7. Avaliação de estratégias cooperativas de ensino:: afinal, competir é fundamental?

Autores

Leandra Chaves Marques Melim
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CTUR
http://orcid.org/0000-0002-8446-8879
Carolina Nascimento Spiegel
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia
http://orcid.org/0000-0003-3291-9903
Maurício Roberto Motta Pinto da Luz
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz

Sinopse

Biografia do Autor

Cássio Gomes Rosse

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2016) - FIOCRUZ-RJ e doutorando no mesmo programa. Professor de Biologia do Estado do Rio de Janeiro e de Ciências na Prefeitura de Miguel Pereira (RJ). Tutor presencial do consórcio CEDERJ, no qual ministra as disciplinas Prática de Ensino I, Prática de Ensino II e Dinâmica da Terra. Desenvolve pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Biociências.

Leandra Chaves Marques Melim, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CTUR

Possui doutorado e mestrado em Ciências, pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é docente no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (UniMSB), no Pré-vestibular Social da Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ e na prefeitura de Angra dos Reis. Tem experiência na área de ensino, com ênfase nos temas: atividades investigativas e estratégias cooperativas de ensino de biologia.

Carolina Nascimento Spiegel, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Revisora de periódicos, como: Creative Education, European Journal of Entomology, Revista de Ensino de Bioquímica, Genética na Escola, PLoS Neglected Tropical Diseases, ACTA TROPICA e Parasites & Vectors. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular e nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.

Maurício Roberto Motta Pinto da Luz, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz

Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). É pesquisador adjunto (desde 2006) e chefia do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Foi professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (de 1996 a 2008). Atuou entre 2008 e 2009 como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (Nível 6 - CAPES). Foi coordenador de Extensão em Biologia (2000 a 2002) e de Biologia do Pré-Vestibular Social (2002-2014), ambos da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. É torcedor fervoroso do Clube de Regatas do Flamengo.

Downloads

Publicado

5 janeiro 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

7. Avaliação de estratégias cooperativas de ensino:: afinal, competir é fundamental?. (2021). Em Aprendizagem Cooperativa: fundamentos, pesquisas e experiências educacionais brasileiras. Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2021.978-65-86546-92-7.p191-214