Estudos pluridisciplinares da informação: filosofia, tecnologia e semiótica

Authors

Carlos Cândido de Almeida (ed)
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-8552-1029
Mariana Vitti-Rodrigues (ed)
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-4764-2575

Keywords:

Ciência da informação - Filosofia, Teoria da informação, Tecnologia da informação, Big data, Semiótica

Synopsis

"Como é de se presumir, o diálogo entre cientistas da informação, cientistas da computação, filósofos e outros especialistas e as convenções sobre os termos de toda e qualquer discussão nem sempre são fáceis de atermar. A ideia original de reunir os estudos da ciência da informação, ciência da computação, filosofia e outras áreas sobre o tema informação ficou extremamente complexa, como devia de ser. Para tanto, foi recomendado separar o projeto em duas coletâneas: a primeira, intitulada “Estudos pluridisciplinares da informação: filosofia, tecnologia e semiótica” (Coleção Estudos em Ciência da Informação; 2) e a segunda, intitulada “Estudos pluridisciplinares da informação: ciência da informação, ética e linguagem” (Coleção Estudos em Ciência da Informação; 3). A leitura do conjunto permitirá uma compreensão mais adequada das perspectivas realistas e relativistas da informação, embora estas classificações não sejam sempre as mais adequadas para abarcar a complexidade das contribuições dos diversos autores."

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg

Apoio:

  

    

Chapters

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Cândido de Almeida, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília, com atuação nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Professor visitante na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha, 2021) e Universidad Nacional de Misiones (Argentina, 2012). Pós-Doutor em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem interesse nas áreas: Epistemologia, Ciência da Informação, Semiótica, Comunicação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento e Mediação.

Alexandre Augusto Ferraz, SEDU - Secretaria da Educação de Sorocaba

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, com período de estágio no exterior no Peirce Edition Project, Indianapolis (EUA). Mestre em Filosofia pela UNESP, Campus Marília. Possui graduação em Matemática pela UNESP, Campus Bauru. É autor do livro “Como é possível o conhecimento matemático: as estruturas lógico-matemáticas a partir da Epistemologia Genética”.

Diogo Fernando Massmann, USP - Universidade de São Paulo

Mestre pela UNESP/Marília com ênfase em Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente e doutorado pela PUCRS, cuja especialidade é Neurofilosofia. Atualmente, está desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Filosofia na USP. As suas principais áreas de pesquisa são: (1) pesquisas de correlatos neurais e estados conscientes, modelos animais de correlatos neurais e filogenia da consciência; (2) implicações neuroéticas do uso de animais não-humanos; (3) efeitos do uso das estratégias de neuromarketing sobre o indivíduo e a sociedade; (4) e tópicos em tomada de decisão e as suas consequências para o debate sobre o livre-arbítrio.

Felipe Sobreira Abrahão, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador de pós-doutorado no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, parte da Universidade de Campinas (UNICAMP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo Número 2021/14501-8, e sob a supervisão da Profa. Itala M. Loffredo D’Ottaviano. Ele é pesquisador visitante no Oxford Immune Algorithmics, Oxford University Innovation, Universidade de Oxford, U.K. Ele também é pesquisador associado no DEXL, National Laboratory for Scientific Computing LNCC), Brasil; Algorithmic Nature Group, LABORES for the Natural and Digital Sciences, França; e AUTOMACOIN Foundation.

Itala Maria Loffredo D’Ottaviano, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular Sênior do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp e Professora Titular Colaboradora em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas. Assessora ad hoc de diversas instituições de ensino e de fomento ao ensino e à pesquisa do Brasil e do exterior. Consultora, parecerista e membro de conselhos editorais de periódicos de circulação internacional, do Brasil e do exterior. Membro de comissões científicas e coordenadora de diversos eventos brasileiros e internacionais. Membro fundadora do (CLE) da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). 

João Eduardo Kogler Junior, USP - Universidade de São Paulo

Formado em Engenharia Elétrica pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, e bacharel em Física pela USP. Realizou o mestrado e o doutorado na Escola Politécnica da USP, na área de Sistemas Eletrônicos, com ênfase em Processamento Estatístico de Sinais Biológicos. Foi colaborador do Laboratório de Engenharia Biomédica da EPUSP e do Laboratório de Percepção Visual do Instituto de Psicologia da USP. Desenvolveu o doutorado na área de Visão Computacional e Inteligência Artificial no SRC Lab de Princeton. Trabalhou como cientista visitante no INRIA Sophia-Antipolis, França. Foi professor de diversos cursos, departamentos e instituições, e atualmente realiza pesquisas em Ciência Cognitiva.

