Rudolf Kjellen

Autores

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos
Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP/campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-5542-2812
Erika Laurinda Amusquivar
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Sinopse

Biografia do Autor

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP/campus de Marília

É graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995). Possui Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Livre-Docência em Teoria das Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2019) atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Político e Relações Internacionais. Foi Bolsista e Pesquisador Visitante do IPEA no Projeto "O Papel da Defesa na Inserção Internacional do Brasil" com a pesquisa "A Divisão Internacional do Trabalho na área de Segurança sob a ótica da teoria crítica no Pós-Guerra Fria" (2011). Foi Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IFCH-UNICAMP entre 2013 e 2019. É Professor Associado (MS 5-1) do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Marília).Leciona as disciplinas "Teoria das Relações Internacionais I", "Teoria das Relações Internacionais II", "Questões Estratégicas Contemporâneas I", "Questões Estratégicas Contemporâneas II". Na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca) coordena o Grupo de Estudos em Ásia. É pesquisador dos Grupos "Democracia, Militares e Esquerda Militar", "Cultura e Gênero" e do NEOM - Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana -, todos da UNESP. É vice-chefe do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília. É editor responsável da Revista Práxis e Hegemonia Popular, da International Gramsci Society Brasil (IGS Brasil). É pesquisador e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Laboratório de Pensamento Político" (PEPOL). É membro do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) da Unesp. Coordena o GEFEG (Grupo de Estudos de Feminismo e Gênero) da FFC-Unesp de Marília. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa "Marxismo, Política, Estado e Relações Internacionais". Foi bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2014-2015), com o projeto de pesquisa "Cox e a teoria crítica das relações internacionais: ecletismo ou coerência?", desenvolvido no âmbito do Instituto de Economia da Unicamp. Integrante da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil como membro do Conselho Fiscal e da Red Latinoamericana y Caribeña de Estudios Gramscianos.

Erika Laurinda Amusquivar, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades de Campinas - FACAMP (2006); em Ciência Política (2007) e em Sociologia (2012) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, mesma instituição na qual desenvolveu mestrado (2010) e doutorado (2018) em Ciência Política. A pesquisa realizada no doutorado intitulada "Antonio Gramsci e a Geopolítica: teoria e história" teve como objetivo central resgatar a dimensão espacial e analisar como o conceito de geopolítica aparece nos Cadernos do Cárcere. Iniciou sua carreira docente na FACAMP em 2008, onde lecionou as disciplinas de Teoria das Relações Internacionais, Laboratório de Pesquisa em Relações Internacionais, Análise de Política Externa e Temas Contemporâneos para o curso de Relações Internacionais. Ainda junto à FACAMP, participou da fundação e da coordenação do Grupo de Pesquisa Observatório de Fenômenos Transnacionais nas Américas (OFTA) (2007-2013), onde desenvolveu pesquisas e coordenou projetos sobre diversos temas transnacionais, com foco nos países latino- americanos, bem como pesquisas em parceria com a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Monitoramento de Satélites. Foi membro do corpo editorial da Newsletter CERI-FACAMP (2010-2013). Na Universidade de Brasília (UnB), foi professora substituta no Instituto de Ciência Política (IPol) nos anos de 2016 e 2017, onde ministrou as disciplinas de Teoria Política Moderna e Introdução à Ciência Política para os cursos de Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas. Participa do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL/Unicamp), coordenado pelos professores Alvaro Bianchi (Unicamp), André Kaysel (Unicamp) e Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos (Unesp). Atualmente, desenvolve pesquisas e tem publicações sobre geopolítica e relações internacionais, pensamento político, temas transnacionais e América Latina.

Downloads

Publicado

29 setembro 2017

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar