Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: considerações iniciais sobre as políticas educacionais

Autores/as

Claudio Benedito Gomide de Souza
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Didática.
Adriana Turqueti
Faculdade de Educação São Luís.
Fabiana Chinalia

Sinopsis

Biografía del autor/a

Claudio Benedito Gomide de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Departamento de Didática.

Graduado em Pedagogia (Administração Escolar) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José dos Campos (1975), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José dos Campos (1974), mestrado em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1988) e é livre docente na Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. É ex-diretor da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/FCLAr (1997-2001 e 2005-2008). É coordenador de grupo de pesquisa e desenvolvimento IAGE – Informática aplicada à Gestão Educacional, atua como consultor e avaliador externo de cursos, programas e projetos educacionais e é membro do conselho de curador da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Administração de Unidades Educacionais, Planejamento. Pesquisa e Avaliação.

Adriana Turqueti, Faculdade de Educação São Luís.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é docente da Faculdade de Educação São Luis, na qual tem ministrado disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área de Ciências Sociais, em especial nas de sociologia e de gestão, política e legislação educacional. Na referida IES, preside a Comissão Própria de Avaliação-CPA, é membro do colegiado superior e coordena um grupo de estudo e pesquisa Educação e Sociedade.

Fabiana Chinalia

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP de Araraquara (Formação em ensino de deficientes intelectuais e séries iniciais do Ensino Fundamental, 1998) e em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Jaboticabal.Atualmente, é docente da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal nos cursos de graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação a distância (EaD) em Educação Especial: Deficiência Intelectual e de Pós-Graduação em Gestão Escolar, na modalidade presencial. Também é coordenadora de Estágios das Licenciaturas e da Brinquedoteca: BrincAlegria da referida Faculdade. Atua também como docente no curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância (EaD) do Centro Universitário – UniSEB em Ribeirão Preto/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Especial. Desenvolve estudos com os eixos temáticos: inclusão escolar, deficiência intelectual, formação de professores, práticas pedagógicas, jogos e brincadeiras, imaginação, criação e brinquedoteca.

Descargas

Publicado

junio 4, 2013

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: considerações iniciais sobre as políticas educacionais. (2013). In Diferentes miradas sobre la Inclusión. Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2013.978-85-7983-395-3.p57-69