonoaudiológico” pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília-SP. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UNESP-Marília. É membro pesquisadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e ensino (INCT-ECCE). Líder do grupo de pesquisa “Avaliação da Fala e Linguagem”, cadastrado no diretório do Grupo de Pesquisa CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudo, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico-LEAD.

Aline Mara de Oliveira

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Campinas – Campinas - SP; Mestre em Lingüística pela Universidade de São Paulo (USP - São Paulo); Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto), Pós-Doutorado em Fonoaudioogia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília-SP, docente no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Amanda Gabriela de Oliveira

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - FOB/USP e Mestre em Ciências pelo Programa de Fonoaudiologia da FOB/USP. Discente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia nível doutorado e Professora substituta nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Terapia Fonoaudiológica: Voz, Reabilitação Fonoaudiológica em Cabeça e Pescoço, Voz, Fissura Labiopalatina e Disfunção Velofaríngea. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre a Linguagem.

Amanda Traqueta Ferreira-Vasques

Fonoaudióloga. Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Prática Profissionalizante em Diagnóstico Fonoaudiológico, Mestrado e Doutorado em Processos e Distúrbios da Comunicação na mesma Universidade. Atualmente aluna de Pós-Doutorado em Diagnóstico Fonoaudiológico na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

Ana Carina Tamanaha

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós Doutorado pelo Depto de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente, é Professora Afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo.

Ana Claudia Moreira Almeida Verdu

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora atual do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp, Bauru. Atua como sócio pleno na Sociedade Brasileira de Psicologia e na Associação Brasileira de Análise do Comportamento. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e ensino (INCT-ECCE).

Ana Luiza Navas

Graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela University of Connecticut, EUA. Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Professora adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, SP. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aparecido José Couto Soares

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fonoaudiólogo do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP atua no apoio didático, pesquisa e extensão na área de linguagem e seus transtornos junto ao Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Pediatria – LIFPED-FMUSP/SP. Professor dos cursos de pós-graduação lato-sensu do Complexo Faculdades Metropolitanas Unidas na interface entre linguagem oral, escrita e educação.

Brasília Maria Chiari

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professora Titular e Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo.

Camila de Castro Corrêa

Graduação em Fonoaudiologia e Mestrado em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucautu – UNESP. Doutorado Sanduiche pela Sapienza Università di Roma (BEPE - FAPESP). Professora da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

César Augusto Baaklini

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e residência-médica pela Faculdade de Medicina de Marília (2004). Atualmente é médico da Faculdade de Medicina de Marília.

Clay Brites

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Residência médica em Pediatria com especialização em Neurologia Infantil pela Santa Casa de São Paulo. Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP. Speaker do Instituto Neurosaber. Coordenador da ABENEPI - Núcleo Londrina (2010 -2013 e 2017- ), Presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ).

Cristiane Moço Canhetti de Oliveira

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora e orientadora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Membro pesquisador de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Avaliação da Linguagem e Fala, e; Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Fluência - LAEF - UNESP.

Debora Maria Befi-Lopes

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Livre Docente em Fonoaudiologia – Fala e Linguagem pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa em Alterações no Desenvolvimento da Linguagem. Coordenadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Pediatria – LIFPED-FMUSP/SP.

Deisy das Graças de Souza

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, mestrado e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na University of Maryland Baltimore County (1984-1985) e no E.K. Shriver Center for Mental Retardation (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, membro do corpo editorial de Acta Comportamentalia, Journal of the Experimental Analysis of Behavior, International Journal of Educational Psychology, Psicologia: Reflexão e Crítica. Fellow da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq//CAPES/ FAPs - Chamadas 15/2008 e 16/2014).

Dionísia Aparecida Cusin Lamônica

Fonoaudióloga. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos; Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Livre docente em “Diagnóstico fonoaudiológico” pela Universidade de São Paulo. Professora titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório em Processos e Distúrbios da Linguagem. Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq.

Elena Garayzábal Heinze

Logopeda y profesora titular de Lingüística General en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid (España). Conjuga su trabajo de docente con la investigación y la práctica clínica y judicial. En el ámbito de la logopedia está especializada en el estudio y la práctica de personas con enfermedades raras y problemas del neurodesarrollo.

Eliana Maria Gradim Fabbron

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UNESP - Campus de Marília. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem. Possui título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Erlane Marques Ribeiro

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Medicina Genética e Genômica. Mestre em Pediatria pela FMUSP. Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN. Médica geneticista do Hospital Infantil Albert Sabin. Coordenadora do Centro de Referência de Doenças Raras. Coordenadora do Grupo de Estudos em Genética e Professora de Genética Médica da Faculdade de Medicina Unichristus.

Evelyn Alves Spazzapan

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS. Doutoranda do programa de Pós graduação em Fonoaudiologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e membro do Laboratório de Análise Acústica-Articulatória / LAAC-UNESP. Mestre em Fonoaudiologia pela UNESP/Marília.

Irene Hidalgo de La Guía

Doctora en Lingüística Clínica y profesora de Lingüística General en los grados de Logopedia de la Universidad de Castilla-La Mancha y del Centro de Educación Superior de Madrid (CUNIMAD). Es experta en Fonética y Fonología por el CSIC y colabora con la Universidad Politécnica de Madrid en proyectos sobre la fonación de poblaciones con enfermedades raras y con alteraciones neurodegenerativas.

Irene Queiroz Marchesan

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Título de Especialista em Motricidade Orofacial (MO) nº 01, concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Membro da International Association Orofacial Myology (IAOM) desde 1995. Membro da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) desde 1995. Coordenador dos Cursos de MO do CEFAC - Saúde e Educação.