Juliana Moroni, UC - Universidade de Coimbra

Pós-doutorado em Filosofia (em andamento) no departamento de Filosofia, Informação e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - PT, apoio à pesquisa CNPq. Pós-doutorado em Filosofia na UNESP - Marília, SP, com estágio pós-doutoral no Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre, Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Marília, SP. Trabalhou como docente na E.E. João Jacinto do Nascimento, JJN, Ibaté, SP, contratada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na UNESP - Botucatu, SP e como professora voluntária na UERJ, Rio de Janeiro. Áreas de atuação: Filosofia, com ênfase em Filosofia Ecológica, Filosofia da Informação, Filosofia da Mente, Ética da Informação e Interdisciplinar.

Marcos Antonio Alves, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutor em Filosofia pela UNICAMP e professor no departamento de filosofia e programa de pós-graduação em filosofia da Unesp. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e da Informação, atuando no estudo das relações entre informação, cognição, emoções. Líder do Grupo de estudos em filosofia da informação, da mente e epistemologia - GEFIME (CNPq/UNESP) e integrante do núcleo de sustentação do GT Filosofia da Mente e da Informação (ANPOF). Editor da Trans/form/ação: revista de filosofia da Unesp desde 2020. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp no biênio 2020/2021. É pesquisador CNPq/Pq-2. Docente no Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP – Brasil e Líder do Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e Epistemologia – GEFIME (CNPq/UNESP). Editor responsável da Trans/Form/Ação: revista de Filosofia da UNESP. Pesquisador CNPq/Pq-2, Proc. nº 311630/2021−9.

Maria Eunice Quilici Gonzalez, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex (1989) Inglaterra. Atualmente
é professora associada (livre docente) no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação e da Tecnologia, Filosofia Ecológica, Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização, autonomia e informação, sistemas complexos, big data, a dinâmica de formação da opinião, criatividade e serendipidade.

Mariana Vitti-Rodrigues, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutora em Filosofia da Ciência pela Universidade de Copenhagen (2019). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Bacharelado em Filosofia (2012) e Licenciatura Plena em Filosofia (2010) pela mesma universidade. Tem interesse nos conceitos de informação, abdução, significado, serendipidade, amizade, e estilos de pensar e fazer ciência, bem como nas consequências epistemológicas e éticas da crescente automação da prática científica para os processos de descoberta científica. 

Ricardo Peraça Cavassane, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador de pós-doutorado no Centro de Lógica, Epistemologia e História
da Ciência (CLE) da Universidade de Campinas (Unicamp), com bolsa CNPq,
Processo Número 150915/2024-1, sob a supervisão da Profa. Dra. Itala M. Loffredo D’Ottaviano. Sua pesquisa trata de questões epistemológicas e lógicas acerca da Inteligência Artificial, em especial os estatutos semânticos possíveis dos resultados gerados por Large Language Models, em termos de verdade, quase-verdade, ou mesmo contrassenso. Seus interesses incluem também teoria da quase-verdade, teoria dos sistemas, ciência de dados, serendipidade e o seu oposto, zemblanidade, e ensino de lógica.

Ricardo Ribeiro Gudwin, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Professor associado no Departamento de Engenharia de Computação e Automação, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Estadual de Campinas - DCA/FEEC/UNICAMP. Obteve sua graduação (1989), Mestrado (1992) e Doutorado em Engenharia Elétrica (1996), e Livre Docência em Engenharia de Computação (2003), todos os títulos pela FEEC/UNICAMP. Atua na área de Arquiteturas Cognitivas, Sistemas Cognitivos, Cognição Artificial e na fronteira entre Semiótica e Ciência Cognitiva. É pesquisador do CEPID-BRAINN – Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology e
pesquisador associado do H.IAAC – Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas. Foi vice-presidente da SBCC - Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva, de 2013 a 2017.

Valdirene Aparecida Pascoal, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Filosofia, na Linha de Filosofia da Informação, da Cognição e da Consciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018-2021) . Possui graduação em Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2018) em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora colaboradora no Projeto de Extensão Ciclo de Leituras e Debates da Obra de Charles S. Peirce da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem interesse nas áreas de pesquisa em Informação, Semiótica e Tecnologias Informacionais de Comunicação, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação, Ética Informacional e Ciência da Informação.

Estudos pluridisciplinares da informação

Downloads

Published

October 8, 2025

Details about the available publication format: Ebook

Ebook

ISBN-13 (15)

978-65-5954-633-6

Date of first publication (11)

2025

Details about the available publication format: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-65-5954-632-9

Date of first publication (11)

2025

Physical Dimensions

16cm x 23cm

How to Cite

Estudos pluridisciplinares da informação: filosofia, tecnologia e semiótica. (2025). Publishing Laboratory. https://doi.org/10.36311/2025.978-65-5954-633-6