Mia Couto, literatura infantil e humanização: : cultura, raízes e ancestralidade em enunciados visuais e escritos na obra o beijo da palavrinha

Autores/as

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
UNESP
https://orcid.org/0000-0003-0620-4613
Edson Rodrigo de Azevedo
Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto
https://orcid.org/0000-0002-4532-4186
Joyce Aparecida da Silva Linard
https://orcid.org/0009-0004-2634-3826

Sinopsis

Biografía del autor/a

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP

Livre-docente em Leitura e Escrita pela Universidade Estadual Paulista (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015).Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília (1992). Atuou entre os anos de 1992 a 2000, em instituições públicas e particulares: no CEFAM (Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e em três universidades como professora de Didática e Supervisora de Estágio, além de coordenadora da Pedagogia e de Avaliação Institucional. Ademais foi professora de EJA (Educação de Jovens e Adultos) por 7 anos, bem como de cursos de Pós-Graduação Latto Sensu, ministrando a disciplina de Didática do Ensino Superior. Desde 2000 é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, junto ao Departamento de Didática, onde integra o corpo docente da graduação em Pedagogia, ministrando aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compõe, na mesma unidade universitária, o quadro de orientadores do programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação". Participa de mais dois grupos de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (Unesp - Marília) e "Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário? (Unesp - Presidente Prudente). Integra, ainda, o grupo de pesquisadores do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). É orientadora no programa MINTER entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e UNESP de Marília e no DINTER entre Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará e UNESP de Marília. Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações recentes de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Escreveu artigos que compuseram dois livros selecionados pelo PNBE - Professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto interinstitucional do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).

Edson Rodrigo de Azevedo, Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto

Edson Rodrigo de Azevedo é Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Unesp, Campus Marília e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Docência para Educação Básica (PPGDEB) pela Unesp - Campus Bauru/SP (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (FAECA). Atualmente é Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal da Educação de São José do Rio Preto e, de 2014 a 2018 atuou como Professor de Educação Básica I. Nos anos de 2017 e 2018 atuou como Formador Local de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Atuou no Conselho Municipal Afro-Brasileiro de São José do Rio Preto/SP na Gestão 2019/2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas e temáticas de pesquisa: Literatura para a infância, Educação Infantil e Formação de Professores. É membro do Grupo de Pesquisa CEPLLI - Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância.

Joyce Aparecida da Silva Linard

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho- Marília/SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP (2018) e Administração de Empresas pela Universidade de Marília- Unimar (2007). Possui Pós Graduação "Lato Sensu" em Literatura Infantil pela Faculdade São Braz e Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Marília - Unimar. Tem experiência na área de Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental I. Participante do Grupo de Estudos PROLEAO - Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação (GEP) e (CEPLLI) UNESP ? Marília. Participante do Grupo de estudo "Olhar e gesto de descoberta: reflexões sobre a literatura de infância publicada no século XXI", mediado por Juliana Pádua Silva Medeiros.

Letícia Kondo

Doutoranda pelo programa de Pós Graduação em Educação da FFC Unesp/Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC (2022). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCL (2014).Desenvolveu a pesquisa do projeto Núcleo de Ensino Prograd-UNESP intitulada "As Novas Tecnologias e as conexões à internet: contribuições para o ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras nos Centros de Línguas" com a coordenação da Professora Daniela Nogueira de Moraes Garcia durante os anos de 2012 e 2013.Membro do grupo de pesquisa PROLEAO "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação" desde 2018.Trabalha como professora de língua Inglesa na rede municipal de Marília.

Descargas

Publicado

noviembre 5, 2025

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Mia Couto, literatura infantil e humanização: : cultura, raízes e ancestralidade em enunciados visuais e escritos na obra o beijo da palavrinha. (2025). In Leitura literária na escola da infância: teoria e práticas (pp. 113-131). Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2025.978-65-5954-642-8.p113-131