Modelos de lectura Documentaria para Indexación: enfoques teóricos interdisciplinarios y aplicaciones en diferentes tipos de documentos

Autores/as

Mariângela Spotti Lopes Fujita (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-8239-7114
Roberta Caroline Vesu Alves (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0001-8428-5282
Carlos Cândido de Almeida (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-8552-1029

Palabras clave:

Análise documentária, Análise de conteúdo (Comunicação), Indexação, Leitura - Metodologia, Abordagem interdisciplinar do conhecimento

Sinopsis

Os modelos de leitura documentária para indexação, tema desta obra, ganham diferentes enfoques em face aos diversos documentos que necessitam de representação temática. Os estudos apresentados nesta obra contemplam abordagens teóricas e interdisciplinares no âmbito da leitura documentária e indexação, bem como as aplicações de modelos de leitura em diferentes tipos de documentos. Por isso, mostram a preocupação atual de pesquisadores da área de Ciência da Informação no Brasil nos aspectos voltados para o processo de indexação e modelos de leitura documentária. A indexação inicia-se com a análise do documento por meio da leitura documentária. Assim, se apresenta complexa e dependente de variáveis que expressam um fazer profissional e seu contexto, além de influenciar os resultados na recuperação da informação. Os modelos de leitura documentária ganham notoriedade no âmbito da indexação, porque orientam e clareiam seus processos validados por teorias e práticas relacionadas aos diferentes documentos indexados, aspectos esses importantes na identificação e seleção de assuntos para fins de representação e recuperação da informação.

Roberta Caroline Vesu Alves.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Bacharel em Biblioteconomia pela Fundação Municipal de São Carlos. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Livre Docente em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da UNESP. Docente Permanente Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Líder do Grupo de Pesquisa “Representação Temática da Informação”. Professora aposentada da UNESP de Marília.

Roberta Caroline Vesu Alves, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Bacharel em Biblioteconomia. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente, é Pós-Doutoranda do PPGCI da UNESP de Marília-SP, com bolsa CNPq. Foi professora substituta nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia na UNESP de Marília, bibliotecária em escritório de advocacia, e bibliotecária escolar de rede SESI-SP em Guararapes-SP.

Carlos Cândido de Almeida, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Livre-docente em Semiótica e Ciência da Informação e Pós-Doutor pela Universidade de Zaragoza, Espanha. Atua como docente junto ao Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Ana Carolina Ferreira

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/ECI/UFMG). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Ana Clara Gatto

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP de Marília e interessada pelas diversas formas de comunicação, teve sua pesquisa fomentada pela FAPESP, em que busca traçar um parâmetro entre a semiótica, a análise e descrição de fotografias.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Bacharel em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Doutora e Mestre em Ciência da Informação – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/ECI/UFMG). Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG), e integrante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, no Grupo de Pesquisa RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e no Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal.

Camila Monteiro de Barros

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGIN/UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Daniela Majorie Akama dos Reis

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília, com bolsa de iniciação científica CNPq/PIBIC. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela UNESP de Marília, com bolsa FAPESP no mestrado. Pesquisas nos temas: estrutura textual, catalogação de assuntos, livros científicos, protocolo verbal, leitura documentária, doutrina jurídica.

Deise Maria Antonio Sabbag

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. É docente permanente na Pós-Graduação, linha de pesquisa Produção e Organização da Informação, do Programa de Ciência da Informação da Unesp de Marília.

Dulce Amélia de Brito Neves

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB. Mestre em Biblioteconomia pela UFPB. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Coordena os Grupos de Pesquisa: Leitura, organização, representação, produção e uso da informação e Representação temática da informação em Arquivística.

Gercina Angela de Lima

Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-ECI/UFMG). Pós-Doutora pela Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela ECA - USP. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da UFMG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, do CNPq desde 2004.

Jean Marcel Caum Camoleze

Graduação em História pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP. Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atuou como Professor da rede pública do Estado de São Paulo. Leciona no Ensino Superior do Centro Universitário Anchieta. Foi Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, do Centro de Memória de Jundiaí e Diretor de Cultura de Jundiaí. Coordenou os Programas de Projetos e Ações Sociais da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista.

João Batista Ernesto de Moraes

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Larissa de Mello Lima

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília. (2015).Mestre e Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Integrante do grupo de pesquisa “Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento”.

Lígia Maria Arruda Café

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Linguística - Université Laval Canadá (1999). Pós-doutorado na Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (2016-2017). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Maria Cristiane Barbosa Galvão

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo –USP. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB com doutorado sanduíche na Université de Montreal, Canadá. Pós-Doutorado pela McGill University, Canadá. Professora Doutora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque

Graduação em Letras e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Biblioteconomia E Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, organização, representação, produção e uso da informação.

Mariana da Silva Caprioli

Bacharel em Biblioteconomia, Mestre e Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Bibliotecária da Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” – Marília-SP. Membro do grupo de pesquisa “Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento”.

Milena Polsinelli Rubi

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP de Marília. Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atuou como professora substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é bibliotecária na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba.

Nair Yumiko Kobashi

Bacharel em Biblioteconomia e Jornalismo (ECA-USP). Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Livre-docente em Análise documentária (ECA-USP). Professor Sênior (ECA-USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – USP.

Raimunda Fernanda dos Santos

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFScar e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente é Coordenadora de Serviço da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Silvana Aparecida Fagundes

Bacharel em Biblioteconomia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília. Atualmente é bibliotecária na Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP e responsável pelo Grupo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Pesquisas nos temas: indexação, estratégias de leitura, formação e desenvolvimento de coleções, leitura em Análise Documentaria, artigos de jornais, e modelo de leitura.

Sonia Troitiño

Graduação em História. Formação em Patrimônio Cultural pela Fundación Duques de Sória/Ministério de Cultura de España e em Arquivística pela Fundación Sanchez-Albornoz/Universidad de Valladolid (Espanha)Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Marília.

Publicado

April 22, 2020

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-07-1

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 20mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-86546-04-0

Fecha de primera publicación (11)

2020

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 20mm