Biblioteca infantil: território de infâncias

Autores

Raquel do Rosário Santos (ed)
https://orcid.org/0000-0002-1469-0765
Ana Claudia Medeiros de Sousa (ed)
https://orcid.org/0000-0002-5478-1813

Palavras-chave:

Biblioteca, Mediação, Leitura

Sinopse

Para além de trazer conteúdo e pesquisas científicas de excelência, ler o livro “Biblioteca Infantil: território de infâncias’, trouxe aquele prazer que defendemos, quando escrevemos sobre o ato de leitura. As autoras dos quatro capítulos que compõem a obra mostram a gênese, o desenvolvimento e a presença das bibliotecas infanto juvenis nas cidades de São Paulo e Salvador. Ambas modelo de atuação em favor de leitura, da cultura e da inclusão social, gerando uma potente repercussão a favor da leitura, especialmente a infantil.
Lígia Maria Moreira Dumont (UFMG)

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg 

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Bortolin

Formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual de Londrina, doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina, atualmente atua na Pós-graduação (mestrado e doutorado). Mantém a Coluna Literatura Infantojuvenil no site Infohome. Compõe a equipe da Rede Mediar. Teve experiência na área da Biblioteconomia durante 16 anos no Sesc em Londrina – Pr. Desenvolve pesquisa nas temáticas:  mediação oral, mediação digital, mediação da leitura, mediação da informação, biblioteca escolar e literatura infantojuvenil. Sua dissertação de mestrado intitula-se A leitura literária nas bibliotecas Monteiro Lobato e São Paulo e Salvador (2001).

Raquel do Rosário Santos

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Docente do corpo permanente do PPGCI da UFBA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (UFBA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia. É vice coordenadora da Rede Mediar. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediação da Informação; Mediação da Leitura; Gestão da informação e do conhecimento; Bibliotecas universitárias; Comunicação em bibliotecas universitárias – web social.  

Ana Claudia Medeiros de Sousa

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia nos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Docente colaboradora do PPGCI da UFBA. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (UFBA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (UFPB). Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação; Mediação da Informação; Mediação cultural; Mediação da Leitura; Memória; Identidade; Informação Musical.

Fernanda de Lima Passamai Perez

Possui graduação em Letras pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), é Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e membro do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB/CNPq). É especialista em Literatura Infantojuvenil, atuando há 17 anos como assistente e mediadora em biblioteca escolar da Rede particular de ensino de São Paulo e integrando o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (PMLLLB) nos biênios 2020/21 e 2022/23. Sua dissertação de mestrado intitula-se “Biblioteca e educação cultural: o projeto pioneiro da Biblioteca Infantil do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo”.

Greice Ferreira da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília - SP (2013), Mestre em Educação pela mesma Instituição (2009) e Graduada em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério de 2º grau e Educação Especial na área de Deficiência intelectual pela mesma instituição. Possui especialização Lato Sensu em Psicopedagogia e Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Experiência comprovada no trabalho de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. É membro do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) liderado pelo Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena. Partilha a coordenação do Grupo de Estudos da Infância: teoria e práticas (GEINTEPRA) com a Prof. Dra. Suely Amaral Mello na Unesp/Marília. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa Leitura, Biblioteca Escolar e Mediação Pedagógica sob a coordenação do Prof. Dr. Rovilson José da Silva na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realiza pesquisa nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Henriette Ferreira Gomes

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia na Área das Ciências Sociais e Sociais Aplicadas. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no Biênio 2016-2018. Membro docente do Conselho Fiscal da ANCIB no Biênio 2018-2020. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Vice-Diretora do ICI/UFBA no quadriênio 2014-2018. Chefe do Departamento de Documentação e Informação nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Coordenadora do PPGCI/UFBA nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, relações entre Informação, Comunicação e Educação; Fundamentos históricos e epistemológicos em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Organização da Informação; Documentação científica e Metodologia da Pesquisa Científica.

Ivete Pieruccini

Formada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1973, sua trajetória profissional foi dedicada especialmente à rede de bibliotecas públicas infantis, da cidade de São Paulo, onde atuou de 1977 a 2005, desempenhando diferentes funções, desde o trabalho em unidades ramais de bairro à direção do Departamento de Bibliotecas Infantojuvenis. Desde 2007, é docente e pesquisadora da ECA/USP, no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. É líder do GPEB – Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (CNPq) e investigadora convidada do CEIS20, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XXI, da Universidade de Coimbra/PO. Desenvolve e orienta pesquisas visando contribuir para a construção de referências teórico-metodológicas essenciais à abordagem das complexas relações entre mediação e apropriação cultural, em diferentes contextos socioculturais, em especial o brasileiro, articuladas a partir de eixos temáticos envolvendo biblioteca e educação; biblioeducação; mediação e mediadores culturais; biblioteca escolar e saberes informacionais; informação, mediação cultural; infoeducação; informação e memória; dispositivos culturais e ordem informacional dialógica; educação cultural.

Joseania Miranda Freitas

Professora titular do curso de Museologia da UFBA. Doutora em Educação (UFBA), com pós-doutorado em História (Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC-SP 2016-2017) e pós-doutorado em História (UFG/UNINORTE-Colômbia/UPVD-Perpignan-França 2006-2007). Primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia/PPGMuseu/UFBA (2013-2015). Em 1995 defendeu a dissertação: Museu do Ilê Aiyê: um espaço de memória e etnicidade e em 2001 a tese A história da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato: entrelaçamento de personagens e instituição. Seu projeto de pesquisa atual, em parceria com a UFPA (Profª Drª Luzia Gomes Ferreira) é: Memórias que vêm das palavras: olhares museológicos para as literaturas de mulheres negras, que tem como objetivo compreender como os objetos de arte decorativa são decifrados em obras literárias selecionadas, e suas interfaces com aqueles expostos em espaços expositivos, através do estudo da biografia dos sujeitos nos objetos. Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro, da UFBA, onde coordena projetos de pesquisa nas áreas de Memórias afrodiaspóricas e Museologia, com ênfase em Cultura Material.

Oswaldo Francisco de Almeida Junior

Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Foi Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade". Vogal da diretoria da EDICIC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação e Sociedade, Mediação da Informação, Serviço de Referência e Informação, Bibliotecas Públicas e Biblioteconomia. Desde 2002 é mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br).

Publicado

May 29, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: E-book

E-book

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-65-5954-458-5

Date of first publication (11)

2024

Dimensões físicas

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Impresso

Impresso

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-65-5954-457-8