A disciplina de Libras na pedagogia:: Em análise a formação do formador.

Autores

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
https://orcid.org/0000-0002-4247-1447
Claudia Regina Mosca Giroto
Gabriela Geovana Pinho

Sinopse

Biografia do Autor

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Concluiu Pós-doutorado no Programa de Lingüística da Universidade Federal de São Carlos. É integrante do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso -GEGe. Coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - Lalis - Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC - CAPES Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49 2012). Atualmente é responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista ? Campus Marília Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai (Processo No. 418/2014). É membro da Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Directos Humanos ? UNPL Argentina e do Comitê Acadêmico de Discapacidad y Accesibilidad, vinculado à Associação do Grupo de Universidades de Montevideo ? CAAyD AUGM. Atua como assessora científica de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Publicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão)

Claudia Regina Mosca Giroto

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosoia e Ciências - FFC/Campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP. Docente do Departamento de Educação Especial/Curso de Pedagogia, do curso de especialização em Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP e dos Programa de PósGraduação em Educação, da FFC/UNESP/Campus de Marília e em Educação Escolar da FCLAr/UNESP/Campus de Araraquara/SP. Possui experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase na intersetorialidade Educação e Saúde. Atua especialmente nos seguintes temas: fonoaudiologia educacional; linguagem escrita; interdisciplinaridade saúde-educação; surdez; educação inclusiva; educação especial; desmedicalização da educação. Tem experiência como Professora Pesquisadora em Formação Continuada para professores na modalidade de ensino de Educação a Distância (Convênio SEESP/MEC/FFC/UNESP). Pesquisadora colaboradora do OBEDUC CAPES/MEC/FFC/UNESP “Acessibilidade no ensino superior”. Vice-líder do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil – GEPADI” – (FFC/UNESP/CNPq). Participa do grupo de pesquisa interinstitucional “Linguagem, cognição e audição: implicações para saúde e educação” (UFSC - Linguística/CNPq). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf - Tesoureira (2013/2014). Membro do Conselho Fiscal da ABAlf (2014/2015).

Gabriela Geovana Pinho

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Filosoia e Ciências - FFC/Campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

Downloads

Publicado

7 março 2016

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

A disciplina de Libras na pedagogia:: Em análise a formação do formador. (2016). Em Educação inclusiva: em foco a formação de professores (p. 153-171). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-764-7.p153-171