A creche “IGNÁCIO DE LOYOLA TORRES” (1966-1997) e o berçário municipal “MÃE CRISTINA” (1997-2013) na história da educação infantil em Marilia/SP
Palavras-chave:
Educação – Marília (SP), Educação - História, Creches – Marília (SP), Educação de criançasSinopse
Por que conhecer a história da educação infantil na cidade de Marília/SP, em especial, da Creche “Ignácio de Loyola Torres” e do Berçário Municipal “Mãe Cristina”? Essas são questões que nortearam a pesquisa de mestrado de Josiane de Moura Dias Marquizeli, cujos resultados são publicados neste livro. Tomando como objeto de estudo a instituição de educação infantil emque atuou, a autora desenvolveu rigorosa pesquisa documental e bibliográfica, contribuindo para a compreensão de aspectos até então pouco ou nada explorados da história da educação infantil em Marília. Por meio do conhecimento do passado, a pesquisa possibilitou a compreensão do presente e dos debates e ações travados desde pelo menos a década de 1990 para o reconhecimento do direito das crianças pequenas a mais do que serem cuidadas. Muitos foram os avanços, mas ainda muitas são as necessidades e urgências para que se efetive plenamente esse direito. A sociedade civil tem importante função nesse processo. E também para isso contribuem os resultados da pesquisa de Josiane. Este é, portanto, livro indispensável para professores, cuidadores, gestores escolares e da educação pública, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, pais e mães. E pode também ele ser considerado como mais um instrumento de luta e um convite para o necessário debate e urgentes ações coletivas em defesa da educação de nossas crianças para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Auxílio Nº 0798/2018, Processo Nº 23038.000985/2018-89, Programa PROEX/CAPES
Selo Editorial:
Apoio:
Base de Dados:
Capítulos
-
Prefácio
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.