Gramsci y sus contemporáneos

Autores/as

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP/campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-5542-2812

Palabras clave:

Gramsci, Antonio, 1891-1937, Comunismo, Revoluções e socialismo, Sociologia política, Trabalho

Sinopsis

Esta coletânea reúne artigos que tratam do pensamento de A. Gramsci considerando suas interações com a produção intelectual e o ambiente político que lhe eram contemporâneos. Nos textos ora apresentados, o tempo histórico de Gramsci - imperiosamente marcado pela guerra, imperialismo, ascensão dos nacionalismos e do fascismo, a experiência dos bolcheviques e de criação dos partidos comunistas - ganha materialidade nos diálogos que o marxista estabeleceu com intelectuais que pertenciam, com maior ou menor exatidão, à sua geração e que produziram nas primeiras décadas do século XX. Os artigos aqui reunidos tratam da produção gramsciana acentuando seu esforço de dialogar com as questões de seu presente e as perspectivas abertas para o futuro, discutindo as respostas que eram então elaboradas.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Apoio:

 Logo_e-book_-_Fapesp.jpg     

Base de Dados:

    

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP/campus de Marília

É graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995). Possui Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência em Teoria das Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2019) atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Político e Relações Internacionais. Foi Bolsista e Pesquisador Visitante do IPEA no Projeto "O Papel da Defesa na Inserção Internacional do Brasil" com a pesquisa "A Divisão Internacional do Trabalho na área de Segurança sob a ótica da teoria crítica no Pós-Guerra Fria" (2011). Foi Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IFCH-UNICAMP entre 2013 e 2019. É Professor Associado (MS 5-1) do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Marília).Leciona as disciplinas "Teoria das Relações Internacionais I", "Teoria das Relações Internacionais II", "Questões Estratégicas Contemporâneas I", "Questões Estratégicas Contemporâneas II". Na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca) coordena o Grupo de Estudos em Ásia. É pesquisador dos Grupos "Democracia, Militares e Esquerda Militar", "Cultura e Gênero" e do NEOM - Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana -, todos da UNESP. É vice-chefe do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília. É editor responsável da Revista Práxis e Hegemonia Popular, da International Gramsci Society Brasil (IGS Brasil). É pesquisador e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Laboratório de Pensamento Político" (PEPOL). É membro do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) da Unesp. Coordena o GEFEG (Grupo de Estudos de Feminismo e Gênero) da FFC-Unesp de Marília. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa "Marxismo, Política, Estado e Relações Internacionais". Foi bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2014-2015), com o projeto de pesquisa "Cox e a teoria crítica das relações internacionais: ecletismo ou coerência?", desenvolvido no âmbito do Instituto de Economia da Unicamp. Integrante da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil como membro do Conselho Fiscal e da Red Latinoamericana y Caribeña de Estudios Gramscianos.

Sabrina Areco

Cientista social e doutora em Ciência Política, com período como pesquisadora-visitante na Maison des sciences des hommes (Dijon- França). Atua na área de Ciência Política, com ênfase em teoria e pensamento político. É membro da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil) e filiada à ABCP - Regional Centro-Norte e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UNICAMP

Alvaro Bianchi, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Políticas.

Professor livre-docente; diretor do Instituto de Filosofia em Ciências Humanas da Unicamp; coordenador do Laboratório de Pensamento Político (Pepol/Unicamp); pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu); e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. Mestre em Sociologia (2000) e doutor em Ciências Sociais (2004) pela Universidade Estadual de Campinas. Visiting researcher na Columbia University (2013) e na Fondazione Gramsci (2010, 2016 e 2019). Membro do Comitê de Coordenação da International Gramsci Society, do corpo editorial dos periódicos Outubro e International Gramsci Journal e do Comitê Científico das coleções Marx 21 (editora da Unicamp) e Per Gramsci (International Gramsci Society e Centro interuniversitario di ricerca per gli studi gramsciani). Atua na área de Ciência Política, com ênfase na história do pensamento político italiano e brasileiro e história da Ciência Política. Foi diretor do Arquivo Edgard Leuenroth (2009-2017).

Giovanni Semeraro, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados.

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália (1977), Mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1990), Doutorado sandwich em Filosofia Politica na Università degli Studi di Padova/Italia (1996), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Pós-Doutorado na Itália (Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli 2007-2008 com a supervisão do Prof. Domenico Losurdo). É Professor Titular na Universidade Federal Fluminense onde leciona Filosofia da Educação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (PPGE). É coordenador do Nucleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação(NUFIPE) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa I D do Cnpq. 

Daniela Mussi

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Ciência Política pela Unicamp (2015), foi Pesquisadora de Pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (2016-2020), Coordenadora Científica da International Gramsci Society - Brasil (2017-2019); Pesquisadora Visitante na Fondazione Gramsci (2014); e Pesquisadora Visitante do Departamento de Ciência Política da Columbia University (2013). Coordena o Laboratório de Pensamento Político (PEPOL-Unicamp), é pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD-CEBRAP) e editora da revista Outubro

Renato César Ferreira Fernandes, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC de Hortolândia.

Doutor em Ciência Política na área de História do Pensamento Político Latino-Americano e professor de Sociologia para Ensino Médio e Técnico. Participante do Laboratório do Pensamento Político (PEPOL), situado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Ciências Sociais (2007) e mestrado em Ciência Política (2011) pela UNICAMP. Possui experiência em ensino nas áreas de ética, cidadania, sociologia, história e filosofia. Na pesquisa acadêmica desenvolve trabalhos na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos campos de estudos da história do pensamento político, história das ideias, história do discurso político e da teoria dos partidos políticos.

Erika Laurinda Amusquivar, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas - FACAMP (2006); em Ciência Política (2007) e em Sociologia (2012) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, mesma instituição na qual desenvolveu mestrado (2010) e doutorado (2018) em Ciência Política. A pesquisa realizada no doutorado intitulada "Antonio Gramsci e a Geopolítica: teoria e história" teve como objetivo central resgatar a dimensão espacial e analisar como o conceito de geopolítica aparece nos Cadernos do Cárcere. Iniciou sua carreira docente na FACAMP em 2008, onde lecionou as disciplinas de Teoria das Relações Internacionais, Laboratório de Pesquisa em Relações Internacionais, Análise de Política Externa e Temas Contemporâneos para o curso de Relações Internacionais. Ainda junto à FACAMP, participou da fundação e da coordenação do Grupo de Pesquisa Observatório de Fenômenos Transnacionais nas Américas (OFTA) (2007-2013), onde desenvolveu pesquisas e coordenou projetos sobre diversos temas transnacionais, com foco nos países latino- americanos, bem como pesquisas em parceria com a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Monitoramento de Satélites. Foi membro do corpo editorial da Newsletter CERI-FACAMP (2010-2013). Na Universidade de Brasília (UnB), foi professora substituta no Instituto de Ciência Política (IPol) nos anos de 2016 e 2017, onde ministrou as disciplinas de Teoria Política Moderna e Introdução à Ciência Política para os cursos de Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas. Participa do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL/Unicamp), coordenado pelos professores Alvaro Bianchi (Unicamp), André Kaysel (Unicamp) e Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (Unesp). Atualmente, desenvolve pesquisas e tem publicações sobre geopolítica e relações internacionais, pensamento político, temas transnacionais e América Latina.

Publicado

September 29, 2017

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-85-7983-880-4

Fecha de primera publicación (11)

2017

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 10mm

Detalles sobre el formato de publicación disponible: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-85-7983-881-1

Fecha de primera publicación (11)

2017

Dimensiones físicas

160mm x 230mm x 10mm