Os padrões de Hearst como recursos auxiliares semiautomáticospara a eficácia na leitura documentária

Autores/as

Érica Fernanda Vitorini Vitorini
José Carlos Francisco dos Santos
Walter Moreira

Sinopsis

Biografía del autor/a

Érica Fernanda Vitorini Vitorini
Doutoranda em Ciência da Informação UNESP – Campus de Marília erica.vitorini@marilia.unesp.br Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Marília. Membro do Grupo de pesquisa Análise Documentária. Mestra em Ciência da Informação no PPGCI na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Marília em 2015, com o projeto Uso da linguagem documentária na busca da informação em bibliotecas universitárias: a perspectiva dos deficientes visuais. Bacharel de Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos-Campus de São Carlos em 2010. Bolsista FAPESP em 2010 com o projeto de Iniciação Científica A linguagem documentária vista pelo conteúdo em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: avaliação qualitativa-sociocognitiva pela perspectiva do bibliotecário indexador.
José Carlos Francisco dos Santos
Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UNESP – Campus de Marília Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Ivaiporã - PR jose.santos@marilia.unesp.br Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Docente e Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Gerente de Projetos do Esap - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Como pesquisador, atua nos Grupos de Pesquisa “Análise Documentária” (na categoria Estudante) da Unesp, “Controle de Vocabulário em periódicos científicos eletrônicos: proposta de implantação da VCPC Tools no periódico “Discursos Fotográficos” (como Colaborador ad hoc). Atua na área de Ciência da Informação, Organização do Conhecimento, com ênfase em Controle de Vocabulário em periódicos científicos eletrônicos.
Walter Moreira
Departamento de Ciência da Informação Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP – Campus de Marília walter.moreira@marilia.unesp.br Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2010), Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atua nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação”. Como pesquisador atua nos grupos de pesquisa “Análise Documentária - UNESP” (líder) “Representação Temática da Informação - UNESP”, “Linguagem, discurso e organização do conhecimento – UNESP”. Desenvolve pesquisas sobre sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, teoria da classificação, terminologia e ontologias.

Descargas

Publicado

octubre 10, 2017

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Os padrões de Hearst como recursos auxiliares semiautomáticospara a eficácia na leitura documentária. (2017). In Lectura documental : estudios avanzados para indexación (pp. 157-194). Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2017.978-85-7983-917-7.p157-194