Reflexões éticas sobre as novas tecnologias no âmbito da Ciência da Informação

Autores

Mariângela Spotti Lopes Fujita
Rogério Aparecido Sá Ramalho

Sinopse

Biografia do Autor

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1992 e Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho realizando atividades de docência na graduação em Biblioteconomia e Arquivologia e na Pós-Graduação na linha de pesquisa “Organização da Informação” do Programa em Ciência da Informação da UNESP; bem como, atividades de pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa “Análise Documentária” com o tema de pesquisa “Leitura em Análise Documentária” que gerou diversas publicações de artigos científicos e com o qual é Pesquisadora CNPq categoria II. É autora do livro “PRECIS na língua portuguesa: teoria e prática de indexação”. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Leitura Documentária para indexação, elaboração de resumos e classificação bibliográfica utilizando a metodologia introspectiva de Protocolo Verbal em diferentes modalidades.

Rogério Aparecido Sá Ramalho

Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bacharel em Ciência da Computação, é professor universitário e coordenador do curso de Licenciatura em Computação das Faculdades de Dracena – Unifadra, tendo como focos de interesse as áreas de representação do conhecimento, organização da informação, ontologias, web semântica e aspectos éticos das tecnologias da informação.

Downloads

Publicado

11 maio 2008

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Como Citar

Reflexões éticas sobre as novas tecnologias no âmbito da Ciência da Informação. (2008). Em Aspectos jurídicos e éticos da informação digital (p. 39-46). Oficina Universitária. https://doi.org/10.36311/2008.978-85-98605-52-4.p39-46