Atos de coragem. Territórios e tensões entre travestis, imprensa e polícia numa cidade do interior de São Paulo

Autores/as

Thiago Teixeira Sabatine
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Fernão Dias Paes.
Luis Antônio F. Souza
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Sociologia e Antropologia.
http://orcid.org/0000-0002-9355-3936
Bóris Ribeiro de Magalhães

Sinopsis

Biografía del autor/a

Thiago Teixeira Sabatine, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Escola Estadual Fernão Dias Paes.

Doutor em Antropologia Social (Ciência Social) pela Universidade de São Paulo (2017) e mestre em Ciências Sociais (2012) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Possui Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2008) e Bacharelado em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2019). É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença - NUMAS (USP/CNPq). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, envelhecimento e outros marcadores sociais da diferença; políticas de segurança pública, saúde e educação. Professor convidado do Curso de pós-graduação em Gestão Educacional da Faculdade de Direito Damásio de Jesus; professor convidado do curso de pós-graduação em Direito Homoafetivo e de Gênero da Universidade Santa Cecília. Atuou como professor na Universidade Anhembi Morumbi. É professor titular de cargo efetivo da disciplina de sociologia na rede estadual de Ensino de São Paulo, atualmente exercendo o cargo/função de Vice-diretor de Escola. Integrou a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo entre 2013 e 2018 com atuação na área de gestão pedagógica democrática, educação em sexualidade, diversidade sexual, gênero, currículo escolar de Sociologia no Ensino Médio, educação em Direitos Humanos e prevenção às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. Tem experiência profissional no desenvolvimento de materiais pedagógicos e na produção de material didático pedagógico para Educação à Distância. Atuou como gestor de projetos de prevenção às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais e de Segurança Pública. É um dos organizadores dos livros intitulados Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito; Desafios à segurança pública: controle social, democracia e gênero; Olhares plurais para o cotidiano: gênero, sexualidade e mídia - ambos publicados pela Editora Cultura Acadêmica e do livro - No emaranhado da rede: gênero, sexualidade e mídia, desafios teóricos e metodológicos do presente - publicado pela Editora Annablume . Autor do livro Travestis, territórios e prevenção de aids numa cidade do interior de São Paulo - publicado pela Editora Cultura Acadêmica.

Luis Antônio F. Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Departamento de Sociologia e Antropologia.

Cursou Graduação (1987) e Licenciatura (1994) em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Cursou mestrado (1992) e Doutorado (1998) em Sociologia na Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá (1995-1996), sob supervisão de Robert W. Shirley. Pesquisador na área de História da Polícia Civil, Processo Criminal, Violência Policial, Controle Externo sobre a Polícia, Políticas de Segurança Pública, Políticas Locais de Segurança, Violência e Direitos Humanos. É Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp, campus de Marília, atuando nos cursos de Graduação em Ciências Sociais, no curso de mestrado profissional (Profsocio) e no curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no nível de mestrado e de doutorado, tendo orientado várias dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisões de pós-doutorado. Disciplinas lecionadas na Graduação: Teoria Sociológica I e II, Sociologia do Conhecimento e Métodos e Técnicas de Pesquisa. Disciplina lecionada na Pós-Graduação: Reflexões sobre Crime, Violência e Punição e Sociologia da Juventude. É coordenador científico do Observatório de Segurança Pública (OSP) e do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP). Site dos projetos e demais atividades dos grupos: www.observatoriodeseguranca.org. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Observatório de Segurança Pública. Foi chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2012). Foi pesquisador visitante do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, dentro do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD, conjuntamente com a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça - SAL: Programa Pensando o Direito (2015). Coordenou pesquisas sobre vitimização da mulher no sistema de justiça criminal, edital conjunto CNPq e Secretaria de Política para Mulheres (2011-2015). Coordenou pesquisa sobre atos infracionais na Varas da Infância e Juventude em São Paulo (2011-2013). Todas as pesquisas contaram com financiamento do CNPq, da Fapesp e da Unesp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília (2014-2017)

Bóris Ribeiro de Magalhães

Graduado em Ciências Sociais, UNESP/Marília (Bacharel (1999) e Licenciatura (2000)). Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Políticas Públicas e Pensamento Social pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. É pesquisador/Colaborador do Observatório de Segurança Pública da UNESP (OSP/UNESP). Pesquisador/Colaborador do Grupo de Estudos em Segurança Pública da UNESP (GESP). Tem experiência na área de Sociologia atuando nos seguintes temas: Corpo, Biopolítica, Políticas Públicas de Segurança, Polícia, Saúde e Obesidade, Sexualidade

Descargas

Publicado

diciembre 4, 2012

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Atos de coragem. Territórios e tensões entre travestis, imprensa e polícia numa cidade do interior de São Paulo. (2012). In Miradas plurales para lo cotidiano: género, sexualidad y medios (pp. 159-174). Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-279-6.p.159-174