Sujeto Psíquico y Sujeto Lingüístico: una introducción a la Psicopatología aplicada a la fonoaudiología

Autores/as

Maria da Graça Chamma Ferraz e Ferraz (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Palabras clave:

Fonoaudiologia, Distúrbios da comunicação, Psicopatologia

Sinopsis

Este trabalho dirige-se prioritariamente a estudantes de Fonoaudiologia ou futuros profissionais ligados às áreas afins.

A discussão a que me proponho foi acionada pela experiência didática com alunos de Fonoaudiologia, nas disciplinas de Psicolingüística e Psicopatologia Aplicada à Fonoaudiologia. Em função disso, o que se segue parece ser do interesse direto de estudantes de Fonoaudiologia ou futuros profissionais de outra áreas ligadas ao estudo dos Distúrbios da Comunicação e da Fala.

Este estudo pretende apresentar as conseqüências de três anos de trabalho clínico psicológico junto à uma equipe multidisciplinar de atendimento a indivíduos portadores de distúrbios da comunicação e da fala, bem como apresentar os resultados de uma prática de supervisão psicológica de estágios na área.

Selo Editorial:

 Unesp_Marília_Publcações2.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Graça Chamma Ferraz e Ferraz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Fonoaudiologia.

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora assistente doutora aposentada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e com contrato de permanência voluntária no Departamento de Fonoaudiologia do campus de Marília, coordenou o Projeto de Pesquisa "Psicopatologia da Comunicação"; foi coordenadora do Laboratório de Psicopatologia (LAPSI); coordenou os Projetos de Extensão Universitária " Escuta Psicológica ao Paciente da Comunicação" (PACO ESCUTA) e Escuta Psicológica aos Estudantes e Trabalhadores da FFC - UNESP (PROJETO ESFINGE). Foi membro responsável pelo setor de Estudos Psicológicos do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD) e colaboradora para assuntos de Psicologia junto ao Laboratório de Estudos das Alterações da Linguagem Infantil (LEALI), ambos do Departamento de Fonoaudiologia da FFC - UNESP. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Clínica, atuando desde 1992 nos seguintes temas: Psicopatologia Aplicada aos Distúrbios da Comunicação, Constituição do Sujeito Psicolingüístico e Diagnóstico Multiprofissional em Distúrbios da Comunicação.

Descargas

Publicado

October 23, 2001

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 de la coeditorial (24)

85-86738-17-4

Fecha de primera publicación (11)

2001

Dimensiones físicas

155mm x 210mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

Dimensiones físicas