Aspectos de Gramsci
Palavras-chave:
Antonio Gramsci, Política, FilosofiaSinopse
Aspectos de Gramsci dá um importante testemunho do desenvolvimento dos estudos gramscianos no Brasil. Seu organizador, Marcos Del Roio, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já havia publicado o importante Os prismas de Gramsci (São Paulo: Xamã, 2005), onde analisava a formula política da frente única. Nesse livro desenvolvia uma leitura da obra do marxista sardo que não apenas trazia novos temas como rompia, de modo decisivo, com certo senso comum ilustrado que se formou em nosso país sobre essa obra e que tendeu a aproximá-la do liberalismo.
Aspectos de Gramsci dá sequência a esse trabalho agora como empreendimento coletivo. Os temas tratados neste livro são vários e vão desde questões à teoria e análise da política, que aparecem nos artigos do próprio Marcos Del Roio e de Cláudio Reis, Edilene Cruz, Geraldo Magella Neres, Maria Socorro Ramos Militão e Marisa Brandão, até a filosofia, presente no texto de Tatiana Fonseca, e a historiografia, no escrito de Lincoln Secco. Mas se apesar da diversidade há um ponto em comum que dá unidade a esse livro este é, justamente, a negação daquele senso comum.
A idéia de um trabalho coletivo de interpretação da obra de Antonio Gramsci e de mobilização de sua teoria para a compreensão da realidade contemporânea é fascinante. Neste livro ela deixa entrever seu potencial. O risco, é verdade, é grande. A estrutura hierárquica da universidade brasileira bem como nossas tradições patrimonialistas não deixam de conspirar contra a pesquisa coletiva crítica. A simples repetição de uma leitura modelo pode, facilmente, tomar o lugar da pesquisa criativa.
Mas não é isso o que se vê neste livro. A diversidade temática à qual foi feita referência caminha ao lado da autonomia intelectual. Os matizes entre os autores são perceptíveis àqueles que conhecem a obra de Gramsci. E é essa demonstração da diversidade que pode ser construída em torno de uma interpretação não-liberal de Gramsci o que torna o este livro ainda mais interessante.
Selo Editorial:
Base de Dados:
Capítulos
-
Apresentação
-
Autonomia e antagonismo em Rosa Luxemburg e Gramsci
-
Gramsci como tradutor da nação
-
Concepção de mundo e filosofia da práxis nos Cadernos do Cárcere
-
A questão da hegemonia e os processos políticos do ocidente em Gramsci
-
Gramsci e Maquiavel: a crítica maquiaveliana nos Cadernos do Cárcere
-
A historiografia brasileira e as idéias de Gramsci
-
O “Moderno Príncipe” gramsciano e o PT na década de 80: considerações sobre a reforma moral e intelectual
-
Políticas de Estado: interesses em disputa
Downloads
Downloads
Publicado
Categorias
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.