Informação, Conhecimento e Ação Ética

Autores

Maria Eunice Quilici Gonzalez (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
https://orcid.org/0000-0002-3837-4644
Mariana Claudia Broens (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Filosofia.
https://orcid.org/0000-0003-1007-8576
Clélia Ap. Martins (ed)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar.

Sinopse

A presente coletânea tem como eixo central uma reflexão sobre temas e problemas concernentes à relação entre informação, conhecimento e ação ética, reflexão essa realizada principalmente em uma perspectiva filosófica interdisciplinar que envolve a Filosofia, a Arte, a Ciência da Informação, a Neurociência, a Biologia e a Psicologia. Destacam-se os temas da relação entre liberdade, determinismo e responsabilidade moral; do ficcionalismo moral; da relação entre imaginação e responsabilidade moral; do papel das novas tecnologias informacionais na constituição de uma ética intercultural e reflexões sobre a identidade pessoal. No que se refere aos problemas investigados, são levantados questionamentos tais como: Qual é a relação entre informação e ação? É possível uma ética intercultural fundada nos processos de auto-organização dos meios digitais? Podem a Filosofia e a Arte nos auxiliar no estabelecimento de novas diretrizes para a ética na contemporaneidade? A abordagem filosófico-interdisciplinar contribui para a compreensão da ação ética? Longe de responder tais interrogações, a presente coletânea propõe uma reflexão coletiva sobre instigantes problemas da contemporaneidade. Os textos que a constituem estão divididos em duas seções.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Base de Dados:

    

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eunice Quilici Gonzalez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Possui Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Mestrado em.Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e Doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex, Reino Unido (1989). Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente) do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na.área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia Ecológia, Ciência cognitiva e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização, cognição situada e incorporada, sistemas complexos e teoria da informação.

Mariana Claudia Broens, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Filosofia.

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), Graduação em Direito pela PUC do Paraná (1983), Diplôme d ́Études Approfondies en Logique Philosophie aglo-saxonne pela Universidade de Nantes - França (1989) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente).do.Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem mecanicista da mente, Naturalismo, Auto-Organização, Pragmatismo, Ética, Informação Ecológica.

Clélia Ap. Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar.

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professora Assistente Doutorado Departamento de  Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase nos seguintes temas: Hermenêutica, Direitos Humanos, Jürgen Habermas e Immanuel Kant.

Alfredo PereIra JunIor, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de  Fora (1984), graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1983), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de  Minas Gerais (1986) e Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1994) Realizou Pós-Doutorado em Ciências do Cérebro e da Cognição no MIT.- USA (1996-98) Atualmenteé Professor Adjunto (Livre-Docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva  (Faculdade de Medicina, UNESP-Botucatu) e Filosofia  (Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP-Marília). Tem experiência nas áreas de Psicologia Fisiológica (Neurociência Cognitiva e Afetiva), Saúde Mental E Epistemologia, atuando principalmente nos.seguintes temas: Mente e Cérebro, Consciência Humana, Interações Neuro-Astrocitárias, Filosofia das Ciências da Vida e da Saúde, e Modelo Biopsicossocial do.Processo Saúde-Doença.

Ana Maria Portich

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1993) e Doutorado pela mesma instituição (2004). Entre 2002 e 2003 cumpriu parte e seu doutoramento na Universidade Ca Foscari, de Veneza. De 2004 a 2007 realizou o Pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos .Atualmente é professora Assistente Doutorado Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, História da Arte e Teatro.

AntonIo TraJano Menezes Arruda

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1969), Mestrado em Filosofia pela mesma instituição (1978) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Oxford, Reino Unido (1985). Atualmente é professor aposentado do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: autoengano, ética, filosofia da mente, ciências cognitivas, educação e filosofia, e epistemologia.

Idia Laura Ferreira

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP  (2000),] Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 2006) e Doutorado pela mesma instituição (2012), no  Instituto e Filosofia e Ciências Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: moralidade, metaética, filosofia da mente e filosofia moral prática.

