8. Pensar as sexualidades de mulheres e homens jovens, em Portugal: direitos, saber e prazer

Authors

Eunice Macedo
Sofia Almeida Santos

Synopsis

Author Biographies

Eunice Macedo

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), principalmente, nas áreas de cidadanias e diversidade, avaliação em educação e formação e métodos de intervenção em educação. É investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da mesma faculdade. Seus interesses de pesquisa cruzam cidadania, educação e gênero, nomeadamente: cidadania educacional, educação como direito social, aprendizagem com artes, desengajamento escolar, políticas educacionais; gênero na educação e cidadania, feminilidades e masculinidades jovens, participação das mulheres, violência sobre as mulheres, de um ponto de vista interseccional. Tem ampla experiência em pesquisas e redes colaborativas internacionais, destacando: pesquisadora principal em Portugal dos projetos Erasmus + “Sustaining Teachers and Learners with the Arts, Relational Health in European Schools” e “Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in School Education”; pesquisadora nos projetos “Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education”, “Reducing Early School Leaving in the EU”e no projeto “Xeno-Tolerance Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisations”. Co coordena o projeto nacional “EduTransfer - Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020”. É vice-presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. Membro da Rede Mulheres Vivas (transnacional) e da Rede Social Justice and Intercultural Education da EERA. Autora de vários trabalhos, sua pesquisa apoia a intervenção junto às comunidades, em busca de formas de educação e vida ligadas à felicidade e à realização pessoal, mediatizadas pelo mundo.

Sofia Almeida Santos

Assessora do Ministro da Educação de Portugal. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi investigadora pós-doc no projeto internacional de grande escala “RESL.eu – Reducing Early School Leaving in the EU” [2013-2018]). Tem um Doutoramento Europeu (2015) e um mestrado (2009) em Ciências da Educação nas áreas de género, juventude, cidadania e educação sexual. Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos científicos e de investigação, ao nível nacional e internacional, realizado várias mobilidades internacionais (Warwick University, Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University), assim como lecionado nas suas áreas de interesse. Entre 2017 e 2019, integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e promoveu diversos serviços de consultoria como perita em “Digital Citizenship Education” para o Conselho da Europa, membro do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua de professores, e consultora científica da Direção Regional dos Açores.

Downloads

Published

December 23, 2020

How to Cite

8. Pensar as sexualidades de mulheres e homens jovens, em Portugal: direitos, saber e prazer. (2020). In Women, Gender and Sexualities in Society - different views on the culture of inequality - Volume I: diversos olhares sobre a cultura da desigualdade - Volume I. Publishing Laboratory. https://doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-84-2.p169-190