Ações e Problemas para a Paradiplomacia no Brasil

Authors

Tullo Vigevani
Universidade Estadual Paulista, Prog. de Pós Grad. em Relações Internacionais da UNESP, UNICAMP e PUC/SP.
https://orcid.org/0000-0001-6698-8291
Débora Figueiredo B. Prado
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Economia.

Synopsis

Author Biographies

Tullo Vigevani, Universidade Estadual Paulista, Prog. de Pós Grad. em Relações Internacionais da UNESP, UNICAMP e PUC/SP.

TULLO VIGEVANI CONCLUIU O DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1990. PROFESSOR TITULAR DE CIÊNCIA POLÍTICA A PARTIR DE 9 AGOSTO 2007 DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). A CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA UNESP LHE OUTORGOU EM ABRIL DE 2014 O TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO. PUBLICOU 147 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS. POSSUI 61 CAPÍTULOS DE LIVROS E 14 LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DE 52 EVENTOS NO EXTERIOR E 180 NO BRASIL. ORIENTOU 19 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 7 TESES DE DOUTORADO, ALÉM DE 22 TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS ÁREAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLITICA. ENTRE 1988 E 2014 PARTICIPOU DE 13 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENOU 9 DESTES. ATUALMENTE COORDENA 4 PROJETOS. ATUA NA ÁREA DE CIÊNCIA POLITICA, COM ÊNFASE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 89 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. AS PALAVRAS-CHAVE MAIS FREQÜENTES NA SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SÃO: MERCOSUL, POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL, INTEGRAÇÃO REGIONAL, GLOBALIZAÇÃO, ESTADOS UNIDOS, PARADIPLOMACIA E REGIMES INTERNACIONAIS. É PESQUISADOR DO CENTRO DE ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (CEDEC) E DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ESTUDOS DOS ESTADOS UNIDOS (INCT-INEU). COLABORA COM DIFERENTES INSTITUIÇÕES E PARTICIPA DE INÚMEROS CONSELHOS EDITORIAIS DE PUBLICAÇÕES. APOSENTADO E PROFESSOR VOLUNTÁRIO A PARTIR DE 21 DE SETEMBRO DE 2012. BOLSISTA 1A DO CNPQ. SÓCIO EMÉRITO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (ABRI) DESDE 2015. HOMENAGEADO PELA ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA (ABCP) NO XI ENCONTRO DA ABCP EM 2018. COM FILIPE MENDONÇA E THIAGO LIMA PRÊMIO DE MELHOR OBRA CIENTÍFICA NO CONCURSO DA ANPOCS DE 2019.

Débora Figueiredo B. Prado, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Economia.

Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com ênfase em política internacional. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI/IE/UFU). É pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT/INEU) e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Gênero e Relações Internacionais - GENERI UFU. Atua principalmente nos seguintes temas: Estados Unidos, Governos subnacionais, Gênero e Relações Internacionais. É mãe de dois filhos nascidos em 2013 e 2016.

Downloads

Published

June 11, 2010

How to Cite

Ações e Problemas para a Paradiplomacia no Brasil. (2010). In International Relations: Polarities and New/Old Emerging Themes (pp. 25-54). Publishing Laboratory. https://doi.org/10.36311/2010.978-85-60810-21-5.p25-54