Linguagem musical como direito inalienável e promoção do desenvolvimento da criança

Autores

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Elieuza Aparecida de Lima
Sandra Aparecida Pires Franco
Yaeko Nakadakari Tsuhako

Sinopse

Biografia do Autor

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

 Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Unesp. Mestre em Educação pela UFSCar. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília. Professora junto ao Departamento de Didática, na UNESP, ministra aulas na graduação em Pedagogia e integra, ainda, quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, sendo vice- líder do grupo PROLEAO “Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação”. Participa de mais dois grupos de pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural” (Unesp - Marília) e “Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário” (Unesp – Presidente Prudente). 

Elieuza Aparecida de Lima

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília. Concluiu Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma Universidade. Atualmente, nela exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão, junto ao Departamento de Didática. É docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC, Unesp, Marília, SP. É membro líder do “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil” – GEPEDEI e membro do Grupo de Pesquisa: “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural”.

Sandra Aparecida Pires Franco

 Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutorado em Letras na UEL e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília-SP. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP. Professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e do Programa de Pós Graduação em Educação – UEL. Coordenadora do Projeto OBEDUC. 

Yaeko Nakadakari Tsuhako

 Possui mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Campus de Marília. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Bauru e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino. Foi professora de Educação Infantil durante vinte anos, exerceu a função de coordenadora de Área na Secretaria Municipal da Educação de Bauru. Atualmente exerce o cargo de diretora de escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Bauru, é doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP -Campus de Marília. 

Downloads

Publicado

12 junho 2023

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Linguagem musical como direito inalienável e promoção do desenvolvimento da criança. (2023). Em Gênero, cidadania e educação. Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2023.978-65-5954-365-6.p231-250