Cox e a teoria crítica das relações internacionais: ecletismo ou coerência? Uma avaliação preliminar

Autores/as

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
https://orcid.org/0000-0002-5542-2812

Sinopsis

Biografía del autor/a

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

É graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995). Possui Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência em Teoria das Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2019) atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Político e Relações Internacionais. Foi Bolsista e Pesquisador Visitante do IPEA no Projeto "O Papel da Defesa na Inserção Internacional do Brasil" com a pesquisa "A Divisão Internacional do Trabalho na área de Segurança sob a ótica da teoria crítica no Pós-Guerra Fria" (2011). Foi Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IFCH-UNICAMP entre 2013 e 2019. É Professor Associado (MS 5-1) do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Marília).Leciona as disciplinas "Teoria das Relações Internacionais I", "Teoria das Relações Internacionais II", "Questões Estratégicas Contemporâneas I", "Questões Estratégicas Contemporâneas II". Na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca) coordena o Grupo de Estudos em Ásia. É pesquisador dos Grupos "Democracia, Militares e Esquerda Militar", "Cultura e Gênero" e do NEOM - Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana -, todos da UNESP. É vice-chefe do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília. É editor responsável da Revista Práxis e Hegemonia Popular, da International Gramsci Society Brasil (IGS Brasil). É pesquisador e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Laboratório de Pensamento Político" (PEPOL). É membro do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) da Unesp. Coordena o GEFEG (Grupo de Estudos de Feminismo e Gênero) da FFC-Unesp de Marília. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa "Marxismo, Política, Estado e Relações Internacionais". Foi bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2014-2015), com o projeto de pesquisa "Cox e a teoria crítica das relações internacionais: ecletismo ou coerência?", desenvolvido no âmbito do Instituto de Economia da Unicamp. Integrante da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil como membro do Conselho Fiscal e da Red Latinoamericana y Caribeña de Estudios Gramscianos. 

Descargas

Publicado

julio 4, 2016

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Cox e a teoria crítica das relações internacionais: ecletismo ou coerência? Uma avaliação preliminar. (2016). In Visiones del Sur: crisis y transformaciones del sistema internacional - Volumen 1. Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-789-0.p81-96