Arte & Estética

Autores

Ulisses Razzante Vaccari (ed)

Palavras-chave:

Arte - Filosofia, Estética, Ficção, Crítica de arte, Cinema, Estética alemã, Vaccari, Ulisses Razzante

Sinopse

A variedade é uma característica que marca os rumos da estética. Sem a pretensão de esgotar suas consequências e aplicações, este volume nos apresenta essa variedade de aplicações e transposições que nos permite apresentar uma mostra significativa e coesa dos estudos que relacionam a reflexão filosófica e as manifestações artísticas em terras brasileiras. A interdisciplinaridade aparente nos apresenta os próprios caminhos, à guisa de uma unidade dada a priori, de uma disciplina filosófica que, desde sua fundação no século XVIII, viu suas fronteiras e caracterizações se expandirem na direção das mais distintas caracterizações e apresentações de problemas que envolvem a arte e a filosofia. É como unidade na variedade que a estética se revela uma faceta importante da reflexão, e esse livro nos dá ainda mais uma prova disso.

Selo Editorial:

Logo_e-book_-_Oficina1.jpg      Logo_e-book_-_Cultura_academica1.jpg    

Base de Dados:

    

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abah Andrade

É poeta e ensaísta, mestre e doutor em filosofia pela USP, professor titular da UFPB, autor, dentre outros, de Os cacos do tempo (poesia, 2017) e Si mesmo como história (filosofia, 2014).

Arthur Eduardo Grupillo Chagas

É mestre e doutor em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágios de pesquisa nas universidades de Kassel e Frankfurt am Main (Alemanha). É professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, onde atua nos programas de pós-graduação em filosofia e ciências da religião. É autor do livro “O homem de gosto e o egoísta lógico: uma introdução crítica à estética de Kant”.

Carolina de Souza Noto

Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em filosofia pela Universidade de São Paulo. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma instituição. Atualmente é membro do GT “Filosofia Francesa Contemporânea” da ANPOF. Atua na área de História da Filosofia Contemporânea, com ênfase em questões ligadas à ontologia, antropologia filosófica e epistemologia das ciências humanas.

Celso Reni Braida

Professor de filosofia na UFSC, natural de Santa Maria (RS), doutorado em filosofia pela PUC-RIO (2001), membro fundador do Núcleo de Investigações Metafísicas (UFSC) e do GT Filosofia Hermenêutica (ANPOF). Pesquisa em ontologia da arte e dos artefatos, teorias da linguagem e hermenêutica. Autor de diversos trabalhos em revistas especializadas de filosofia, publicou os livros Scismas (2004), Três Aberturas em Ontologia (2005), Ensaios Semânticos (2009), Exercícios de Desilusão (2012) e Filosofia e Linguagem (2013).

Daiane Eccel

É mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio de doutorado na Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürnberg (2013-2014). Realizou pós-doutorado na Karl-Ruprecht Universität Heidelberg (2018). Desde 2015 é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da UFSC atuando na área de Filosofia da Educação. Dedica-se à investigação do pensamento de Hannah Arendt e as interlocuções entre Estética e Educação.

Debora Pazetto Ferreira

É professora de Filosofia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica da mesma instituição. Possui graduação e mestrado em Filosofia e pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina e doutorado em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio doutoral na Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne. É membro da diretoria da ABRE - Associação Brasileira de Estética; coordenadora do GENTTE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero,Trabalho e Tecnologia - CNPq) e do ARTEC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte e Tecnologia - CNPq). 

Giorgia Cecchinato

É Doutora em Filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2009). Desde 2011 é professora adjunta de estética e história da Filosofia Moderna na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Filosofia Moderna, com destaque nos seguintes temas: Kant, Idealismo alemão, filosofia do século XVIII e respectivas implicações estéticas e morais.

Maria Aparecida Barbosa Barbosa

Atua como professora de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Traduz literatura de expressão alemã, desenvolve pesquisas teóricas com os projetos “Romantismo” e “’João-sem-Terra’, de Ivan Goll”.

Nazareno Eduardo de Almeida

Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Filosofia pela UFSC (1994-1999). Mestre (2001-2003) e Doutor (2003-2005) pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Pedro Duarte de Andrade

É Doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio, onde é Professor na Graduação, na Pós-Graduação e na Especialização em Arte e Filosofia. Foi Professor Visitante nas universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). Foi Professor Substituto no IFCS-UFRJ e Professor Adjunto na UniRio. É autor dos livros “Estio do tempo: Romantismo e estética moderna” (Zahar), “A palavra modernista: vanguarda e manifesto” (Casa da Palavra) e “Tropicália” (Cobogó). Co-autor, roteirista e curador da série de TV “Alegorias do Brasil”, junto com o diretor Murilo Salles (Canal Curta!). Editor da revista “O que nos faz pensar”, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Coordenador do Grupo de Trabalho em Estética da ANPOF. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre Arte, Autonomia e Política. Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) e da Associação Brasileira de Estética (ABRE).

Pedro Fernandes Galé

Possui graduação (2004), mestrado (2009) e doutorado (2016) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP. Foi premiado por sua tese “Winckelmann: uma história da arte entre a norma e a forma”. Atualmente é Professor substituto no departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos e membro da “Winckelmann-Gesellschaft” (Sociedade Winckelmann internacional). É membro da comissão editorial de diversas revistas, bem como pós-doutorando no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Estética, História da arte, Iluminismo, arte e antiguidade, debates artísticos da modernidade, Classicismo, Neoclassicismo, Winckelmann, Diderot, Kant e Goethe.

Ricardo Nascimento Fabbrini

É professor de estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da mesma universidade  (PGEHA-USP). Possui graduação, licenciatura; mestrado e doutorado em Filosofia pela USP. É autor de “O Espaço de Lygia Clark” (Atlas) e “A arte depois das vanguardas” (Unicamp/Fapesp).

Sílvia Faustino de Assis Saes

Professora de Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado e doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Humboldt-Universität, de Berlim. Atualmente, trabalha na intersecção entre estética e filosofia da linguagem, dedicando-se aos fundamentos filosóficos das retóricas e das poéticas, em diversos autores.

Ubirajara Rancan de Azevedo Marques

Compõe o Departamento de Filosofia da UNESP. Realizou estágios pós-doutorais na França, na Itália e em Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, idealizou os colóquios kantianos de Marília e os colóquios kantianos multilaterais. Fundador do periódico eletrônico Estudos Kantianos. Presidente da Sociedade Kant Brasileira durante o quadriênio 2010-2014. Tem trabalhos publicados, entre outros, nos seguintes periódicos: Analytica; Con-Textos Kantianos; Kant-Studien; Philosophica; Revista de Filosofía de la Universidad Complutense de Madrid; Rivista di Storia della Filosofia; Studia Kantiana; Studi Kantiani. Dirige o coral Boca santa.

Vladimir Menezes Vieira

É doutor em filosofia pela UFRJ/PPGF e professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume, e traduziu os ensaios teóricos de Schiller sobre o sublime e a tragédia.

Publicado

January 14, 2019

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: E-book

E-book

ISBN-13 (15)

978-85-7249-004-7

Date of first publication (11)

2018

Dimensões físicas