Educação, Participação e Exclusão Social: uma Experiência de Promoção da Saúde com Adolescentes e Jovens de Escolas Públicas, no Distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá/SP

Autores

Ana Lucia de Mello, Secretaria Municipal de Educação de Cubatão, Secretaria Municipal de Educação.; Eliane Tigre Guimarães Sant’Anna, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Laboratório de Investigação Médica.; Luiz Alberto Amador Pereira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Patologia.; Maria Cecília Focesi Pelicioni, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Prática de Saúde Pública.; Mauricio Borges Sampaio Cunha

Sinopse

Biografia do Autor

Ana Lucia de Mello, Secretaria Municipal de Educação de Cubatão, Secretaria Municipal de Educação.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora de Ensino Fundamental e Médio e educadora ambiental. Coordenadora da área de Ciências Naturais e de Educação Ambiental junto ao Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação de Cubatão. Atua na elaboração e realização de oficinas, vivências, palestras e cursos em empresas, além daqueles destinados ao aprimoramento da prática pedagógica de educadores e de profissionais da área da saúde, abordando temas relacionados à educação, meio ambiente, protagonismo juvenil e participação.

Eliane Tigre Guimarães Sant’Anna, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Laboratório de Investigação Médica.

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena com Habilitação em Biologia pela Universidade Ibirapuera - UNIB (1988), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (1997) e Doutorado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2003). Atualmente exerce o cargo de biologista pelo LIM-05 do HC-FMUSP, cujas atividades são: desenvolvimento de projetos de pesquisa; execução dos experimentos relativos às pesquisas; orientação de estagiários, alunos de iniciação científica e pós graduandos, atua principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, poluição atmosférica, mutagênese e bioindicadores vegetais, tendo também experiência na área de fisiopatologia do sistema respiratório e defesa pulmonar.

Luiz Alberto Amador Pereira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Patologia.

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos em 1982. Residência médica em medicina geral e comunitária no hospital de Cotia-SP (1983-1985). Concluiu o Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1999. Médico Sanitarista, Secretaria de Saúde do Estado de São paulo, comissionado no Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental (LIM - 05). Professor Doutor Assistente do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Epidemiologia Ambiental do LIM -05, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador mestrado e doutorado, tem como linhas de pesquisa a Epidemiologia Ambiental, Educação Ambiental E Bioindicadores De Exposição.

Maria Cecília Focesi Pelicioni, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Prática de Saúde Pública.

Assistente social. Especialista em Educação em Saúde Pública e em Educação Ambiental, Mestre, Doutora e Livre-Docente em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-FSP/USP. Docente, Orientadora de Mestrado e Doutorado e Professora Associada do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP/USP. Pesquisadora da linha de pesquisa Promoção da Saúde e Meio Ambiente. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Educação e Promoção da Saúde e de Educação Ambiental da FSP/USP.

Mauricio Borges Sampaio Cunha

Psicólogo, consultor em gestão de pessoas e educador ambiental. Desenvolve projetos socioambientais e de promoção da saúde, com ênfase em metodologia participativa e protagonismo juvenil, em empresas e em espaços de educação não-formal, em comunidades urbanas e rurais.

Downloads

Publicado

17 janeiro 2012

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Educação, Participação e Exclusão Social: uma Experiência de Promoção da Saúde com Adolescentes e Jovens de Escolas Públicas, no Distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá/SP. (2012). Em Educação, direitos humanos e exclusão social. Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-257-4.p125-152