Signo, paisagem, cultura

Autores

Amálio Pinheiro
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.
https://orcid.org/0000-0001-8381-7304

Sinopse

Biografia do Autor

Amálio Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

Amálio Pinheiro é poeta, tradutor e professor no Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Barroco e Mestiçagem?, onde se investigam as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, ao mesmo tempo em que se experimentam modos de conhecimento não dualistas para o continente. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores da Espanha, da América Latina e do Caribe. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, poema, corpo, séries culturais e paisagem urbana, que se desdobram aquém das dicotomias entre sociedade e natureza. Publicou, entre outros,  César Vallejo: o abalo corpográfico, César Vallejo a dedo (tradução) "Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça", "Nicolás Guillén: Motivos de son", e Rafael Alberti: Sobre os anjosn (tradução), América Latina: barroco, cidade, jornal, Tempo Solto (poemas).

Downloads

Publicado

7 fevereiro 2000

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Signo, paisagem, cultura. (2000). Em Desafios da Educação do Fim do Século (p. 77-80). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2000.85-86738-12-3.p77-80