A produção de conhecimentos em Educação: Universidade, Escola e Formação Continuada de Professores

Authors

Amadeu Moura Bego
Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Araraquara
https://orcid.org/0000-0001-9182-1987
Vagner Antonio Moralles

Synopsis

Author Biographies

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Araraquara

Licenciado em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo (2017). Atuou como Professor Visitante na Harvard Graduate School of Education no ano de 2020. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (QAFI) e professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. Em 2016, recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores. Atuou como coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara) entre 2017 e 2021. No período de 2014 a 2018, foi coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. Entre os anos de 2021 a 2023, foi tutor do Grupo PET Química da Unesp de Araraquara. Atuou como Assessor da Pró-reitoria de Graduação da Unesp na Gestão 2021-2024. É membro de Comitê Editorial e árbitro em diversas revistas nacionais e internacionais das áreas de educação e de educação em ciências, além de assessor da FAPESP e da Fundação Carlos Chagas (FCC). Tem experiência na área de Ensino de Química e em Formação de professores de Química, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) parcerias público-privadas na educação; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) processos e materiais educativos na Educação em Ciências/Química. É líder da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ). 

 

Vagner Antonio Moralles

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista-Instituto de Química de Araraquara (2014), Mestrado Acadêmico em Química, com ênfase em Química Inorgânica, pela Universidade Estadual Paulista-Instituto de Química de Araraquara (2017) e Doutorado em Química, na linha de Ensino de Química, pela Universidade Estadual Paulista-Instituto de Química de Araraquara (2021). Atualmente é professor substituto no departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica da UNESP- Instituto de Química de Araraquara. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação Inicial de Professores de Química, Formação Continuada de Professores de Química, Estratégias Didáticas no Ensino de Química, Design-Based Research nas Pesquisas Educacionais, Revisões da literatura, Planejamento Didático-Pedagógico, Saberes Docentes, Formação Continuada de Professores, Luminescência, Cintiladores, Terras Raras, Filtro Solar, Compostos de Coordenação de Lantanídeos e Compostos Inorgânicos para Aplicações Medicinais.

Downloads

Published

July 7, 2025

How to Cite

A produção de conhecimentos em Educação: Universidade, Escola e Formação Continuada de Professores. (2025). In Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores?. Publishing Laboratory. https://doi.org/10.36311/2025.978-65-5954-611-4.p83-102