GT - Estágio Supervisionado Obrigatório – Licenciaturas

Autores

Bernardete Angelina Gatti
Ana Luiza Bernardo Guimarães
Eugênio Maria de França Ramos

Sinopse

Biografia do Autor

Bernardete Angelina Gatti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente, foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Ana Luiza Bernardo Guimarães

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2016). Mestre em Educação Escolar (2010), com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Fotografia (2003) pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Especialista em Arte pelo Instituto de Arte da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2013). Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Dirigente Regional de Ensino da Diretoria Regional de Ensino de Marília, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (jan/2020 - atual) Atuou como docente e como coordenadora Acadêmica da Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos - UNIFIO (2010-2020) Foi membro Titular da Comissão Assessora da Área de Artes Visuais junto ao INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, no ciclo avaliativo do ENADE, no triênio 2017-2019. Foi Diretora da Escola Estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz, jurisdicionada à Diretoria de Ensino - Região Assis / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2018-2019). Diretora da EE Prof. Neuza Maria Marana Feijão, jurisdicionada à Diretoria de Ensino - Região Marília (atualmente licenciada pois exerce a função de Dirigente Regional de Ensino). Exerceu a função de docente do quadro efetivo de professores no Magistério Estadual Paulista (PEB II), na disciplina de Arte, no período de 2004 a 2017, e a função de Diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino - Região Assis, no período de 2015 a 2017. Atua na área de ensino e aprendizagem, com ênfase em formação de professores, avaliação da aprendizagem e ensino de arte. Tem experiência em gestão, atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Graduação e da Educação Básica.

 

Eugênio Maria de França Ramos

Bacharel (1983) e Licenciado (1984) em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) em 1990 e Doutor em Educação (Didática) em 1997 pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Atividades Lúdicas para o Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, educação a distância, instrumentação para o ensino de física e formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Publicado

7 julho 2025

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

GT - Estágio Supervisionado Obrigatório – Licenciaturas. (2025). Em Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores?. Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2025.978-65-5954-611-4.p35-48