Léxico de frequência do português falado na cidade de São Paulo (Projeto NURC)
Palavras-chave:
Linguística, Língua portuguesa – Português falado - São Paulo (SP), Lexicologia, Léxico de freqüênciaSinopse
Este Léxico de Frequência deseja ser mais uma contribuição ao já elevado contingente de trabalhos desenvolvidos no país sobre o Projeto NURC, cujo acervo hoje representa uma fonte inesgotável de material para os pesquisadores das diversas áreas da ciência linguística.
A intenção inicial era a de elaborar um Léxico da língua portuguesa contemporânea falada no Brasil, utilizando o acervo lexical coletado nas cinco cidades onde o Projeto NURC se desenvolve, ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Porto Alegre, o que sem dúvida traria, com a maior abrangência, um maior interesse aos resultados da pesquisa. No entanto, a fixação de outras prioridades por parte da Coordenação do Projeto acabou por inviabilizar a intenção original, levando-me a reformular o plano previsto, restringindo seu alcance e limitando-o aos dados recolhidos na cidade de São Paulo, onde os coordenadores locais, Ataliba T. de Castilho e Dino Preti (USP), manifestaram seu apoio e asseguraram sua cooperação. Portanto, este Léxico, longe de definitivo, deve ser considerado um trabalho exploratório, visto que foi concebido e elaborado tendo como uma de suas finalidades a de adquirir o domínio das técnicas de quantificação e de processamento eletrônico capazes de produzir, num futuro que espero próximo, um léxico de frequência do Português culto do Brasil, que poderá incluir as modalidades oral e escrita.
Selo Editorial:
Base de Dados:
Downloads
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.