Educação Especial e Estigma: corporeidade, sexualidade e expressão artística

Authors

Eduardo José Manzini (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.
Paulo Roberto Brancatti (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.

Keywords:

Estigma, Sexualidade e expressão anísi1ca

Synopsis

A exemplo do volume anterior, Integração do aluno com deficiência: perspectivas e práticas pedagógicas, organizado por Eduardo José Manzini, este livro resulta do esforço empreendido por professores e alunos de um curso de especialização em Educação Especial. A Parte 1 apresenta três dos textos produzidos especificamente para tal curso, introduzindo algw1s conceitos básicos. Os capítulos compreendidos nas Partes 2 e 3 foram elaborados a partir de monografias apresentadas por alguns dos alunos. Assim, a presente obra se reveste de significados muito especiais, que devem ser destacados.

Selo Editorial:

 Unesp_Marília_Publcações2.jpg

Apoio:

Logo_e-book_-_Capes5.jpg

Base de Dados:

    

Chapters

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo José Manzini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1989), doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1995), livre-docente em Educação pela Unesp de Marília (2008), e Pós-Doutorado na UERJ (2014). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (2004-2007), Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências -FFC (2007-2009); Presidente do comitê de acessibilidade da FFC (2005-2012); Chefe do Departamento de Educação Especial (1995-199 e 2016-218); Coordenador de programa de Pós-graduação em Educação (202-2004). Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Educação Especial (2001-2017). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de pesquisa, Tecnologia Assistiva Educação Especial, e Acessibilidade. É líder do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais, credenciado no CNPq desde 1997. É editor da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento CD-Educação do CNPq.

Paulo Roberto Brancatti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018), Campus de Presidente Prudente. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiências na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - atividade motora, basquetebol sobre rodas, atletismo para pessoas com deficiências, com várias publicações de artigos, capítulos de livros e orientação de Trabalhos de conclusão de curso na área da EFA. Atualmente é professor dos Cursos de Educação Física e Pedagogia da FCT/UNESP.

Sadao Omote, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992) e provimento do cargo de Professor Titular mediante concurso público (1999). Aposentado em 2005, foi contratado em regime de CLT, como Professor Adjunto, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo ano, ministrando disciplinas em cursos de Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, família de deficiente, percepção social, formação de professores e formação de pesquisadores e produção de conhecimento.

Lígia Maria Presumido Braccialli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é coordenadora - Espaço Cristalli. No período de 1996 -2020 foi professor na Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, fisioterapia, paralisia cerebral, tecnologia assistiva e estimulação precoce

Vagner Sérgio Custódio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus experimental de rosana.

Eu sou licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (1995) licenciado em turismo pela UFRRJ (2018) especialista e mestre em Educação pela Unesp (2002), e doutor em Educação Física pela Unicamp (2009), sou professor em dedicação integral da Unesp campus de Rosana onde ministro as disciplinas de lazer e recreação, atividades de ecoturismo, turismo adaptado a pessoas com deficiência,lazer na sociedade contemporânea, análise de percepção em turismo e Tecnologias da informação e coordeno o curso de libras e o curso de Turismo da Unesp ( 2019-2020), sou conteudista da Univesp na disciplina de Projeto integrador IV e fui orientador de turma em duas edições do curso de pedagogia da Unesp (EAD) também sou docente e orientador no programa de mestrado em educação sexual da Unesp de Araraquara além disso sou membro da ISP (International Socyety for Psychophysics) e atuo principalmente nos seguintes temas: sexualidade,análise de percepção, educação inclusiva, lazer e recreação, turismo, Educação Física Adaptada e Pedagogia. 

Maria Suzana de Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.

Possui graduação na Faculdade de Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista Objetivo (1977), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1985 e 1992) e dois Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996 e 2004). É Professora Titular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Atualmente é pesquisadora colaboradora na Fundação Carlos Chagas, SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e Moral e da Personalidade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação, representações sociais, desenvolvimento moral e educação moral. É Bolsista Cnpq PQ.

Downloads

Published

June 7, 1999

Details about the available publication format: Impresso

Impresso

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-85-86738-07-7

ISBN-13 (15)

85-86738-07-7

Date of first publication (11)

1999

Physical Dimensions

160mm x 230mm

Details about the available publication format: E-book

E-book

Physical Dimensions