APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

Patricia Bataglia (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-2575-3020
Cristiane Paiva Alves (ed)
Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília
https://orcid.org/0000-0002-2450-4129

Palavras-chave:

Educação, aprendizagem ativa, Ensino - Metodologia, Ensino Superior, educação - pós-educação

Sinopse

Os textos que geraram esse livro foram construídos na disciplina Aprendizagem Cooperativa: metodologia de ensino, fundamentos e pesquisas proposta no ano de 2025 pelas professoras Patricia Unger Raphael Bataglia e Cristiane Paiva Alves no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília. Iniciamos a disciplina com a ideia de proporcionar de fato uma experiência de Aprendizagem Cooperativa, mas o grupo foi nos mostrando que faríamos mais do que o planejado! A cada semana, professoras e estudantes construíram uma vivência que gerou este livro.

 

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg   

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Patricia Bataglia, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília

Psicóloga, professora associada do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp - Campus de Marília. Pesquisa na área de psicologia do desenvolvimento moral e novas alternativas em educação.

Rita Melissa Lepre, Faculdade de Ciências - UNESP/campus de Bauru

Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis (1997).  Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia e Saúde Ampliatta (2020). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília (2001). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília (2005). Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Livre-Docente em Psicologia da Educação pela UNESP, campus de Bauru (2016). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual Paulista, no Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências - Campus Bauru. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Assis e do Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia da Moralidade e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Membro do Grupo de Trabalho (GT) - Psicologia e Moralidade - da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Líder do GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Moral e Educação (CNPq). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (PPGDEB) da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru, no quadriênio 2021-2024, e vice-coordenadora no quadriênio 2025-2028. Membro colaboradora da Red Latinoamericana de Convivencia Escolar. Sócia efetiva da Associaqção Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Cristiane Paiva Alves, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília

Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, na Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC, UNESP. Tem Mestrado e Doutorado em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É especialista em Neurologia e Reabilitação dos Membros Superiores, pela UFSCar. Docente da FFC, UNESP/Marília. Vicelíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI). Coordenadora do Laboratório de Estudos em Terapia Ocupacional (LETO). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, UNESP, de Marília - SP. Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Moral e Educação Integral.

Fabio Luiz de Almeida Bertacini, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP, Marília. Possui especialização em Gestão de Negócios pela Universidade Gama
Filho, em Gestão Escolar pelo Senac e graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Atua há mais de 10 anos como psicólogo clínico e possui experiência em gestão de negócios, formação e desenvolvimento de equipes. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI), onde investiga temas relacionados à escuta, clima escolar, desenvolvimento moral e suas correlações em diferentes contextos sociais. Atualmente, é Coordenador de Cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP) e desenvolve seu trabalho nas áreas de educação, psicologia e gestão, buscando conectar pesquisa e prática para aprimorar processos formativos e institucionais.

Hélia Bruna Domingues de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília (PPGE/UNESP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2007). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2009), Educação Especial pelo Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista (2013) e Psicodrama no Instituto Bauruense de Psicodrama (2017). Atriz (DRT - 0050339/SP) no grupo de teatro Soarte/Ourinhos desde1999. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI). Com experiência na área de Educação e Artes Cênicas.

Luciana de Vito Zollner, Membro do grupo de estudos e pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral – GEPPEI

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000). Atualmente é Supervisora de Ensino na Secretaria de Educação do Município de Assis. Atuou como professora de Língua
Portuguesa e Língua Estrangeira- Inglês- do Ensino Fundamental e Médio do Governo do Estado de São Paulo e na Diretoria de Ensino- Região de Assis como Professor Coordenador Pedagógico na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais especificamente Língua Estrangeira Moderna, no Núcleo Pedagógico. Atuou como tutora do Curso Inglês online- Parceria da EVESP com Fundação Padre Anchieta. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: edição crítica, literatura colonial brasileira, inglês, educação e tecnologia na educação. Especialista em Gestão Educacional pelo  Instituto Educacional de Assis- IEDA (2011), Especialista em Neuropedagogia na Educação- Rhema (2019) e Mestre em Comunicação, Mídia e Cultura pela Universidade de Marília - UNIMAR (2007). Membro do grupo de estudos e pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral – GEPPEI.

Maria Izabel Cava Pari de Paula, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília (PPGE/UNESP). Possui graduação em Pedagogia e em Letras. Atualmente atua
como Supervisora de Ensino na Diretoria Municipal de Educação de Cafelândia-SP e como Articuladora Municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (RENALFA). Tem experiência na área de
Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, gestão escolar e docência. Desde 2024, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI).

Mateus Mota Ferreira, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Mestrando em pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília (PPGE/UNESP) na linha de pesquisa de Educação Especial. Integrante do grupo de pesquisa DIDE Diferença, Desvio e Estigma da UNESP de Marília. Possui graduação em licenciatura em Física pelo IFUSP (Instituto de Física da Universidade de São Paulo). Tem experiência como professor de Física,
Química e Matemática no estado de São Paulo. Atualmente estuda temas relacionado a Aprendizagem Significativa e Métodos de Aprendizagem Ativos Articulados à Educação Especial e Inclusiva.

Natasha Cinti de Sá, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Fonoaudióloga e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”- FFC/UNESP-Marília-SP. Atriz (DRT- 44802/SP). Contadora de História. Pianista. Possui graduação em Informática Para Gestão de Negócios pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2012) - FATEC de São José do Rio Preto. Membro do  Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade.

Stefani Caroline da Silva Sousa, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Graduanda em Bacharel em Educação Física pela (UNESP) - Departamento de Educação Física/Faculdade de Ciências (DEF-FC) do Campus de Bauru-SP. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) do Campus de Marília-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI).

Thiago Corado Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. Graduado em Pedagogia e em Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI). Possui trajetória profissional que integra experiências na docência e na gestão escolar em instituições públicas de Educação Básica, bem como na docência no Ensino Superior em instituição privada. Atualmente, exerce o cargo efetivo de Supervisor de Ensino na Secretaria Municipal da Educação de Assis/SP.

Vinicius Henrique dos Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/campus de Marília (discente do PPGE)

Doutorando em Educação através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília (PPGE/UNESP). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC-UEL). Atualmente trabalha com temas relacionados à educação e a violência escolar junto ao “Grupo Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia
(GEPEF)”. Possui graduação em Ciências Sociais (habilitação: licenciatura e bacharelado com ênfase em Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Tem experiência na área de aprendizagem, lecionando para jovens aprendizes.

Publicado

1 setembro 2026

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-65-5954-687-9

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Impresso

Impresso

ISBN-13 (15)

978-65-5954-686-2

Dimensões físicas

Como Citar

APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. (2026). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2026.978-65-5954-687-9