Prefácio

Autores

Arilda Inês Miranda Ribeiro
Vagner Matias do Prado

Sinopse

Biografia do Autor

Arilda Inês Miranda Ribeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado e Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987 e 1993) Livre-Docente em Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (2000). Fez concurso e foi aprovada para o cargo de Professor Titular em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) Coordenou o Curso de Especialização em ArteEducação e Gestão Educacional da FCT/UNESP. Criou em 2003 o NUDISE-Núcleo de Diversidade Sexual em Educação até 2015 e o GPECUMA-Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (FCT/UNESP) ambos cadastrados no CNPq. Fez parte da Pesquisa sobre Homosuicídio (Unesp Assis)do programa Dst/Aids (Ministério da Saúde) e atuou no GDE (Gênero e Diversidade na Educação-UaB/Unesp-Rio Claro). Participou como Orientadora de Turma dos Cursos de Pedagogia semipresenciais e em EaD Unesp/UaB/Capes (2016-2016) UNESP/UNIVESP (2012-2013), Parfor, Pedagogia Cidadã, Pec For Prof, além dos curso de formação Teia do Saber, e Circuito Gestão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e da Formação de Professores no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores presenciais e EaD, diversidade sexual, gênero, história da educação, história das instituições escolares e em gestão educacional. Possui diversos livros publicados sobre Educação Feminina, Gestão Educacional e História das Instituições Escolares. Aposentou-se do Curso de Graduação (1992-2016) Atua na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no Programa de Educação da FCT-Unesp (2001-atual), Campus de Presidente Prudente, São Paulo, orientando doutorandos.

Vagner Matias do Prado

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), Linha de Pesquisa: Educação e Ciências Sociais, sob supervisão da Profa. Dra. Helena Altmann. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP de Presidente Prudente-SP (FCT/UNESP). Realizou estágio de doutoramento junto ao Departamento de Antropología Social da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Graduado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro-SP (IB/UNESP). Atualmente é docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Uberlândia. Integra o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Gênero - GTT07 do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2018. Associado ao Grupo de Trabalho GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pesquisador do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Escola (NUDISE), da UNESP de Marília-SP (FFC/UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS/FE/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Corpo e Educação (FEF/UNICAMP). É coordenador do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade (CNPq). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, identidade e diferenças na escola e teoria Queer.

Downloads

Publicado

3 dezembro 2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Prefácio. (2020). Em Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação. Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2020.978-65-5954-014-3.p13-19