Jacy Perissinoto

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutorado em Psicolinguística pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e Université René Descartes - Paris V - Sorbonne. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Núcleo de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem da Criança e do Adolescente - NIFLINC - do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP.

Júlia Zanetti Rocca

Graduação em Psicologia, mestrado em Filosofia e doutorado em Psicologia, todos realizados na Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio na North Carolina University at Wilmington (UNCW). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). É tutora do PET Conexões de Saberes - Diálogos com a Comunidade.

Kriscia Gobi Rosa

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Discente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, nível mestrado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Membro discente do grupo de pesquisa (CNPq) Avaliação da Linguagem e Fala, e do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD, UNESP - Marília).

Larissa Cristina Berti

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília-SP; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília-SP; Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Pós-Doutorado em Speech Language Pathology pela Universidade de Toronto. Livre docente em “Fonologia Clínica” pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Marília-SP. Docente vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia da UNESP-Marília, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp-Marília e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP – São José do Rio Preto. Vice-coordenadora do Laboratório de Análise Articulatória e Acústica- LAAC-UNESP-Marilia.

Letícia Alvieri Riato

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília. Mestre em Fonoaudiologia. Discente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, nível doutorado. Membro do grupo de pesquisa “Avaliação da fala e linguagem” e membro do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD) e do Laboratório de Análise Acústica e Articulatória (LAAC).

Livia Maria Silva Gomes

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/Unesp-Marília-SP. Mestre em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Marília, com período sanduíche na Universidade de Toronto - Canadá. Fonoaudióloga do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar no Hospital Sírio Libanês.

Lourenço Chacon

Graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida e pela Universidade de Lisboa. Professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Luciana Paula Maximino

Graduação em Fonoaudiologia e Doutorado em ciências Biológicas: genética humana e médica pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

Maria Cecília Bayer Pereira

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Fonoaudiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Maria Gabriela Cavalheiro

Graduada em Fonoaudiologia e Mestre em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. Doutorado em Ciências pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu- HCFMB da UNESP.

Natalia Freitas Rossi

Graduada em Fonoaudiologia pela Unesp. Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia aplicado à Neurologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp. Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal com bolsa do Programa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior (UMINHO, Portugal) pela CAPES. Tem título de Especialista em Linguagem, concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP de Marília. É docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (UNESP-Marília). Pesquisadora do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD) do Departamento de Fonoaudiologia da UNESP de Marília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Avaliação da Fala e Linguagem” cadastrado no diretório do Grupo de Pesquisa CNPq.

Raquel Melo Golfeto

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos.

Renata Cavalcante Barbosa Haguette

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza. Especialização em Linguagem pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Fonoaudióloga Clínica. Especialista em Linguagem.

Roberta Gonçalves da Silva

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Formação em disfagia orofaríngea pelo James Haley Veterans Hospital Tampa-Flórida-EUA (1996-1997). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP-SP. Doutora em Clínica Médica na Área de Metabolismo e Nutrição pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Pós-Doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão-Preto USP-São Paulo e Estágio de Pesquisa no Exterior na University of Toronto-Canadá. Professora Assistente Doutora da Graduação e Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Disfagia (LADIS) do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Marília-SP.

Roberta Lopes de Castro Martinelli

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Motricidade Orofacial pelo CFFa. Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga Clínica, com ênfase em Motricidade Orofacial, atuando em avaliação e terapia, principalmente nos seguintes temas: respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala. Docente dos cursos de Especialização e Aprimoramento do CEFAC Saúde e Educação (América Latina) e do IEPAP (Portugal). Idealizadora do Teste da linguinha para detecção precoce das alterações do frênulo da língua em bebês.

Sarah Pereira Alonso

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Discente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, nível mestrado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Membro discente do grupo de pesquisa (CNPq) Avaliação da Linguagem e Fala, e do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD, UNESP - Marília).

Simone Ribeiro Araujo de Almeida

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília e doutorado em Ciências visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Atua na Faculdade de Medicina de Marília, como chefe do serviço de oncologia ocular e Baixa Visão, e, na Santa Casa de Misericórdia de Marília é responsável pelo serviço de oncologia ocular.

Suely Mayumi Motonaga Onofri

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. É professor assistente doutor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marilia) e do Programa de Pós-.Graduação em Fonoaudiologia do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Talissa Almeida Palharini

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestre em Fonoaudiologia pelo Programa de Pós Graduação - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. Membro do Laboratório de Estudos da Fluência (LAEF, UNESP/Marília) e do grupo Avaliação da Linguagem e Fala, ambos cadastrados no CNPq.

Vitor Engrácia Valenti

Graduado em Fisioterapia pela FFC-UNESP/Marília, Doutor em Ciências pela UNIFESP com período sanduíche na University of Utah, EUA. Pós-Doutor em Fisiopatologia pela FM/USP e Livre-Docente em Fisiologia pela FFC-UNESP/Marília. Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia da FFC-UNESP/Marília. Líder do grupo de pesquisa: “Centro de estudos do sistema nervoso autônomo.

Viviane Cristina de Castro Marino

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, especialização pela Universidade do Sagrado Coração, aperfeiçoamento pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Communication Sciences and Disorders - University of Florida. Professora efetiva do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Léslie Piccolotto Ferreira

Professora titular do Departamento de Teorias e Métodos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

December 22, 2020

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-87-3

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-66-8

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 12mm