Políticas, Práticas e Cultura Inclusiva:: desafios da gestão universitária

Autores/as

Laura Ceretta Moreira
Karin Rank Liebl

Sinopsis

Biografía del autor/a

Laura Ceretta Moreira

Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenadora o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR. Vice Coordenadora do NEPAHS (Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação); Membro da Diretoria do ConBraSD (Gestão 2019-2020) Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR; Preside o Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES).

Karin Rank Liebl

Graduada com licenciatura plena Educação Física pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2008) e em Pedagogia pela Uninter (2020). Especialista em Educação Física escolar, lazer e recreação (IPGEX), em Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas (IFPR), em Gestão Escolar, Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção pela Faculdade Única (2022) e em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Faculdade Única (2022). Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (2020). Doutoranda em Educação pela UFPR, sob orientação da Professora Doutora Laura Ceretta Moreira, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Pesquisadora dos temas:educação especial, avaliação da e na educação e políticas públicas educacionais inclusivas. Com experiência na Educação Básica, com atuação docente em Educação Física, na Coordenação Escolar e elaboração de programas e projetos educacionais para a rede municipal de ensino de São Bento do Sul/SC. Experiência como docente no curso de Educação Física - licenciatura e bacharelado na Universidade do Contestado (UnC) - campus Mafra/SC (entre 2019 e 2021). Atua como docente e conteudita para a disciplina Tópicos Especiais e Educação Inclusiva do curso de pós-graduação EAD em Educação Especial da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE; na Unisociesc – campus São Bento do Sul nos cursos de Pedagogia, Fisioterapia e Biomedicina, na graduação Semi Presencial e Digital para o nima Educação, docente em cursos de extensão universitária para o nima Educação e conteudista para o nima Educação. Foi bolsista CAPES, durante o mestrado, com estágio docência concluído no período entre junho e outubro do ano letivo de 2018 no curso de Educação Física (UNIVILLE-campus Joinville) na disciplina Diversidade e Educação Inclusiva, totalizando 32 horas/aula. Atualmente bolsista de doutorado da UNIEDU.

Descargas

Publicado

marzo 2, 2023

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Políticas, Práticas e Cultura Inclusiva:: desafios da gestão universitária. (2023). In Inclusão universitária no século XXI: dilemas atuais. Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2023.978-65-5954-342-7.p111-134