Aspectos éticos das novas tecnologias de informação e comunicação e seu reflexo na organização e representação do conhecimento

Autores/as

Juan Carlos Fernández-Molina; José Augusto Chaves Guimarães; Liriane Soares de Araújo de Camargo; Marcel Santos Silva; Patrícia da Silva Moreno; Rogério Aparecido Sá Ramalho; Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti; Adriana Nascimento Flamino; Alexandre da Silva Souza

Sinopsis

Biografía del autor/a

Juan Carlos Fernández-Molina

Possui graduação em Biblioteconomia e em Direito e Doutorado em Documentação. Docente da Facultad de Comunicación y Documentación da Universidad de Granada desde 1990. Professor e orientador de Doutorado em Documentação na Universidad de Granada desde 1997. Vice-decano de Relações Internacionais da Facultad de Comunicación y Documentación da Universidad de Granada desde 2003. Orientador de Mestrado em Documentação na Universidade Portucalense (Portugal). Docente convidado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) e da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP). Realizou atividades acadêmicas, entre outros, nos seguintes países: Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Cuba, Paraguai, Inglaterra, Itália, Portugal, França. Áreas de especialidade de ensino e pesquisa: organização da informação, teoria da Ciência da Informação, aspectos jurídicos da informação, aspectos éticos da informação. Membro do Committee on Copyright and Other Legal Matters (CLM) da IFLA entre 2001 y 2004.

José Augusto Chaves Guimarães

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP e em Direito pela UNIVEM, mestre em Ciência da Comunicação pela USP, doutor em Ciência da Comunicação pela USP e Livre-docente em Análise documentária pela UNESP. É professor do Departamento de Ciência da Informação da UNESP - Marília - SP, líder dos grupos de pesquisa (CNPq) TEMMA e Formação e atuação profssional em informação e membro dos grupos Análise documentária e Organização do conhecimento. É pesquisador CNPq e tem como áreas de sua especialidade em ensino e pesquisa: Análise documental, Documentação jurídica, Diplomática; Formação e atuação profissional na área de informação; e Organização do Conhecimento. Participou de diversos eventos nacionais e internacionaisnas áreas de sua especilidade e possui publicações (livros, capítulos de livros, artigos de revistas, resenhas e traduções) no Brasil e no exterior. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação em Biblioteconomia e Documentação - ABEBD, da Asociación de Educadores e Investigadores em Bibliotecología, Archivológia, Ciência de la Información y de la Documentación de Iberoamerica y el Caribe - EDIBCIC e, no momento, é presidente do Brazilian Chapter of the International Society for Knowledge Organization (ISKO-Brasil).

Liriane Soares de Araújo de Camargo

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Bolsista Capes. Membro do grupo de pesquisa Novas Tecnologias da UNESP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP em 2004. Graduada em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia em 2002. Linha de pesquisa: Tecnologia e Informação. Área de atuação: Arquitetura da Informação Digital. Pesquisas relacionadas: Repositórios Institucionais, Bibliotecas Digitais, Personalização, Acessibilidade, Usabilidade, Qualidade de Software, Estudos de usuários e Análise e Projeto de Sistemas. 20 publicações em periódicos, capítulo de livro e comunicações em geral. 11 orientações concluídas de trabalho de conclusão de curso.

Marcel Santos Silva

Bacharel em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário de Lins (2002), com especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é Analista de sistemas da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, Bibliotecas Digitais Geográficas, SIG, análise de Sistemas e Programação.

Patrícia da Silva Moreno

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Marília (2005), bacharel em Ciência da Computação pela Faculdades Adamantinenses Integradas (2002). Atualmente é Professora da Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã lecionando, desde 2004 as disciplinas: Fundamentos da computação; Lógica aplicada à computação; Paradigmas Administrativos e Tecnológicos; Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação e Sistemas Operacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Interação Humano-Computador, Agentes Inteligentes, Serviço de Referência, Ferramentas de busca.

Rogério Aparecido Sá Ramalho

Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bacharel em Ciência da Computação, é professor universitário e coordenador do curso de Licenciatura em Computação das Faculdades de Dracena – Unifadra, tendo como focos de interesse as áreas de representação do conhecimento, organização da informação, ontologias, web semântica e aspectos éticos das tecnologias da informação.

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Mestre em Ciências área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo ICMSC da USP. Especialista em Ciência Computacional pelo ICMSC da USP. Licenciada em Matemática pelo IBILCE da UNESP. Professora Assistente-Doutora da FFC/UNESP - Campus de Marília do Departamento de Ciência da Informação da UNESP, Vice-coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI - Marília, Membro do Conselho Editorial de Periódicos da UNESP - CEPC e Membro do Conselho da Asociación de Educación e Investigación en Bibliotecología, Archivología, Ciencias de la Información y Documentación de Iberoamérica y El Caribe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação. Coordena atualmente o projeto de pesquisa Ambientes hipermídia informacionais: um olhar sobre as bibliotecas digitais e os repositórios institucionais. Desenvolve pesquisas relacionadas à arquitetura da informação, ambientes hipermídia, repositórios institucionais, bibliotecas digitais e tecnologias de informação e comunicação.

Adriana Nascimento Flamino

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual PAulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Atualmente é bibliotecária do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - MZUSP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com enfâse em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguimtes temas: Representação descritiva, MARC, MARCXML e Linuagem de marcação XML, comunicação científica, estrutura textual, open access, open archives e repositórios institucionais.

Alexandre da Silva Souza

Especialista técnico em Meio Ambiente - Centro de Ensino Superior de PResidente Epitácio - CESPE (2003). Bacharel em Direito - Fundação de Ensino Superior Eurípides Soares da Rocha (2001). Professor de Gestão Ambiental e Conservação e Uso do Solo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS (2004). Assistente Técnico-meio ambiente - Construções e Comércio Camargo Correia (2003).

Descargas

Publicado

mayo 11, 2008

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Cómo citar

Aspectos éticos das novas tecnologias de informação e comunicação e seu reflexo na organização e representação do conhecimento. (2008). In Aspectos jurídicos e éticos da informação digital (pp. 9-20). Laboratorio Editorial. https://doi.org/10.36311/2008.978-85-98605-52-4.p9-20