Quem são os autores e as autoras

Autores

Larissa Pelúcio
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.
https://orcid.org/0000-0001-6212-3629
Luis Antônio F. Souza
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Sociologia e Antropologia.
http://orcid.org/0000-0002-9355-3936
Bóris Ribeiro de Magalhães
Thiago Teixeira Sabatine
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Fernão Dias Paes.

Sinopse

Biografia do Autor

Larissa Pelúcio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.

Larissa Pelúcio é Livre-Docente em Estudos de Gênero, Sexualidade e Teorias Feministas. Atua como professora de Antropologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (campus Bauru Departamento de Ciências Humanas FAAC), integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na mesma instituição. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou Pós-doutorado na Université Paris 8 - Vincennes - Saint Denis. Suas pesquisas abordam temas como gênero, sexualidade, saúde, mídias digitais a partir de diálogos com a teoria queer, as epistemologias feministas e os Saberes subalternos. É autora do livro Abjeção e Desejo - uma etnografia travesti sobre o modelo preventivo de aids e Amor em Tempos de Aplicativos - masculinidades heterossexuais e a nova economia do desejo (Annablume). A pesquisadora integra o comitê editorial da coleção Annablume Queer, é assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou como coordenadora do módulo Gênero junto ao Programa de Educação a distancia Gênero e Diversidade na Escola (GDE - UFSCar e UNESP). É líder do Grupo de Pesquisa Transgressões - Gênero, Sexualidades, Corpos e Mídias contemporâneas 

Luis Antônio F. Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Sociologia e Antropologia.

Cursou Graduação (1987) e Licenciatura (1994) em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Cursou mestrado (1992) e Doutorado (1998) em Sociologia na Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá (1995-1996), sob supervisão de Robert W. Shirley. Pesquisador na área de História da Polícia Civil, Processo Criminal, Violência Policial, Controle Externo sobre a Polícia, Políticas de Segurança Pública, Políticas Locais de Segurança, Violência e Direitos Humanos. É Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp, campus de Marília, atuando nos cursos de Graduação em Ciências Sociais, no curso de mestrado profissional (Profsocio) e no curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no nível de mestrado e de doutorado, tendo orientado várias dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisões de pós-doutorado. Disciplinas lecionadas na Graduação: Teoria Sociológica I e II, Sociologia do Conhecimento e Métodos e Técnicas de Pesquisa. Disciplina lecionada na Pós-Graduação: Reflexões sobre Crime, Violência e Punição e Sociologia da Juventude. É coordenador científico do Observatório de Segurança Pública (OSP) e do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP). Site dos projetos e demais atividades dos grupos: www.observatoriodeseguranca.org. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Observatório de Segurança Pública. Foi chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2012). Foi pesquisador visitante do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, dentro do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD, conjuntamente com a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça - SAL: Programa Pensando o Direito (2015). Coordenou pesquisas sobre vitimização da mulher no sistema de justiça criminal, edital conjunto CNPq e Secretaria de Política para Mulheres (2011-2015). Coordenou pesquisa sobre atos infracionais na Varas da Infância e Juventude em São Paulo (2011-2013). Todas as pesquisas contaram com financiamento do CNPq, da Fapesp e da Unesp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília (2014-2017)

Bóris Ribeiro de Magalhães

Graduado em Ciências Sociais, UNESP/Marília (Bacharel (1999) e Licenciatura (2000)). Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Políticas Públicas e Pensamento Social pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. É pesquisador/Colaborador do Observatório de Segurança Pública da UNESP (OSP/UNESP). Pesquisador/Colaborador do Grupo de Estudos em Segurança Pública da UNESP (GESP). Tem experiência na área de Sociologia atuando nos seguintes temas: Corpo, Biopolítica, Políticas Públicas de Segurança, Polícia, Saúde e Obesidade, Sexualidade

Thiago Teixeira Sabatine, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Fernão Dias Paes.

Doutor em Antropologia Social (Ciência Social) pela Universidade de São Paulo (2017) e mestre em Ciências Sociais (2012) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Possui Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2008) e Bacharelado em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2019). É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença - NUMAS (USP/CNPq). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, envelhecimento e outros marcadores sociais da diferença; políticas de segurança pública, saúde e educação. Professor convidado do Curso de pós-graduação em Gestão Educacional da Faculdade de Direito Damásio de Jesus; professor convidado do curso de pós-graduação em Direito Homoafetivo e de Gênero da Universidade Santa Cecília. Atuou como professor na Universidade Anhembi Morumbi. É professor titular de cargo efetivo da disciplina de sociologia na rede estadual de Ensino de São Paulo, atualmente exercendo o cargo/função de Vice-diretor de Escola. Integrou a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo entre 2013 e 2018 com atuação na área de gestão pedagógica democrática, educação em sexualidade, diversidade sexual, gênero, currículo escolar de Sociologia no Ensino Médio, educação em Direitos Humanos e prevenção às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. Tem experiência profissional no desenvolvimento de materiais pedagógicos e na produção de material didático pedagógico para Educação à Distância. Atuou como gestor de projetos de prevenção às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais e de Segurança Pública. É um dos organizadores dos livros intitulados Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito; Desafios à segurança pública: controle social, democracia e gênero; Olhares plurais para o cotidiano: gênero, sexualidade e mídia - ambos publicados pela Editora Cultura Acadêmica e do livro - No emaranhado da rede: gênero, sexualidade e mídia, desafios teóricos e metodológicos do presente - publicado pela Editora Annablume . Autor do livro Travestis, territórios e prevenção de aids numa cidade do interior de São Paulo - publicado pela Editora Cultura Acadêmica.

Downloads

Publicado

4 dezembro 2012

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Quem são os autores e as autoras. (2012). Em Olhares plurais para o cotidiano: gênero, sexualidade e mídia (p. 175-181). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-279-6.p.175-181