A contribuição da curcumina para a busca de moléculas contra o câncer: de uma especiaria, a cura de malignidades

Authors

Dinis Caina KANDJAMBA
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Unesp)
Bianca Del Bianco SAHM
Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP)
Leticia Veras Costa LOTUFO
Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0003-1861-5153
Luis Octavio REGASINI
Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Unesp)
https://orcid.org/0000-0002-3705-0971

Synopsis

Author Biographies

Dinis Caina KANDJAMBA, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Unesp)

Professor do Ensino Primário e Secundário do sexto grau. Mestre em Química pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Unesp). Licenciado em Ciências da Educação na opção do Ensino de Química pela Escola Superior Politécnica do Moxico (UJES).

Bianca Del Bianco SAHM, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP)

Doutora em Ciências (área de Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), tendo como área de expertise a bioprospecção de produtos naturais marinhos com atividade biológica. Graduou-se bacharel e licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Marinha, pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em Santos, SP, no ano de 2010, e formou-se mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2014. Atualmente é bolsista PDJ pelo CNPq vinculado ao ICB-USP, onde desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à descoberta e desenvolvimento de novas moléculas com potencial anticâncer. Ainda, atua na organização, logística, e execução de coletas de material biológico nas ilhas oceânicas brasileiras e processamento de amostras no laboratório, integrando parte da equipe que compõem a rede de pesquisas em biodiversidade marinha - SISBIOTA-mar.

Leticia Veras Costa LOTUFO, Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Membro da coordenação do programa Biota-Fapesp. A sua atuação em pesquisa científica envolve a busca por novos fármacos anticâncer a partir da biodiversidade brasileira, em especial do ambiente marinho, onde vem desenvolvendo projetos para o conhecimento da biodiversidade microbiana
e do seu potencial biotecnológico, visando o desenvolvimento sustentável de novos fármacos.

Luis Octavio REGASINI, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Unesp)

Farmacêutico-Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Unesp), Doutor em Química pelo Instituto de Química (Unesp) e Livre Docente em Química Medicinal pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE, Unesp). Coordenador do Laboratório de Antibióticos e Quimioterápicos do IBILCE. Docente permanente dos programas de Pós-Graduação em Microbiologia e Pós-graduação em Química do IBILCE. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq PQ-2. Atua na busca de fármacos antitumorais e antimicrobianos sintéticos com inspiração em substâncias da natureza.

Downloads

Published

March 11, 2025

How to Cite

A contribuição da curcumina para a busca de moléculas contra o câncer: de uma especiaria, a cura de malignidades. (2025). In Construindo ciência em cooperação internacional acadêmico-científica: Brasil e Angola. Publishing Laboratory. https://doi.org/10.36311/2025.978-65-5954-570-4.p251-261