Emoção, afeto e racionalidade: em direção a uma ontologia do agente cognitivo

Autores/as

Leonardo Lana de Carvalho
Elayne de Moura Braga
Alessandro Vivas Andrade
Luciana Pereira de Assis

Sinopsis

Biografía del autor/a

Leonardo Lana de Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Mestre (2004) em Dimensions Cognitives et Modélisation e Doutor (2008) em Psicologia (Cognitiva), ambos pela Universidade Lumière Lyon II com co-orientação em Computação pela Universidade Claude Bernard Lyon I. Possui pós-doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne / CNRS e pela Universidade Federal de Uberlândia (Instituto de Psicologia). Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, lotado no Departamento de Computação e docente no Mestrado em Ciências Humanas. Atua nos seguintes tópicos: Teoria Computacional da Mente; Ciência Cognitiva Enativa; Sistemas Complexos; Modelagem Computacional baseada em Multiagente; Auto-organização; Linguagem Emergente; Mente, Cognição & Computação.

Elayne de Moura Braga

Graduada em Psicilogia (2003) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestra em Psychologie Différentielle - Université Lumière Lyon 2 (2004) e em Psychologie Du Développement Socio Cognitif Et Des Pratiques Interculturelles - Université Lumière Lyon 2 (2005). Doutora em Sciences de l’Education pela Université Lumière Lyon 2 (2009). É Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG (2011) e docente no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, Psicologia Escolar, Psicologia Cognitiva.

Alessandro Vivas Andrade

Graduado (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Engenharia Elétrica, cursados na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua como docente no Curso de Sistemas de Informação onde leciona disciplinas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Operacionais. Tem interesse nas áreas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e otimização.

Luciana Pereira de Assis

Graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004), Mestra (2007) em Ciências da Computação e Doutora (2013) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, onde estuda métodos ba-seados em Aprendizado de Máquina para Detecção Automática de Estilos de Aprendizagem. Tem experiência na área de otimização, atuando prin-cipalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, problemas de coleta e entrega, heurísticas e metaheurísticas, problema de roteamento de veículos e otimização multiobjetivo. Atua na área de análise de redes sociais, em específico a rede de produção de cinema do Brasil.

Descargas

Páginas

177-200

Publicado

mayo 24, 2019

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Emoção, afeto e racionalidade: em direção a uma ontologia do agente cognitivo. (2019). In Cognición, emociones y acción (pp. 177-200). Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2019.978-85-7249-019-1.p177-200