O Atendimento Educacional Especializado (AEE): análise da sua relação com o processo de inclusão escolar na área da Deficiência Intelectual

Autores/as

Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.
https://orcid.org/0000-0002-8675-967X
Márcia Denise Pletsch

Sinopsis

Biografía del autor/a

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Educação Especial.

Possui graduação em Pedagogia (Universidade de São Paulo- USP), mestrado em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP). Atualmente é Professor Assistente Doutor - nível II, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, na graduação e pós-graduação. Atualmente coordena um projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, currículo, avaliação, educação especial e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de deficiência, práticas pedagógicas inclusivas, avaliação educacional, aprendizagem e formação de professores.

Márcia Denise Pletsch

Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Sua trajetória profissional articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Especial, com ênfase para os seguintes temas: políticas de inclusão escolar, processos de ensino e aprendizagem, práticas curriculares, formação de professores e deficiência mental/intelectual. Atualmente, coordena o Programa Observatório da Educação da CAPES com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual.

Descargas

Publicado

junio 6, 2013

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

O Atendimento Educacional Especializado (AEE): análise da sua relação com o processo de inclusão escolar na área da Deficiência Intelectual. (2013). In Atención educativa especializada para estudiantes con discapacidad intelectual y trastornos globales de desarrollo. Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2013.978-85-7983-392-2.p61-82