As relações entre linguagem e experiência na perspectiva de Wittgenstein e as suas implicações para a educação

Autores

Cristiane Gottschalk
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Sinopse

Biografia do Autor

Cristiane Gottschalk, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (2016). É professora doutora na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora da área de "Cultura, Filosofia e História da Educação" no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora dos grupos de pesquisa " Estética, Subjetividade, Cultura, Educação" e coordenadora do grupo "Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática", cadastrados no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq. Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem e Educação Matemática, tendo como referencial teórico central as ideias do segundo Wittgenstein. Aborda principalmente os seguintes temas: as relações entre ensino e aprendizagem, a formação de conceitos no contexto escolar, o papel da persuasão no ensino; e atualmente tem investigado problemas pedagógicos e conceituais advindos do uso metafísico de conceitos psicológicos no contexto escolar. 

Downloads

Publicado

30 agosto 2010

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

As relações entre linguagem e experiência na perspectiva de Wittgenstein e as suas implicações para a educação. (2010). Em Experiência, educação e contemporaneidade (p. 105-126). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2010.978-85-7983-062-4.p105-126