Itala Maria Loffredo D’Ottaviano, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de ampinas (1966), Graduação em Música-Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, Campinas (1960), Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campina (1974) e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Realizou  Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia-Berkeley, na Universidade de Stanford e na Universidade de Oxford. Atualmente é Professora Titular em Lógica e Fundamentos da.Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas áreas.de atuação são Lógica e fundamentos da Matemática, história e filosofia da ciência, álgebra de lógica, lógicas não-clássicas, lógica universal, teoria da autoorganização e sistêmica. É atualmente Coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da Unicamp (2009-2013) e Presidente da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) (2011-2013). É membro (eleito) da Academia Internacional de Filosofia da Ciência.(AIPS).

Lúcio Lourenço Prado, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), Mestrado (1998) em Filosofia e Doutorado em Filosofia (2006) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Assistente Doutor.do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem trabalhos publicados nas areas de história da filosofia moderna e origens da filosofia contemporânea e atualmente trabalha temas ligados à filosofia da lógica e da linguagem em autores dos séculos XVIII e XIX.

Marcos Antonio Alves, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas-UCPel (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1999) e Doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE -da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP/Jacarezinho e Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva- SBCC - no período de 2012-2015. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lógica, Mente e Conhecimento.

Rafael Capurro, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Salvador, Uruguai (1970), Doutorado pela Universidade de.Düsseldorf, Alemanha (1978) e Pós-Doutorado em Filosofia Prática (Ética) pela Universidade de Stuttgart, Alemanha (1989). Atualmente é professor no Instituto de Filosofía de la Universidad de Stuttgart (1989-2004) e Professor Emérito em Ciência da Informação e Ética da Informação na Universidade dos Medios de Stuttgart. Ele também é Diretor da Steineis-Transfer-Institut Information Ethics.

Ramon Souza Capelle de Andrade, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999) e Doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE - da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.(2012). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UniLab). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Lógica condicional, Contrafactuais, Categorias de Charles Peirce e Auto-Organização.

Reinaldo Sampaio Pereira, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

possui Graduação em Filosofia pela UNICAMP (1996), Mestrado em Filosofia pela UNICAMP (1999) e Doutorado em Filosofia pela UNICAMP (2006). Em 2009, realizou Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro do Conselho Consultivo do CPA (Centro do Pensamento Antigo) do IFCH -UNICAMP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Aristóteles e pensamento Antigo.

Ricardo Pereira Tassinari, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

possui Graduação em Física (Bacharelado) e Graduação em Matemática (não concluído) pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Em 2010, realizou Pós-Doutorado nos Arquivos Jean Piaget da Universidade de Genebra,  Suíça. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pesquisador junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadua de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento.

Willem. F. G. Haselarger, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Amsterdam, Países Baixos (1982), Mestrado em História, Teorias e Sistemas em Psicologia pela Universidade Livre de Amsterdam (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Amsterdam (1989) e Doutorado (PhD) em História, Teorias e Sistemas em Psicologia pela Universidade Livre de Amsterdam  (1995). Atualmente é docente no Departamento de  Inteligência Artificial da Universidade de Nijmegen, Pesquisador Principal junto ao Instituto Donder do Cérebro, Cognição e Comportamento, nos Países Baixos, e Docente do Programa de nPós-Graduação em Filosofia da UNESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente  eCiência (Neuro) Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Mente, Epistemologia das representações mentais, Cognição Incorporada e Situada e Ética.

Wilson Mendonça, Faculdade de Filosofia e Ciência / UNESP

Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Konstanz, Alemanha (1986). Atualmente é Professor Titular de Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele possui publicações nas áreas de Filosofia da Mente, Filosofia Moral e Metaética.

Publicado

December 16, 2012

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: E-book

E-book

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-65-5954-063-1

Date of first publication (11)

2012

Dimensões físicas